Paulo Goldstein: quando o design industrial encontra as artes plásticas

imagem-principal-paulo-goldstein

O paulista, Paulo Goldstein possui um rico background no meio artístico internacional, no Brasil, atuou como ilustrador, em  Londres, participou, como escultor, de diversos projetos de animação “stop-motion”, incluindo obras aclamadas como “Fantastic Mr. Fox” de Wes Anderson e “Frankenweenie” de Tim Burton. Todas essas experiências ajudaram a criar uma persona imaginativa, ousada e que se atenta às minúcias de suas obras, agora voltadas ao design de objeto.

Quer descobrir mais? Venha conferir na matéria a seguir! Apresentamos histórias inspiradoras por trás dos estúdios de design, quem são seus criadores e também seus processos de concepção ;)

 

–  O designer e artista plástico Paulo Goldstein.

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

 

Formado em Artes Plásticas pela Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), em 2003,  e mestre em Desenho Industrial pela Central Saint Martins, em Londres, 2012, Paulo Goldstein têm um leque enorme de conhecimento artístico e de produção de design. Como artista plástico, desenvolveu o projeto “Repair is Beautiful”,  que fez com que ganha-se notoriedade, participando de diversas exposições, como o “COLLECT 2013” na Saatchi Gallery, e a mostra no Museu Victoria & Albert, ambos na cidade de Londres.

Em 2013, por convite de Jeremy Till, reitor da Central Saint Martins, transformou um espaço desocupado da instituição em sua sala de visitas, seguindo o conceito de escassez, surgindo assim o “Scarcity Project”.

Retornando à sua terra natal, passou a dedicar-se design, produzindo peças que dialogam como sua formação artística e carreira. A sustentabilidade, a imperfeição e o controle são assuntos recorrentes em suas obras.

Entre suas peças, que compões o acervo da Hometeka, estão suas Coleções de Vasos, a Arandela Solitária Ângulo e os Relógios Mies. Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca ;)

 

 

A série de Vasos de Paulo Goldstein beiram o abstrato e conceitual.  Suas formas extraem todos os excessos,  são objetos que mesmo quando estiverem sem arranjos, continuam sendo obras de arte.  A inspiração parte do observar das linhas e formas, naturalmente, presentes  nas flores e folhas neles sustentados. Os vasos são desenhados de modo a realçar e apoiar a delicadeza dos elementos naturais. O Vaso V3 Costela de Adão,  por exemplo,  mimetiza a inclinação que as largas folhas da Monstera adquirem com o passar do tempo. A referência ao natural é elemento fundante do design, porém não limitador.

Veja também:  T44: Design minimalista com um quê industrial

 

teste

– Os Vasos, respectivamente: V3 Costela de Adão, Elo, X e Piccolo.

 

A Arandela Solitária Ângulo traz um quê de minimalista, meio art dèco. Produzida, a partir da valorização das formas simples e elegantes, em aço inox e latão, a peça tem uma personalidade ímpar, mesclando o claro apreço pelo belo, com o utilitarismo. Seu spot é ajustável, possibilitando direcionar a luz para onde for mais conveniente, não se limitando ao uso como iluminação indireta.

 

teste

– A Arandela Solitária Ângulo.

 

“Less is more”.  As inspirações de Goldstein se estendem por diversas formas d’arte, e a arquitetura não escapa de seu radar. O Relógio Mies e suas variações, bebem da máxima de Mies van der Rohe, que tem como princípio a ideia de que ao se descomplicar as formas e depurá-las, o objeto derivado é mais facilmente compreendido e apreciado. Ao se retirar tudo que é desnecessário, os ponteiros acabam ganhando protagonismo, tornando-se um forte elemento ornamental e utilitário, marcando a transitoriedade e o movimento do passar do tempo.

teste

– Os Relógios Mies: Gota (em vermelho) e  Eixo (em preto).

 

Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças do Paulo Goldstein ;) 


call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Guido C.

geminiano. estudante de arquitetura. apaixonado por projeto, patrimônio, design e história da arte. leitor assíduo de realismo fantástico. viciado em café e em cinema | guido@hometeka.com.br

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)

Logos Hometeka e Ribon