Via UOL Casa e Decoração
Via UOL Casa e Decoração

Quem não sonha em ter um jardim ou uma horta em casa? Para quem mora em casas ou apartamentos pequenos, isso pode parecer um sonho distante. Mas com as nossas dicas, você pode trazer mais vida à sua casa com um pequeno jardim (ou até mesmo uma horta) em qualquer canto da casa – até mesmo na cozinha!

Ter um cantinho verde é importante não só pra deixar a casa mais bonita – como já explicamos nesse post, muitas plantas ajudam a reciclar o ar que circula dentro da sua casa, fazendo com que você respire melhor. Além disso, se você preferir plantar temperos, pode economizar um bom dinheiro e ter uma horta super charmosa e livre de agrotóxicos.

Benefícios não faltam, e o melhor: qualquer cantinho da sua casa pode receber um toque verde. Seja a sua varanda, ou até mesmo as prateleiras ou banquetas da sua sala. Veja alguns lugares inusitados – e super práticos! – para trazer mais verde à sua casa.

Prateleiras e estantes

Prateleiras são uma ótima saída para quem não em muito espaço. Inove instalando prateleiras com vasos em locais diferentes: em vez a varanda, por que não na cozinha ou no quarto? Na cozinha, uma boa pedida é já plantar temperos, para estarem sempre à mão. Em outros cômodos da casa e em prateleiras mais altas, prefira plantas com manutenção mais fácil, como suculentas.

Prateleiras também podem ser versáteis quanto ao estilo: você pode pregá-las diretamente à parede ou deixá-las suspensas por uma corda.

Já com estantes, o cantinho verde fica ainda mais fácil de ser conquistado. Organize seus vasos da forma que quiser e, se preferir, use até mais de uma estante – tudo vai depender do tamanho do seu cômodo. Uma dica é usar plantas maiores, que chamam mais a atenção ao ambiente e realçam a beleza do móvel. Também está permitido usar estantes de estilos diferentes!

Caixotes

decoracao-plantaseflores-referans-blog-04

Os caixotes feitos com pallet são práticos e podem dar um visual diferente ao ambiente, dependendo da forma que você o dispõe e até de sua cor. Caixotes em cores naturais dar um ar mais rústico – mas se você prefere uma pegada mais moderna, nada que um toque de cor no pallet já não faça uma grande diferença.

Escadas

Veja também:  Objetos e Móveis Multifuncionais

Falando em praticidade, que tal usar uma escada para organizar seus vasos?

Banquetes e cadeiras

Talvez você não tenha pensado nessa ideia, mas olha só a inspiração que encontramos de vasos sobre bancos. E o melhor é que você pode usar tanto vasos pequenos quanto aqueles com plantas maiores.

Mesas e racks

Não tem mesmo espaço em casa, ou não vai ter tempo para cuidar de muitas plantas? Às vezes, tudo o que você precisa é de um vaso delicado e uma planta bem cuidada sobre seu rack ou estante. :)

Para os mais ousados, use uma mesa (ou mais de uma) para reunir suas plantas preferidas em um só lugar, de uma forma prática e charmosa.

Cristaleiras

Todo mundo tem um móvel em casa que gostaria de dar uma renovada. Se o seu caso é uma cristaleira, boas notícias: elas são móveis incríveis para você organizar seus vasos. E nem é preciso muito esforço: como cristaleiras já são super charmosas, um toque de cor vai deixar tudo ainda mais bonito.

 

Copos e xícaras

E se o problema são vasos, você também pode optar por copos e xícaras para plantas menores. Mesmo se suas xícaras e copos estiverem desgastados, nada que uma mão de tinta não resolva. :) Se estampados, xícaras e copos também podem dar um novo visual ao seu jardim,

Vasos pendentes e vasos de parede

Mas se você chegou até aqui e ainda assim acha que essas opções não são suficientes, temos a solução definitiva: vasos pendentes! Pequenos e delicados, são perfeitos até para quem gosta de um visual mais minimalista na decoração. Além disso, você pude usar até usar garrafas customizadas para cultivar certas plantas e temperos -, e se preferir, deixá-las presas à parede.

Gostou? Conta pra gente qual foi a solução ideal para finalmente colocar em prática aquele jardim que você tanto queria. :)