Depois de uma longa pausa, o novo museu de Frank Gehry volta a ser construído em Paris. Trata-se do LVMH Museum, que abrigará a Fundação Louis Vuitton de Criação.

O projeto ficou embargado na prefeitura parisiense por algum tempo, devido a protestos de moradores da região de Bois de Boulogne. Os cidadãos eram desfavoráveis à instalação do museu devido a detalhes técnicos e legais, como a obstrução de uma rua e o limite de altura das construções do bairro.

Outras discussões giravam em torno do real valor que a edificação agregaria ao tecido urbano, alegando que a criação de Gehry seria mais um elefante branco na cidade.

Muitos saíram em defesa do museu, como o arquiteto Jean Nouvel, que afirma que a estrutura etérea e única do LVMH Museum será declarada como um monumento nacional no futuro.

Contra ou a favor, todas as questões legais foram resolvidas e o projeto de Gehry segue em construção.

Apontado como uma “nuvem reflexiva” e “camaleão cristalino”, o complexo de arte contará com uma fachada panorâmica de painéis de vidro, que refletirão os arredores.

O prédio abrigará galerias e espaços de exibição em uma estrutura planejada para receber muita luz natural, com um custo aproximado de 127 milhões de dólares.

O término da obra está previsto para 2014.

fotos SkycraperCity

Veja também:  Guia Prático: Ambiente Multifuncional