O projeto “Casa 30/30”, de André Braz, Cristiano Dayrell, Andréia Campos e Wallison Caetano, orientados por Sílvio Romero Fonseca Motta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, é o vencedor na categoria Estudantes do Prêmio bim.bon Senai 2015 | Arquitetura.

O projeto “Casa 30/30”, de André Braz, Cristiano Dayrell, Andréia Campos e Wallison Caetano, orientados por Sílvio Romero Fonseca Motta, professor da Universidade Federal de Minas Gerais, é o vencedor na categoria Estudantes do Prêmio bim.bon Senai 2015 | Arquitetura.

“A solução arquitetônica a partir de um sistema estrutural rígido, combinando módulos fechados e abertos (varandas e terraços) e kits de fechamentos com diferentes funções de controle de iluminação e ventilação natural, permite uma enorme gama de configurações, que garantem a adaptabilidade do produto a diferentes sítios e respectivas variações climáticas (no que se assemelha ao projeto Morada Brasil, menção honrosa do Prêmio bim.bon Senai 2014).”
Fernando Maculan, arquiteto formado pela UFMG e fundador do MACh Arquitetos

Confira o texto dos estudantes a seguir:

Área total Grelha 30/30

A área de projeção total disponível projetual é 100m2, com a finalidade de trabalhar a construção a seco, “casa pronta-entrega”, crescimento independente, flexibilidade, além da combinação das áreas projetadas.

Grelha 30/30

A partir de estudos de materiais e suas propriedades criamos a malha de 30/30 para desenvolvermos o projeto.

Modulação estrutural

Com o intuito de agilizar o tempo de obra e proporcionar uma ocupação flexível e em etapas a Casa Industrial está organizada em 9 módulos de 330 por 330cm. A partir disso foram criados dois módulos básicos, sendo esses o hidráulico, e o de circulação vertical. Fazendo com que os módulos de habitação ou trabalho sejam mais livres de obstáculos.

Módulo hidráulico

A presença de um módulo hidráulico capaz de abrigar 2 banheiros e uma cozinha confere uma grande liberdade de ocupação. A escolha desse sistema, baseado na teoria do Open Building,

abordada por John Habraken em seu conceito de Suporte e Recheio, apresenta diversas vantagens que corroboram com o conceito explorado: a flexibilidade dos espaços e a capacidade de expansões, a possibilidade de industrialização e reprodução em larga escala da construção, assim como agilidade e organização da obra.

Módulo circulação vertical

O empilhamento até dois pavimentos da casa industrial é um fator importante não só para a criação de uma residência, espaço de trabalho ou terraço para lazer mas como para a criação de residências geminadas, para ser usada por dois grupos familiares.

30/30

A estrutura aparente, a presença de metal e madeira, além de uma paleta de cores e materiais de tons sóbrios são a essência dessa morada de planta aberta e infraestrutural, fazendo uma referência direta à estética industrial.. Ao mesmo pode-se notar uma divisão entre uso privado que são destinados aos quartos e uso comum, sendo as salas e ambientes de trabalho.

A combinação de módulos escolhida para desenvolvimento e apresentação da proposta foi a de maior área construída, com dois pavimentos e variados tipos de espaços. Proposição da casa de dois andares, onde no primeiro temos o módulo de circulação vertical centralizado que estabelece um átrio, que junto ao módulo hidráulico e ao modo de área verde criam áreas de estar intimo e áreas de lazer comum. No segundo pavimento a área de estar intimo é reforçada com a maior presença de quartos e à frente, a cobertura de lazer social.

