Philipe Fonseca: Design com conceitos afro-brasileiros

philie

capa

Conceitos como ancestralidade, identidade carioca e afro-brasilidade guiam o processo criativo do designer de mobiliário Philipe Fonseca, resultando em peças de design que lançam o olhar para a riqueza das nossas heranças culturais. Ficou curioso? Venha conferir na matéria  a seguir! Apresentamos histórias inspiradoras por trás dos estúdios de design, quem são seus criadores e também seus processos de concepção =)

–  O designer Philipe Fonseca

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco Philipe Fonseca traz consigo a experimentação como forma de cultuar e referenciar nossas origens, fazendo palpável o valor abstrato da nossa cultura. Acredita que, dessa forma, desenvolve-se o poder de apropriação e criação. Em sua produção, a prática do design é entendida como forma de expressão intuitiva e como ferramenta de transformação de ideais em objetos que compartilham afetividade e valores.

Entre os lançamentos do designer na Hometeka, estão as  Poltrona e Puff Gorila, Banco Fío e Puff Besouro.
Role para baixo
e conheça um pouco mais sobre essas peças únicas!

 

–  Desenhos digitais  da Poltrona Gorila, Puff Besouro e Banco Fío

Verdadeiro rei da selva africana, ao Gorila atribuem-se referências de força e imponência. Somados a esse conceito, os valores da cultura brasileira, em especial, o modernismo, também são incorporados na Poltrona Gorila. A fusão entre valores africanos e brasileiros são a principal linha de inspiração da peça.

–  Poltrona Gorila, por Philipe Fonseca

Combinação perfeita com a Poltrona Gorila, o Puff Gorila é uma peça versátil, cujo uso que pode permutar entre individual e complementar. Seguindo as mesmas referências e intenção dos conceitos da poltrona, o puff se destaca pelo seu tamanho compacto e facilidade de adequar aos mais variados ambientes:

Veja também:  Studio Progne: a sintonia entre conforto e design

–  Puff Gorila, por Philipe Fonseca

Já o Puff Besouro faz referência a Manoel Henrique Pereira, lendário herói dos recôncavos baianos. O capoeirista identificava-se como Besouro, remetendo ao inseto que desafia a aerodinâmica com sua estrutura ao planar no ar. O herói utilizou a capoeira como ferramenta de identidade num período pós abolição da escravatura.

–  Puff Besouro, por Philipe Fonseca

 

Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças do Philipe Fonseca:


call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Daniel Costa

Daniel é arquiteto mineiro que reside em São Paulo. Aspirante a blogueiro, você poderá encontrá-lo no techno, na ciclovia ou no boteco mais próximo. daniel@hometeka.com.br

Deixe um comentário