Guia de sofás: Qual o modelo ideal para sua sala?

Moodboards e dicas para escolher o melhor modelo de sofá para o layout da sua sala

 

 

 

 

 

Se tem uma peça que desperta dúvidas, é o sofá! Ele é uma peça tão central no layout da sala de estar que fica difícil escolher o modelo, tecido, tamanho e estilo perfeitos. Pensando nessas e em várias outras questões, que sempre surgem, a arquiteta Carol Ambrogi contará dicas importantes para escolha do sofá no nosso novo episódio da série ABC do DESIGN . Também criamos moodboards de inspiração para cinco situações chave: como usar sofá como assento para mesa de jantar; como otimizar espaço em salas pequenas; como criar um espaço aconchegante (e belo) usando sofá-cama; como criar espaço de descompressão no seu home office; e, como dar aquele toque de conforto para seu cantinho de leitura.

Em nossa curadoria, selecionamos peças de design assinado da Hometeka. Mesclando tons, texturas, diferentes estilos podemos conseguir ambientes com personalidade, sem errar a mão e mantendo sempre o toque cool que você adora.

 

 

Descubra estilos, materiais e formas de combinar o sofá com outras peças e traga bossa para sua sala de estar!

 

 

Dos designs clássicos ao moderninhos, a Hometeka tem um acervo super cool, e aqui testamos diversas combinações, para que você se inspire, podendo ter ideia de como misturar elementos de decoração, sem medo de ousar.

 

 

 

 

 

 

 

 

Mood I | Canto Alemão, o que é e como decorar?

Saia do óbvio no seu dia a dia

 

Talvez com esse nome, você não associe de pronto ao o que é, porém com certeza já o viu. O canto alemão é uma forma de otimizar espaço em cozinhas integradas e salas de jantar menores. Consiste basicamente em não posicionar a mesa no centro do ambiente, mas sim com um dos lados menores encostado na parede. Sendo que numa das arestas, substituem-se as cadeiras convencionais por um banco estofado (recostado noutra parede) ou, nesse caso, um sofá!

Primeiro cabe salientar, que é importante se atentar as medidas: para garantir a ergonomia do conjunto, a diferença de trinta centímetros entre o assento e a mesa. Garantindo isso, podemos nos aventurar e criar composições diversas.

Nesse mood, pensamos em usar tons mais claros em contraste à madeira maciça. Aquela mistura entre moderno e clássico que amamos! O Sofá Carol, com seus pés palitos torneados, casa com as curvas leves e delicadas das pernas da Mesa de Jantar Casmurro. Os azuis dão uma bossa e uma leveza, como na Cadeira Cláudia, e por analogia, se harmonizam com os verdes da Luminária Beija-Flor e Floreira Pilar.

A cereja do bolo, é o Suporte para Plantas Herbário: com suas fibras naturais e macramê em algodão cria-se um contraste com os demais elementos, muito mais próximos dum quê artesanal e popular brasileiro.

Uma curiosidade, é que o nome deriva de sua origem: nos pubs alemães sempre foi comum haver esse estilo de composição de mesa e banco de canto, de modo que popularizou-se com o nome de canto alemão.

 

Moodboard Outonal | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka
Moodboard Canto Alemão | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

Mood II | Aposte na dupla sofá pequeno & poltrona em apartamentos pequenos

Saiba como criar uma ambiance que traga aconchego e otimize espaço

 

Hoje em dia, com os novos apartamentos, surge a demanda por otimizar espaços, principalmente a sala de estar.

Uma dupla chave para ganhar área, é o sofá de dois lugares mais apequenado e uma poltrona confortável. Tomando essa ideia como partido, propusemos um ambiente fluido abusando de elementos vazados e tons claros, próximos ao off-white e cores lavadas.

O Sofá Triarm é o centro das atenções nesse mood: rosa, altamente geometrizado, uma obra de arte futurista transporta ao mobiliário. Em contraste, todos os demais elementos da composição são curvos. Pense que não é preciso que tudo seja de estética igual ou com paralelismos claros. O uso dos vazios e das estruturas metálicas, é mais singelo no sofá, mas é o que guia a décor.

A Poltrona Cagaita te convida a sentar e relaxar, ao mesmo tempo que agrega beleza. A Mesa de Centro Vinil serve de pedestal para a joia que é a Luminária Volta, très chic! Para completar o viés artístico do design, tem-se o Vaso Elo G e o Espelho Gota Orvalho. Aqui cabe ressaltar que objetos mais verticais minimizam o peso da peça no olhar, e que usar espelhos como decoração, além do caráter prático, trás um senso de profundidade.

 

moodboard_guilty-chic
Moodboard Salas Pequenas | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

Mood III | A sala de estar que vira quarto de visita com o sofá-cama

Quem disse que um sofá-cama não pode ser chique e belo?

 

Como equalizar o gosto por receber e a falta de espaço? A solução é simples: tenha uma sala de estar com sofá cama! Há um certo preconceito acerca dessa peça, muitos pensam que é sempre um elefante branco no meio do cômodo, ou esteticamente feio (o que é uma mentira, diga-se de passagem).

O Sofá Cama Palermo é prova de como podemos ter um design belo e multifuncional. Seu desenho de linhas simples e leve, contrasta com a jovialidade de sua cor, e com as demais peças selecionadas, além de trazer conforto ao se transformar em cama.