1 Cozinha

2 Área de serviço

3 Banheiro

4 Sala de jantar

5 Suíte

6 Escritório

7 Sala de TV

8 Área verde

9 Sala de estar

10 Quarto

11 Área externa

12 Terraço

Associando a proposta de criar um ambiente de estética industrial e de fácil montagem à otimização dos recursos naturais, a cobertura dos módulos de uma água e em telha sanduíche com sheds favorece a ventilação e iluminação naturais visando melhorar o conforto ambiental e consequente a eficiência energética da edificação. Moradia tipo estudantil com dois quartos, dois banheiros e uma cozinha comum, que podem se agrupar criando um pátio central, além da facilidade de empilhamento.Edificação com dois quartos e um escritório de um pavimento, sempre utilizando painéis móveis na parte interna da casa, com a possibilidade de abertura e flexibilidade na área.Casa/escritório com garagem, estilo loft com entrada independente para o escritório fazendo com que tenha mais privacidade na residência.

Veja também:  Inscrições abertas para o Hometeka Talks com White Architects

A implantação de várias unidades residenciais em um mesmo lote é estimulada atrás da união em 45º, que visa otimizar as qualidades naturais de iluminação e ventilação natural em todas as casas, mantendo a maior área de fachada livre possível, além da criação de grandes pátios internos compartilháveis. 4 residências com 2 quartos casa e acesso oela área externa. Opção que volta as fachadas críticas para o ambiente externo e cria um microclima interior onde se dá o acesso principal. Implantação feita com a combinação de interior de quarteirão, que permite a maior utilização da área externa. Combinação de todas as residências em situação de 45º é testada, que permite vaga adicional e maior privacidade.

O sistema estrutural proposto baseia-se na autonomia das partes, onde a partir de uma base modular se permite uma multiplicidade de arranjos espaciais e materiais. O processo de projeto e construção da casa partem de decisões em função das necessidades espaciais dos moradores seguida de decisões no que se refere as vedações. Elas podem ser elegidas em um catálogo, onde dentre várias opções se elege a que melhor se adequa as necessidades, como a insolação recebida em determinada fachada, o que pode levar a escolha de uma vedação mais opaca ou mais translucida. A construção a seco permite esse processo de projeto, tornando-o mais eficiente e reduzindo a produção de resíduos.

A estrutura metálica de tubos de 100x100mm é fixada em fundação moldada no local. Na fundação já deve ser previsto pontos hidráulicos que fornecem a infraestrutura adequada para instalação do módulo hidráulico. A existência de tal módulo hidráulico assim como o módulo de circulação vertical potencializam a flexibilidade espacial, uma vez que o restante do espaço pode ser apropriado da forma mais conveniente para os moradores. Tendo definido a localização desses dois módulos, assim como definido a planta a ser utilizada, o passo seguinte é a instalação das vedações. Para isso, são instalados requadros metálicos, com tubos de 30x30mm que dividem o vão existente entre pilares e fornece apoio para a instalação das vedações, que funcionam como acoplamentos. Assim, são fixados os painéis de vedação à essa grade metálica.

A existência de módulos estruturais de suporte que podem ser associados a diferentes tipos de vedações, garante aos moradores um alto grau de customização da residência de acordo com as suas necessidades ou fatores naturais como o controle de ventilação e iluminação. Assim foi criado um catálago de vedação, que se encaixa na modulação criada que pode ser visto abaixo, com diferentes materias que podem ser ultizados de váriadas formas e combinações. Tal sistema permite a mudança de vedação com o passar do tempo, uma vez que a demanda pode mudar. Partimos do entendimento da casa como um mecanismo dinâmico e não estático. Seja a mudança no grupo familiar como a mudança de necessidades, sempre acarreta em mudanças espaciais.

A construção a seco permite que tais mudanças, naturais com o passar do tempo, possam ser feitas de forma simples e sem a geração de resíduos. Sendo assim, a partir da industrialização da construção, se permite a criação de um sistema nos moldes de pronta-entrega, a comercialização da casa poderia ser feita em série, o que se adequa a necessidades de produção industrial/racionalizada de residências, porém, gerando produtos finais diferenciados. Não encara os clientes potenciais como uma massa homogênea e sim como clientes com necessidades específicas, que demandam espaços específicos.

*texto dos estudantes
Imagens: divulgação
rodapé de patrocinador