Dar uma nova cara aos azulejos antigos e sem graça da cozinha e do banheiro pode ser uma tarefa muito mais fácil do que parece. O uso de adesivos de azulejos enche os cômodos de estilo de forma prática e rápida.

A aplicação do produto é bem fácil e o adesivo pode ir onde e do jeito que quiser. O quebra quebra da reforma não é necessário, assim como contratar mão de obra especializada. Para quem mora de aluguel, os adesivos são uma alternativa ainda melhor: são fáceis de retirar e não deixam vestígio que estiveram ali.

A primeira etapa é escolher os desenhos e os padrões a serem criados. Os que imitam ladrilhos hidráulicos são bem coloridos e conseguem dar um toque elegante ao ambiente.

Estampas geométricas caem bem para os quartos com inspiração mais moderna e colorida. É possível também misturar vários estilos criando um patchwork de figuras.

Lembre-se também que os adesivos coloridos chamam bastante atenção e por isso é preciso escolher o cantinho do cômodo que você mais gosta ou que precisa de uma repaginada.

Etapa importante do processo é medir os azulejo onde a aplicação pretende ser feita. É interessante que o adesivo fique bem colado em toda a superfície do azulejo sem cobrir o rejunte, dando um aspecto real ao desenho.

Para aplicar os adesivos na parede, alguns instrumentos são necessários: um estilete, uma espátula ou régua, álcool ou desengordurante.

O primeiro passo é fazer uma limpeza caprichada com o álcool ou desengordurante. Essa etapa vai garantir uma melhor aderência do adesivo. Depois disso é só planejar como as figuras vão estar dispostas na parede e começar a colar.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

Ao retirar o adesivo do papel, tome cuidado para que as pontas do produto não fiquem amassadas e dobradas. A espátula ou régua também podem ajudar a evitar bolhas e imperfeições na hora da colagem.

Use o estilete para cortar a sobra dos adesivos que foram aplicados onde a parede acaba. Faça recortes cuidadosos ao redor do espelho do interruptor e de rodapés, se for o caso.

Algumas dicas também são válidas depois da aplicação. Se os adesivos forem aplicados na cozinha, evite cozinhar por um período de 12 horas após a aplicação do adesivo. A fixação do produto pode ser comprometida pela gordura e pelo vapor.

Na hora da limpeza utilize um pano úmido macio e algumas gotas de detergente. Saiba também que o plástico dos adesivos é inflamável e por isso mantenha-os longe de velas e fogões.

Se você está procurando formas práticas e divertidas de revestir a sua parede, inspire-se com 25 projetos que usam papel de parede – clique aqui para ver.

fotos Divulgação