Quem já teve contato com luzes LED sabe como é vantajoso adotá-las no dia a dia. Já te contamos alguns fatos interessantes sobre LEDs aqui na Hometeka, como sua qualidade superior em relação a outros tipos de lâmpadas, alta definição e economia, que promovem uma iluminação precisa, eficiente e sustentável.

Diante de tantas inovações proporcionadas pelas luzes LED, os pesquisadores da Disney nos encantaram com mais uma: inspirados pela Li-Fi, tecnologia que utiliza luzes piscantes em vez das conhecidas ondas de rádio Wi-Fi para transmitir dados, eles desenvolveram a Comunicação por Luz Visível, que permite que dois dispositivos se comuniquem usando luz visível gerada por LED.

Saiba mais sobre o projeto no vídeo a seguir – em inglês*:

*Pode apertar o play sem medo – mesmo em outra língua, a tecnologia é bem intuitiva ;)

Uma das características dos LEDs que permite a VLC (sigla em inglês para Comunicação por Luz Visível) é a extrema precisão com que se pode controlar sua luz. Eles podem ser ligados e desligados de uma forma tão rápida que nem o olho humano pode detectar.

Assim, é possível surpreender nossos olhos ao usar luzes LED na comunicação wireless entre brinquedos e outros dispositivos por meio do controle da intensidade e rapidez da luz emitida.

LEDs Disney

Além disso, por serem diodos emissores de luz (daí vem a sigla ingelsa LED – Light Emitting Diodes), os LEDs podem, além de produzir, detectar iluminação de uma forma muito efetiva. Isso permite que, quando colocados lado a lado, os dispositivos que contêm essas lâmpadas transmitam e recebam essa iluminação sem interrupções.

LEDs Disney

O resultado dessa comunicação secreta por luz visível são brinquedos e luminárias, o foco dos pesquisadores da Disney num primeiro momento, que se comunicam de forma segura, barata e ecologicamente amigável.

Veja também:  Objetos e Móveis Multifuncionais

Se os adultos já ficaram maravilhados com essa tecnologia, imagine como as crianças ficarão ao verem as luzes de seus carrinhos de brinquedo acenderem apenas ao ligar o abajur, ou então quando apontarem uma varinha para o vestido de princesa e ele começar a brilhar.

Ainda não sabemos quando esses brinquedos serão comercializados no Brasil, mas você já pode aproveitar as luzes LED na própria iluminação de casa, com os produtos Gaya disponíveis aqui na Hometeka:

Confira o catálogo completo e leve essa tecnologia incrível para casa.

informações e imagens via Gizmodo