A empresa Allgood, fabricante de soluções automotivas para a arquitetura e design, apresentou uma inovadora solução para acessibilidade de cadeirantes em prédios com escadas. A inovação consiste em degraus retráteis que escondem um elevador por baixo da sua estrutura.

Na Inglaterra, país onde a Algood atua, leis regulamentando a acessibilidade de pessoas com deficiência a lugares públicos tem sido amplamente difundidas. A lei DDA, Disability Discrimination Act, princípio que pune a discriminação em razão da deficiência, proíbe que lugares abertos ao público não tenham facilidades de acesso à deficientes.

Segundo a Algood, muitos prédios e profissionais da arquitetura e construção tem tido dificuldades para prover um efetivo acesso à todos. Até mesmo um pequeno número de degraus na entrada de um prédio pode se tornar uma grande barreira para alguns visitantes.

Frequentemente, alguns prédios tem instalado rampas que muitas vezes são difíceis de usar e que acabam prejudicando esteticamente a construção. Dessa maneira, o produto que recebeu o nome de Sesame inova ao promover o acesso a cadeirantes ao mesmo tempo que é uma solução que não afeta esteticamente a construção.

Veja a tecnologia em uso no vídeo a seguir:

O sistema desenvolvido pela Allgood é desenhado e instalado por um time de engenheiros que leva em conta a escada já existente. Isso significa que quando as escadas não estão em uso, o elevador instalado debaixo dos degraus não fica visível.

O sistema pode ser ativado para trabalhar de forma programada ou a partir do toque de um botão. A tecnologia já está sendo comercializada na Inglaterra e promete ser um marco na questão da acessibilidade de cadeirantes.

Confira 7 projetos de acessibilidade ao redor do mundo – clique aqui para ver.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso