Não dá para recusar uma “mãozinha” quando o assunto é organizar a nossa rotina. Nossas obrigações e tarefas são tantas que fica difícil lembrar de tudo. Por isso, o bim.bon resolveu dar uma alternativa funcional, econômica e cheia de charme para ajudar você a colocar o seu dia em ordem: um quadro negro artesanal.

É bem fácil de fazer – nós até fizemos um aqui para o escritório. Você só vai precisar de:

Moldura de quadro (qualquer tamanho)

Tinta para madeira (aqui, usamos a tinta acrílica)

Pincel

Papel contact preto fosco

Giz escolar

Régua

Tesoura ou estilete

Todos os itens foram comprados na Galeria do Ouvidor, em Belo Horizonte, e tudo saiu por menos de R$ 50 reais.

1. Primeiro, retire o fundo da moldura. Agora, com o pincel, pinte a moldura da cor que preferir. Para que o acabamento fique razoável, lembre-se de passar um pouco de tinta nas laterais e na parte interna também.

2. Espere secar por cerca de 10 minutos – observe a pintura, porque pode ser necessário passar uma segunda camada. Aqui, nós tivemos que aplicar tinta mais uma vez porque as próprias cerdas do pincel arranharam a primeira demão (e porque, sem querer, uma de nós colocou o dedo na moldura com tinta molhada).

3. Enquanto a moldura seca, dê atenção ao papel contact e ao fundo da moldura que você separou antes de começar a pintar. Este foi o momento em que tivemos mais dificuldade – descolar o papel contact exige cuidado. Se o pedaço do papel for muito maior do que o fundo da moldura, retire o excesso de papel com um estilete antes, para facilitar.

4. Em seguida, puxe com delicadeza a proteção do papel. Deixe a parte adesiva virada para cima. Pegue o fundo da moldura e pressione-o de uma vez contra o papel contact. É importante que esse movimento seja rápido e preciso para que não dê bolhas.

Veja também:  Materiais que Aquecem

5. Vire para cima a superfície do fundo da moldura que, agora, está coberta pelo papel contact. Passe uma régua para garantir que nenhuma bolha seja formada.

6. Retire o excesso de contact com estilete ou tesoura. Agora, vire a superfície para baixo e pressione com os dedos as sobras do papel contact para melhorar a aderência.

7. Encaixe o fundo da moldura na moldura – agora seca – e está pronto.

Essa ideia é bastante útil para fazer anotações temporárias, como lista de compras e aquelas tarefas pequenas que são importantes mas a gente nunca se lembra de fazer. O melhor de tudo é que não é preciso ter muitas habilidades artísticas para fazer – e por isso deu certo com a gente :)

Aperte o play no video abaixo e confira como foi fazer o quadro aqui no bim.bon.

E aí, deu certo com você? Compartilhe sua experiência com a gente nos comentários.