Bancadas no banheiro: 14 dicas de materiais e projetos para se inspirar

materiais e projetos de bancadas no banheiro

Bancada de pedra e madeira

Nada mais importante em um banheiro ou lavabo do que uma bancada – ela é a protagonista e quem dita o estilo do ambiente.

A Hometeka separou as melhores dicas e inspirações para seus projetos e reformas de banheiros e lavabos. Saiba também quais as vantagens de cada tipo de material e inspire-se com as imagens da galeria.

1. Vidro

bancadas no banheiro

O uso do vidro é ótimo para áreas molhadas e úmidas, já que não sofre alterações, como outros materiais. A durabilidade é uma das principais vantagens, assim como manutenção e limpeza, que são simples e pode ser feita com qualquer produto de limpeza.

O material proporciona transparência e leveza ao ambiente. Há diversos formatos e espessuras como opção. Recomenda-se que a torneira da pia seja instalada na parede.

2. Madeira

bancadas para banheiro

Dependendo da cor, espessura e estilo de corte da madeira, o material pode proporcionar um ambiente leve, rústico ou sofisticado. Para completar o estilo escolhido, basta combinar a bancada com outros elementos da decoração do banheiro ou lavabo, como revestimentos de parede e piso.

Como a madeira entrará em contato com a água, impermeabilize-a com verniz para deixá-la resistente e a água não infiltrar. Isso deve ser feito uma vez por ano. Para manutenção e limpeza da bancada, utilize apenas um pano úmido e detergente neutro.

3. Concreto e cimento queimado

bancadas para banheiro

O uso do concreto e do cimento queimado estiliza um ambiente moderno, funcionando muito bem em locais onde já haja elementos do estilo Industrial ou Rústico.

A ótima durabilidade e resistência contrasta com o preço do material que pode não ser tão atrativo inicialmente. No caso do concreto aparente, recomenda-se o uso do concreto resinado por evitar a porosidade.

Outra alternativa é revestir o concreto com pastilhas. Isso traz como benefício a resistência à umidade por impermeabilizar o concreto.

4. Granito

bancadas para banheiro

O granito é um dos materiais mais conhecidos e utilizados. Por não ser um material poroso, não mancha com o contato da água e é resistente a riscos.

Possui diversas opções de texturas e de cores, e a limpeza deve ser feita com pano úmido e produtos neutros, nunca com corrosivos ou oleosos. Pedras mais claras devem receber uma atenção maior.

5. Mármore

bancadas para banheiro

Mais uma famosa opção de bancada, o mármore possui variações de cores e texturas, fazendo com que seu preço varie.

Ao contrário do granito, o mármore é menos resistente. Por ser poroso possui mais facilidade para riscar e manchar. É recomendado apenas para bancadas de banheiros, enquanto não pode ser usado em cozinhas. A opção que apresenta mais resistência que os demais é também a mais cara.

6. Marmoglass e Nanoglass

Ambas as opções são pedras industriais produzidas a partir de um grande processo tecnológico. Feitos basicamente de resina e pó de vidro, os materiais são extremamente resistentes – o que acaba elevando muito o preço.

São difíceis de manchar ou riscar, portanto ideais para áreas molhadas. Complementam ambientes cleans e sofisticados.

A diferença entre os dois reside na composição e no acabamento. Fisicamente esta diferença é notada na cor mais clara do nanoglass. O marmoglass possui pequenas bolhas de ar que diminuem a sua resistência e dificultam o acabamento. Por isso ele é indicado em bancadas que não necessitem de um acabamento refinado.

Veja também:  Bertha Home: design autoral, funcional e inventivo através da produção digital

Já o nanoglass utiliza a nanotecnologia para retirar as bolhas de ar do material. Ele se torna mais uniforme, homogêneo e com possibilidade de um acabamento mais refinado.

7. Silestone

O Silestone segue a linha industrializada do marmoglass e do nanoglass, mas sua grande vantagem é a enorme gama de opções disponíveis – mais de 70 cores e estilos. O material possui 94% de quartzo natural em sua composição e é resistente a manchas, arranhões e ao calor. Possui também proteção antibacteriana.

Por apresentar diversos benefícios, o preço acaba sendo mais alto que dos outros materiais. Para sua limpeza, é recomendado o uso de água e saponáceo cremoso.

8. Corian

bancada em corian

 

 

 

Composto de mineral natural e acrílico, o Corian é semelhante ao Silestone por possuir uma enorme gama de cores e ser resistente a manchas e não-poroso.

Possui maior facilidade para ser moldado e em caso de danos, como riscos, pode ser consertado facilmente.

9. Alvenaria

As bancadas de alvenaria geralmente saem mais barato do que as de pedras naturais ou industrializadas. A principal vantagem é a fácil personalização, que pode ser feita utilizando revestimentos como pastilhas, vidro, espelhos e outras opções sobre a bancada.

10. Porcelanato

O porcelanato, que era usado apenas como piso, ganhou cortes especiais e foi parar nas bancadas de banheiros. O assentamento pode ser feito sobre alvenaria ou sobre uma estrutura metálica de sustentação.

O material é resistente e possui baixo nível de absorção de água, o que casa com o ambiente perfeitamente.

11. Armários

Uma forma diferente de fazer a bancada do seu banheiro é usando armários embutidos ou com pés. Balcões e aparadores são exemplos disso.

Geralmente, o uso de móvel como bancada acontece em banheiros e lavabos de estilo mais clássico.

12. Espelhos

As bancadas devem ser sempre acompanhadas de espelhos, que ampliam o ambiente, são funcionais e ainda contribuem para a luminosidade do espaço.

13. Nichos e prateleiras

bancadas no banheiro bimbonHouses Design
Banheiro com prateleiras

Para aproveitar o espaço nos arredores da bancada, os nichos e prateleiras são ideais. Você pode utilizá-los para guardar itens de higiene e cuidado pessoal ou até mesmo para abrigar elementos decorativos, como plantas e pequenos quadros.

14. Espaços reduzidos

banheiro pequeno

Banheiros que utilizam cores homogêneas em todos seus elementos tendem a aparecer menores e mais apertados. Por isso, procure chamar a atenção em pontos específicos, utilizando bancadas com estilo diferente e cores de maior destaque, como a madeira e o silestone.

Outra opção que amplia o ambiente são os espelhos de grandes dimensões, que preencham o espaço.

 

imagens via DesignByUFestaany Timelock, Interior Pik, coddeeweb.com, Decoration ChannelLewbie, Realestate

Lana Kantor

Padawan entre palavras, heavy user de referências de cultura pop, nem tão sutis tentativas de colocar um pouco de humor e gentileza no mundo. Em constante batalha contra o hábito de ver séries sem parar, começando a partir do próximo episódio. | lana@hometeka.com.br

Comentários

  1. Janaína Bandeira Pires

    25/06/2016

    Lindos

  2. rosilda wustembergh

    15/07/2016

    Tudo lindo e útil. Mas gostei ainda mais da descrição do seu perfil. So funny and liric.

  3. Arte Papel de Parede

    19/04/2017

    Um arraso de decoração adorei !!

  4. paul

    09/10/2017

    tudo muito show

  5. Rubimar

    13/01/2018

    muito lindo gostei

  6. Fabricio

    21/01/2018

    Ola..alguem tem uma opçao pra debaixo da pia do banheiro que nao seja armario? Pois preciso jogar agua constantemente. Abraços

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon