Desde a fundação da Vila São Vicente no século XVI até o momento em que você está lendo este texto, São Paulo cresceu como a maior e mais expressiva cidade do Brasil. A terra onde biscoito é bolacha reúne pessoas do país inteiro e está repleta de histórias e riquezas culturais para explorar.

Sabendo disso, a Hometeka preparou uma lista com 35 objetos que representam diversos lugares da capital paulista. Que tal dar um tempinho na correria para conferir?

Vila Madalena

Beco do Batmanvia Economia Feminina
Beco do Batman

Bairro mais badalado da Zona Oeste de São Paulo, a Vila Madalena tem de tudo um pouco quando o assunto é lazer. Desmembrado do Pinheiros, também conhecido por seus dias e noites agitados, o bairro tem diversas opções para aproveitar música e culinária. Conheça alguns produtos que têm tudo a ver com a vibe da região:

Um ponto turístico muito conhecido na Vila é o Beco do Batman, uma verdadeira galeria a céu aberto com grafites de vários artistas plásticos, festas e fotos de publicidade. A viela recebeu esse nome nos anos 80, quando um desenho do homem-morcego apareceu no local.

Com essa vocação boêmia hipster, a Vila Madalena é um ótimo lugar para quem gosta de ouvir boa música, dançar a noite toda ou até mesmo tomar café e bater perna na feira de sábado.

Butantã

FAUvia ArchDaily
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) – USP

Localizado na Zona Oeste de São Paulo, o Butantã é o bairro/distrito onde fica o Instituto Butantan, centro de pesquisa biomédica famoso por seu grandioso serpentário.

Quem mora no Butantã também está bem acostumado com o ar universitário, já que a USP está localizada no bairro. Para quem é estudante da FAU ou apenas se interessa e gosta de saber mais sobre arquitetura e histórias de cidades, estes livros são uma boa opção:

A universidade oferece um dos melhores cursos de Arquitetura e Urbanismo do país, além de diversos museus abertos à visitação e áreas verdes excelentes para passeios ao ar livre.

Praça Roosevelt

Praça Rooseveltvia Catraca Livre
Praça Roosevelt

Construída na década de 60 no centro de São Paulo, a Praça Roosevelt fica entre as ruas Consolação e Augusta e leva esse nome como uma homenagem ao presidente americano Franklin Delano Roosevelt.

O local passou por uma revitalização em 2012, quando ganhou ambientes novos com pisos ecológicos e uma área verde dedicada a animais de estimação. A praça tem um público diversificado, mas é muito frequentada por skatistas devido ao seu piso liso e corrimãos. E falando em skate, confira os produtos que todo skatista vai adorar:

A presença dos praticantes do esporte é tão marcante que a subprefeitura da Sé criou uma área dedicada especialmente a eles, a “skate plaza”.

Liberdade

Bairro Liberdade, São Paulovia Mega Curioso
O bairro é o maior reduto da comunidade japonesa em São Paulo

São Paulo reúne a maior colônia japonesa do mundo fora do Japão, e a maior parte dela está concentrada em um dos bairros mais famosos e fascinantes da cidade, o Liberdade, que fica nos distritos da Liberdade e da Sé.

Toriivia Pinterest
O monumento Torii marca a entrada do bairro

Um dos símbolos do bairro é a obra xintoísta Torii, que indica a entrada em um território sagrado – de fato, ao passar pelo monumento, a sensação é de estar em um lugar totalmente diferente, pois o bairro mantém muito da tradição japonesa e oriental em suas construções, festas e costumes.

Veja também:  Objetos e Móveis Multifuncionais

Além de possuir uma forte veia comerciante em suas roupas, objetos e culinária, o Liberdade também surpreende por sua arquitetura. Além dos pórticos, as lendárias lanternas japonesas iluminam as ruas do bairro de forma encantadora. Conheça estes produtos que são a cara da tradição japonesa:

Assim como os hábitos tradicionais, o Japão moderno também está no bairro. Um dos lugares onde mais se encontra itens importados, as etiquetas traduzidas aparecem em diversos produtos como guloseimas e cosméticos nas ruas do Liberdade. Dê uma olhada nestes objetos que lembram muito a cultura pop do país:

O bairro também abriga o SoGo Shopping, onde vendem-se vários objetos relacionados à cultura pop japonesa. O centro de compras dos otakus oferece mangás, animes, games e outros produtos, além de ser ponto de encontro de cosplayers no fim de semana. Com tantas atrações, o “bairro dos japoneses” atrai turistas de todo o Brasil.

Bixiga

Festa de Nossa Senhora da Achiropita no bairro do Bixigavia Encontra SP
Festa de Nossa Senhora da Achiropita no Bixiga

E se ficamos cercados pelos costumes japoneses no Liberdade, no bairro do Bixiga encontramos muito da cultura italiana. Um dos bairros mais tradicionais e diversificados de São Paulo, o Bixiga possui um contraste interessante entre a vida boêmia e religiosa.

Além de uma forte marca cultural, a culinária é um dos principais atrativos do Bixiga. São inúmeros restaurantes e cantinas prontos para oferecer pratos italianos maravilhosos a quem passar. Se você é fã da culinária italiana, estes produtos são uma boa pedida:

Outro bairro italiano muito interessante de São Paulo é o Mooca, onde fica o Museu da Imigração. Lá, é possível compreender melhor o processo migratório e como outras comunidades influenciaram na formação da cultura da cidade.

Brás

Brásvia Lopes
Brás, o bairro do bom negócio

Não resta dúvida de que o centro de São Paulo oferece várias opções de lazer para moradores e turistas. Mas a região central também movimenta bastante o comércio na cidade. Além de ser o lar da Rua 25 de março, o maior centro comercial da América Latina, abriga o bairro Brás, o bairro das grandes ofertas em roupas e tecidos. Também é possível encontrar produtos de decoração, como tapetes e almofadas:

Se você quer fazer boas compras a preços acessíveis, seja de roupas, tecidos e outros produtos, o Brás é o lugar certo.

Parque Ibirapuera

Parque Ibirapueravia Folha de S. Paulo
Vista aérea do Parque Ibirapuera

O Parque Ibirapuera é o parque urbano mais importante de São Paulo. Um dos locais preferidos dos paulistanos, sua área de 1.584 km² conta com ciclovia, quadras esportivas, parque infantil, lanchonetes e muito mais.

De fácil acesso, é possível chegar ao Ibirapuera de bicicleta ou ônibus. O espaço verde é excelente para descansar e esquecer da vida agitada lá fora, sendo uma opção de lazer saudável e tranquila. Confira os produtos que têm tudo a ver com quem gosta de ter essa calmaria dentro da cidade:

Além das atividades ao ar livre, o parque tem construções como museus, auditórios e o Pavilhão Ciccillo Matarazzo, prédio onde ocorre a Bienal de Artes de São Paulo.

Se você ainda não conhece São Paulo, sugerimos marcá-la como destino de futuras viagens. O passeio pela maior cidade do Brasil garante boas doses de cultura, arte e diversão :)

 

informações via Cidade de São Paulo, Veja São Paulo, Identidade SP