Urda: tecelagem humanizada feita por mulheres

gaia_aambientado2

 

A marca Urda nasceu no interior de Minas Gerais, em Santana do Riacho, com um posicionamento importante de preservar as culturas tradicionais de tecelagem e os trabalhos manuais. A proposta da marca vai além do produto e técnica, ela engaja socialmente a comunidade de mulheres com respeito pela natureza e pelas pessoas, que fazem parte do desenvolvimento de cada criação. As mulheres da Urda querem trazer de volta um tempo em que as coisas eram feitas com tempo e carinho, e proporcionar uma opção de consumo diferente.

Quer descobrir mais sobre Urda?  Venha conferir na matéria a seguir!

.

.

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

 

Origem do nome

 

A Urda cria tapetes e almofadas feitos manualmente no tear. O nome representa e carrega o conceito e a tradição dessa ferramenta. Segundo uma lenda nórdica, Urda é guardiã dos mistérios antigos, das memórias e do conhecimento arcaico. Ela é a deusa do passado, e junto com suas duas irmãs que representam o presente e o futuro, tece em seu tear, o destino da humanidade. Fiar e tecer são antigas artes mágicas e aparecem nos mitos de várias civilizações como expressão de poderes proféticos, criativos e sustentadores da vida.

 

– Tecelagem com tear vertical.

 

 

Técnica: Kilim

A técnica de tecelagem praticada na Urda é o Kilim, nome que define tapeçarias de tecelagem plana feitas com entrelaçamento de tramas e urdumes de lã em tear vertical. No caso da Urda, o material demonstra a preocupação ambiental da marca, usando são fios provenientes de algodão reciclado, fabricados através do reaproveitamento de retalhos de tecido das grandes fabricas têxteis do Brasil. O resultado é uma peça totalmente artesanal que se caracteriza pela leveza e decorações com estampas geométricas ou étnicas.

 

Sustentabilidade

Como outras marcas presentes na Hometeka, a Urda faz parte do movimento de slowdesign. Esse movimento gera produtos de alta durabilidade e produz de acordo com os pedidos, gerando menos resíduos ao planeta e respeitando o trabalho e tempo necessário à produção. Esse modo de produção também permite diversas variações de cor no design, que podem ser personalizadas a pedido do cliente. Além disso, cada peça delas carrega uma tradição e história sustentável da comunidade e de capacitação de trabalho das mulheres. Em meio a nossa velocidade e produtos descartáveis, elas buscam sentido e significados mais profundos no consumo.

Veja também:  USO Atelier: Experimentações Estéticas com Madeira Multilaminada

Alguns destaques da marca que compõem o acervo Hometeka são a Tapete Vênus, a Almofada Jandira e o Tapete Têmis.

 

 

O Tapete Passadeira em Tear Manual Flor do Cerrado é fruto da inspiração no bioma presente no local de trabalho das mulheres da Urda, o Cerrado. Aqui temos a presença de uma representação geometrizada das flores do cerrado em composição com os padrões de listras presentes em vários outros produtos da marca que dão ritmo e cor a mais. Essa passadeira também demonstra a preocupação com o meio ambiente da marca que apoia a ONG SAVEcerrado.

 

-Tapete Passadeira em Tear Manual Flor do Cerrado.

 

Com personalidade e estampa simples de listras, a Almofada Guaraná tem um partido de design de jogos com a proporção das listras que criam ritmo e movimento. As cores podem ser escolhidas de acordo com o que combinar melhor para a sua casa.

– Almofada Guaraná

 

 

Para quem busca um tapete amplo para a sala que abrigue todos os móveis, o Tapete Nix é uma das opções da marca. A peça tem padrão gráfico que combina listras e trapézios criando uma mistura de cores dinâmica e vibrante para dar um caráter forte ao ambiente, emoldurando-o. Com certeza ele destacará o cômodo por completo!

 

– Tapete em Tear Manual Nix.

 

Se encantou com as peças? Clique e descubra mais sobre Urda ;) 

 

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon