Garrafas, retalhos de madeira, papelão e sucatas que seriam descartadas ganham uma nova chance e se transformam em peças de decoração originais e de qualidade através do olhar de talentosos designers. Estamos falando do upcycling, uma forma inteligente e original de reaproveitar materiais que seriam descartados.

A técnica é uma das muitas formas de cuidar do meio ambiente. Ela evita desperdício de materiais e que novas matérias primas sejam criadas, diminuindo o consumo de recursos e energia. Aqui na Hometeka reunimos exemplos incríveis de marcas que coletam materiais descartados e os reinventam criando objetos de decoração. O resultado são peças mais úteis, bonitas e com vida útil mais longa que o item que lhe deu origem. São peças que já vem carregadas de história, feitas artesanalmente e produzidas em pequena escala. Conheça!

1. Madeiras

Pedaços e tocos de madeira encontrados na natureza ou mesmo na cidade servem de inspiração para criar móveis, cabideiros, quadros e luminárias. O resultado são peças únicas que preservam as formas, cores, veios e cheiro de cada pedaço.

  1. Quadro 03 | 2. Banco Boca | 3. Gancho Kebra Galho | 4. Luminária Black

2. Sucatas

Enquanto alguns enxergam um toca-fitas como um equipamento que jamais será usado, os designers Antonia Almeida e Fabio Esteves enxergaram que a peça, depois de algumas adaptações serviria muito bem como uma mesa com gavetas. Com talento e criatividade, transformaram o cassete player na Eletromóvel. Já o designer Amarilio Alves juntou refletores em liga metálica vintage com terracota para criar luminárias únicas, a Válvula I e II, feitas artesanalmente.

 

  1. Luminárias Válvula I e Válvula II | 2. Mesa Eletromóvel
Veja também:  Pequenas, médias e grandes peças de design autoral para rechear sua casa

3. Garrafas de vidro

É com muita frequência que, em casa, descartamos garrafas vinho, suco, azeite, bebidas destiladas ou água. Com um toque de criatividade, alguns designers conseguem prolongar a vida útil das peças, transformado o vidro em vasos, luminárias, potes, velas e em garrafas decoradas :)

  1. Vaso Pinotage | 2. Potes de vidro | 3. Luminárias Glass | 4. Garrafa Baleia  | 5. Velas Durif

4. Pallets

O reuso de pallets caiu no gosto das pessoas. Muita gente aproveita a peça inteira para criar mesas, bases de cama e sofás, bancos e etc. Já a designer Luciana Castro desmonta as peças e usa suas partes para criar pequenos objetos como os vasos e a luminária que você vê abaixo.

  1. Vaso Cobre | 2. Luminária Suporte | 3. Vaso Troféu

5. Papelão

Papelão que seria descartado serve de matéria-prima para a designer Ligia Estriga criar luminárias. Por trás de cada peça existe um trabalho artesanal e métodos de produção socialmente responsáveis e sustentáveis.

  1. Pendente Coral | 2. Pendente Pitanga

Gostou destes produtos? Todos eles estão disponíveis para venda na Hometeka. Para ver, clique sobre o nome do produto nas legendas das fotos. Se preferir acesse hometeka.com.br e navegue pelo nosso catálogo para conhecer estes e outros itens de design incríveis para decorar seus espaços.