IAB-RJ e a feira Construir Rio uniram esforços para promover o Fórum – AC 21 – Arquitetura e Cidade no Século XXI, com convidados que irão discutir arquitetura e urbanismo em painéis especiais durante os meses de setembro e outubro de 2014.

Confira as datas e horários e conheça os palestrantes:

segunda-feira • 15 de setembro de 2014

O fórum será aberto na sede do IAB no Rio de Janeiro às 13h com um debate entre os arquitetos Edison Musa, Ermani Freire e Sérgio Conde Caldas.

A discussão será em torno da inserção do arquiteto na construção das cidades e o distanciamento do arquiteto como coordenador do canteiro de obra.

Cada convidado traz um aspecto diferente sobre o debate:

Edison Musa + Jaci Hargreaves

Edison Musa é especialista na construção de edifícios corporativos e residenciais, somando mais de 100 projetos construídos. O arquiteto já foi presidente da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA – por oito anos.

O projeto acima foi realizado em parceria com Jaci Hargreaves e é um dos ícones da Avenida Paulista, em São Paulo. Trata-se do Edifício São Luiz Gonzaga, um megaconjunto corporativo.

Ernani Freire

Já Ernani Freire traz à discussão a restauração arquitetônica das cidades. Freire é um defensor da reutilização de imóveis históricos como estratégia de preservação. Considerando a geografia do Rio de Janeiro, ele afirma que faria mais sentido restaurar e revitalizar imóveis do que construir a partir do zero com a limitação de terrenos disponíveis.

O projeto acima corresponde à Casa Daros, projeto de restauração de um casarão de 1866 assinado pelo arquiteto. Foram quase 6 anos de reforma e R$ 67 milhões de reais para transformar a antiga propriedade em um museu de arte moderna.

Sergio Conde Caldas

Sergio Conde Caldas é o arquiteto mais jovem do painel. Formado em 1999 pela USU, Caldas tem experiência internacional com técnicas de projeto e gerenciamento de equipes, e afirma que a ausência do arquiteto no canteiro de obras é um aspecto cultural do Brasil que deve ser mudado.

Conhecido pela sua pesquisa e exploração de materiais, o arquiteto lança mão de diversos brises e o estudo da insolação na Casa RF (imagem), em Petrópolis.

FÓRUM – AC 21 – ARQUITETURA E CIDADE NO SÉCULO XXI

Debate com arquitetos Edison Musa, Ernani Freire e Sérgio Conde Caldas
Data: 15 de setembro de 2014
Horário: 13h.

Veja também:  Hometeka Visita: Serracopo

Endereço: Sede do IAB-RJ.
Rua do Pinheiro, 10, Flamengo. Rio de Janeiro – RJ
RSVP: construir@fagga.com.br

quarta-feira • 01 de outubro de 2014

A segunda parte do fórum será realizada no dia de abertura da edição de 2014 da Construir Rio, com dois eventos em horários diferentees: uma mesa redonda sobre a Frente Marítima e a Baía e Guanabara – com João Pedro Backheuser e Milton Braga – e uma conferência com o Secretário de Urbanismo de Melbourne – Rob Adams.

Conheça um pouco sobre os palestrantes a seguir.

Milton Braga

Milton Braga é arquiteto e doutor pela FAU-USP, onde leciona há mais de uma década. Sócio do escritório paulista MMBB Arquitetos, Braga realizou diversos projetos, entre eles esta escola em Campinas, São Paulo (foto).

Para a mesa redonda, Braga trará sua experiência como Curador do Instituto de Urbanismo e de Estudos para a Metrópole, o URBEM.

João Pedro Backheuser

Já João Pedro Backheuser traz consigo anos de especialização em arquitetura brasileira e gerenciamento de projetos, sendo o grande vencedor do Concurso Porto Olímpico (imagem), organizado pelo IAB-RJ.

FÓRUM – AC 21 – ARQUITETURA E CIDADE NO SÉCULO XXI

Mesa Redonda Frente marítima e a Baía de Guanabara
Data: 01 de outubro de 2014
Horário: 16h30 às 18h.

Local: Riocentro – Pavilhão 4 – auditório Principal da feira Construir Rio 2014 Endereço: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro – RJ
RSVP: construir@fagga.com.br

Rob Adams

Posteriormente, o diretor de urbanismo da cidade Melbourne, Rob Adams traz uma palestra sobre sua experiência premiada em seu cargo, que ocupa há mais de 30 anos. Adams revitalizou ruas, parques e lagos com práticas sustentáveis e agora prepara Melbourne para as próximas décadas, onde estima-se que mais de 1 milhão de pessoas irão migrar.

FÓRUM – AC 21 – ARQUITETURA E CIDADE NO SÉCULO XXI

Conferência sobre Urbanismo e Revitalização de Cidades
Data: 01 de outubro de 2014
Horário: 19h00 às 20h30.

Local: Riocentro – Pavilhão 4 – auditório Principal da feira Construir Rio 2014 Endereço: Av. Salvador Allende, 6555, Barra da Tijuca. Rio de Janeiro – RJ
​RSVP: construir@fagga.com.br

com informações de Construir Rio 2014, Escritório Edison Musa, O Globo, IAB-RJ, ProjetoDesign, Sergio Conde Caldas Arquitetura, Architizer, ArchDaily, Cosac Naify, Wikipedia

fotos Divulgação