A ideia desse mood foi transpor os elementos comuns a um quarto padrão para uma sala, evitando excessos ou incongruências. A mesa de cabeceira é substituída pelo Banco Totem, em madeira de cumaru, que por sua vez, combina com as Luminárias pendentes Mali, em freijó torneado.

Para trazer ainda mais conforto, entram em cena a Poltrona de balanço Adélia e a Banqueta Roots, ambas gritando brasilidade, seja com o uso do crochê, ou da tradicional arte de trançar corda. O Vaso Fluxus é o a peça que salta mais a vista, sua fluidez e cor agregam beleza e contemporaneidade ao conjunto.

 

Moodboard Acalanto | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard Sofá Cama | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

Mood IV | Sofá no Home Office?

Aposte num mobiliário confortável para relaxar no seu escritório

 

Se tem algo que precisamos lidar em tempos de home office, é o estresse. E que melhor forma de descompressar, do que sentar num sofá mega confortável com uma xícara de café! Pensando nisso, propomos um novo móvel para compor seu escritório em casa, o sofá!

Pensemos, primeiro, em como projetar uma décor que crie um ambiente que ao mesmo tempo te auxilie a focar, e que, num outro momento, possa garantir um tempinho de relaxamento. A dupla Escrivaninha Bruta e Cadeira Canário mesclam o estilo industrial com o tradicional brasileiro, um duo belo, confortável e que garante a ergonomia no trabalhar.

Já o Sofá Nina, é uma peça incrível, despojada e contemporânea. Ideal para criar seu cantinho de relaxamento. É legal, quando for compor sua décor, pensar que cores muito densas e escuras podem pesar a ambiance e ter o efeito oposto do pretendido, cores mais claras, o uso da madeira, criam um ar acolhedor.

O Abajur Ritz, com suas duas cúpulas, é um coringa para integrar o ambiente, podendo iluminar diretamente mais de um espaço ou área de trabalho. O Kit Office e o Vaso Leaf ajudam a trazer aqueles toques de design mesmo nos menores dos detalhes. E, por fim, para otimizar o espaço, e ganhar área de armazenamento, com toque minimalista e sem pesar no visual, aposte na Prateleira Haru.

 

Moodboard Contrastes | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard Relaxando no Home Office | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

 

 

 

 

Mood V | Acalanto no Cantinho de Leitura

Aposte no recamier para trazer conforto à leitura

Afinal, o que é o recamier? Essa versão compacta e chique de sofá, tem sua origem na França, no período napoleônico, e sua origem deriva duma pintura de meados do século XIX, na qual, o artista retrata a jovem Madame Recamier deitada sobre um pequeno móvel acolchoado com pés torneados de madeira. A imagem repercutiu tanto, que esse mobiliário ganhou notoriedade e seu nome ficou o mesmo que o da dama nela ilustrada.

Mas por que explicar isso? Pois é válido que conheçamos as histórias por detrás das peças, e também, para entender que o Recamier Meireles vem duma longa tradição de peças que compõem a decoração de bibliotecas e áreas de leitura, assim, a escolha da peça para esse mood é inequívoca. Por suas medidas reduzidas, otimiza-se espaço e garante conforto e ergonomia ao ler, podendo repousar as pernas, se encolher, apoiar a cabeça em seu encosto curvo, ou simplesmente sentar e relaxar nesse seu momento de leitura.

Misturando design tradicional com contemporâneo ganha-se uma décor acalentadora e sofisticada. O Espelho Macaúba e a Estante Jacaúba trazem consigo aquele desenho clássico e que sempre vem a nossa mente quando lembramos da infância, da bibliotecas enormes e cheias de livros, uma certa nostalgia. Já, fazendo o contraponto, a Luminária Alecrim e a Mesa Tee têm ousadia e ares de modernidade, perfeitos para enlaçar tudo, oferecendo aquela iluminação indireta imprescindível para a leitura, e o apoio necessário para colocar uma xícara (ou caneca rs) de café!

Moodboard Contrastes | Peças de Design Assinado e Curadoria Hometeka.
Moodboard Cantinho de Leitura | Mobiliário de Design Assinado e com Curadoria Hometeka.

 

.

 

 

 

.

Conheça alguns dos nossos sofás queridinhos

 

Muito além das peças dos moodboards, o acervo da Hometeka tem diversos estilos e tamanhos de sofás para você descobrir e se aventurar… Assim selecionamos alguns designs que amamos para te apresentar:
De botonês de couro a recamiers, de contemporâneos a clássicos, te convidamos a descobrir modelos diversos e a sair da mesmice! ;)

 

Sofá Chesterfield de Couro Natural Azevedo Sofá Barthes de 2 Lugares Sofá de 2 Lugares Nina
Sofá de 2 Lugares com Pé Torneado Carol Sofá de 2 Lugares Andrade Sofá da Gama de 3 Lugares
Recamier em Pés Palito Meireles Sofá de 2 lugares Belleville Sofá de Couro Buarque
Recamier Divã Lobato Sofá Fixo Euclides de 2 lugares Sofá de Dois Lugares com Pé Metálico Triarm
Sofá Cama Casal de 2 lugares Drummond Sofá com Botonês Barreto Sofá Retrátil 2 Lugares Matos
Sofá Quintana de 2 lugares Sofá da Gama de 2 Lugares Sofá Cama Retrátil Matos 3 Lugares

 

.

.

.

.

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon