Se você é daqueles que acham que no futuro os robôs irão dominar o mundo, saiba que isso já está acontecendo.

A empresa australiana Fastbrick Robotics irá lançar nos próximos meses um robô “pedreiro” que promete revolucionar a indústria da construção.

O robô Hadrian – como será chamado, em homenagem ao imperador Adriano, que reconstruiu o Panteão em Roma – apesar de ainda ser um protótipo, já é capaz de assentar mil tijolos por hora.

O robô consegue ser até 20 vezes mais rápido que um homem na realização da mesma tarefa. Hadrian também pode transportar, rotacionar e cortar tijolos de qualquer tamanho com muita precisão, além de preparar espaço para passagem de canos de água e dutos de eletricidade. A estrutura de uma casa média, por exemplo, podem ser erguida em apenas 2 dias.

O robô possui um braço articulado que alcança até 28 metros de extensão. Para realizar seu trabalho, basta configurá-lo com a programação da obra através de um software de modelagem 3D.

A Fastbrick já investiu cerca de 5 milhões de dólares no projeto e pretende lançar o robô Hadrian no mercado em 2016, ainda sem estimativa de preço. A novidade coloca em questão a substituição do homem pela máquina, aumentando o nível de desemprego e também os lucros das grandes empresas – assim como na Revolução Industrial, cerca de 200 anos atrás.

Mas Hadrian não é o único. Já existem robôs capazes de montar estruturas modulares simples e até mesmo construir torres e outras estruturas complexas. Confira aqui.

Veja no vídeo abaixo como o robô Hadrian funciona.

imagens via Tecnoblog, Fastbricks Robotics e SciencePLX

Veja também:  Materiais que Aquecem