Nada mais importante em um banheiro ou lavabo do que uma bancada – ela é a protagonista e quem dita o estilo do ambiente.

A Hometeka separou as melhores dicas e inspirações para seus projetos e reformas de banheiros e lavabos. Saiba também quais as vantagens de cada tipo de material e inspire-se com as imagens da galeria.

1. Vidro

bancadas no banheiro

O uso do vidro é ótimo para áreas molhadas e úmidas, já que não sofre alterações, como outros materiais. A durabilidade é uma das principais vantagens, assim como manutenção e limpeza, que são simples e pode ser feita com qualquer produto de limpeza.

O material proporciona transparência e leveza ao ambiente. Há diversos formatos e espessuras como opção. Recomenda-se que a torneira da pia seja instalada na parede.

2. Madeira

bancadas para banheiro

Dependendo da cor, espessura e estilo de corte da madeira, o material pode proporcionar um ambiente leve, rústico ou sofisticado. Para completar o estilo escolhido, basta combinar a bancada com outros elementos da decoração do banheiro ou lavabo, como revestimentos de parede e piso.

Como a madeira entrará em contato com a água, impermeabilize-a com verniz para deixá-la resistente e a água não infiltrar. Isso deve ser feito uma vez por ano. Para manutenção e limpeza da bancada, utilize apenas um pano úmido e detergente neutro.

3. Concreto e cimento queimado

bancadas para banheiro

O uso do concreto e do cimento queimado estiliza um ambiente moderno, funcionando muito bem em locais onde já haja elementos do estilo Industrial ou Rústico.

A ótima durabilidade e resistência contrasta com o preço do material que pode não ser tão atrativo inicialmente. No caso do concreto aparente, recomenda-se o uso do concreto resinado por evitar a porosidade.

Outra alternativa é revestir o concreto com pastilhas. Isso traz como benefício a resistência à umidade por impermeabilizar o concreto.

4. Granito

bancadas para banheiro

O granito é um dos materiais mais conhecidos e utilizados. Por não ser um material poroso, não mancha com o contato da água e é resistente a riscos.

Possui diversas opções de texturas e de cores, e a limpeza deve ser feita com pano úmido e produtos neutros, nunca com corrosivos ou oleosos. Pedras mais claras devem receber uma atenção maior.

5. Mármore

bancadas para banheiro

Mais uma famosa opção de bancada, o mármore possui variações de cores e texturas, fazendo com que seu preço varie.

Ao contrário do granito, o mármore é menos resistente. Por ser poroso possui mais facilidade para riscar e manchar. É recomendado apenas para bancadas de banheiros, enquanto não pode ser usado em cozinhas. A opção que apresenta mais resistência que os demais é também a mais cara.

6. Marmoglass e Nanoglass

Ambas as opções são pedras industriais produzidas a partir de um grande processo tecnológico. Feitos basicamente de resina e pó de vidro, os materiais são extremamente resistentes – o que acaba elevando muito o preço.

São difíceis de manchar ou riscar, portanto ideais para áreas molhadas. Complementam ambientes cleans e sofisticados.

A diferença entre os dois reside na composição e no acabamento. Fisicamente esta diferença é notada na cor mais clara do nanoglass. O marmoglass possui pequenas bolhas de ar que diminuem a sua resistência e dificultam o acabamento. Por isso ele é indicado em bancadas que não necessitem de um acabamento refinado.

Veja também:  Materiais que Aquecem

Já o nanoglass utiliza a nanotecnologia para retirar as bolhas de ar do material. Ele se torna mais uniforme, homogêneo e com possibilidade de um acabamento mais refinado.

7. Silestone

O Silestone segue a linha industrializada do marmoglass e do nanoglass, mas sua grande vantagem é a enorme gama de opções disponíveis – mais de 70 cores e estilos. O material possui 94% de quartzo natural em sua composição e é resistente a manchas, arranhões e ao calor. Possui também proteção antibacteriana.

Por apresentar diversos benefícios, o preço acaba sendo mais alto que dos outros materiais. Para sua limpeza, é recomendado o uso de água e saponáceo cremoso.

8. Corian

bancada em corian

 

 

 

Composto de mineral natural e acrílico, o Corian é semelhante ao Silestone por possuir uma enorme gama de cores e ser resistente a manchas e não-poroso.

Possui maior facilidade para ser moldado e em caso de danos, como riscos, pode ser consertado facilmente.

9. Alvenaria

As bancadas de alvenaria geralmente saem mais barato do que as de pedras naturais ou industrializadas. A principal vantagem é a fácil personalização, que pode ser feita utilizando revestimentos como pastilhas, vidro, espelhos e outras opções sobre a bancada.

10. Porcelanato

O porcelanato, que era usado apenas como piso, ganhou cortes especiais e foi parar nas bancadas de banheiros. O assentamento pode ser feito sobre alvenaria ou sobre uma estrutura metálica de sustentação.

O material é resistente e possui baixo nível de absorção de água, o que casa com o ambiente perfeitamente.

11. Armários

Uma forma diferente de fazer a bancada do seu banheiro é usando armários embutidos ou com pés. Balcões e aparadores são exemplos disso.

Geralmente, o uso de móvel como bancada acontece em banheiros e lavabos de estilo mais clássico.

12. Espelhos

As bancadas devem ser sempre acompanhadas de espelhos, que ampliam o ambiente, são funcionais e ainda contribuem para a luminosidade do espaço.

13. Nichos e prateleiras

bancadas no banheiro bimbonHouses Design
Banheiro com prateleiras

Para aproveitar o espaço nos arredores da bancada, os nichos e prateleiras são ideais. Você pode utilizá-los para guardar itens de higiene e cuidado pessoal ou até mesmo para abrigar elementos decorativos, como plantas e pequenos quadros.

14. Espaços reduzidos

banheiro pequeno

Banheiros que utilizam cores homogêneas em todos seus elementos tendem a aparecer menores e mais apertados. Por isso, procure chamar a atenção em pontos específicos, utilizando bancadas com estilo diferente e cores de maior destaque, como a madeira e o silestone.

Outra opção que amplia o ambiente são os espelhos de grandes dimensões, que preencham o espaço.

 

imagens via DesignByUFestaany Timelock, Interior Pik, coddeeweb.com, Decoration ChannelLewbie, Realestate