Oficina doNÓ: slowdesign para objetos de madeira

capa2

Design com alma é como as designers Daniele Quiarella e Debora Baptista descrevem seu trabalho na Oficina doNÓ. Isso porque suas criações são feitas à mão com atenção minuciosa da dupla. Entre decorações, luminárias, acessórios de cozinha encontramos peças úteis com linhas simples e acabamento fino em madeira maciça.

Quer ver mais? Venha conferir na matéria a seguir! Apresentamos histórias inspiradoras por trás dos estúdios de design, quem são seus criadores e também seus processos de concepção ;)

 

– As designers Daniele Quiarella e Debora Baptista

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

 

Baseado em São Paulo, a Oficina doNÓ foi formada pelas designers Daniele Quiarella e Debora Baptista em 2018. As duas queriam trazer seus olhares de design de produto para linhas de objetos, explorando todos os processos da produção. Elas criam peças com uma qualidade rigorosa e escolhem a dedo os materiais e técnicas. Detentoras do conhecimento de cada etapa criativa e produtiva, são as designers também que lapidam a madeira para trazer sua beleza natural. A conectividade entre cada passo de inspiração, criação e produção é uma motivação grande para elas, que mesmo nos objetos já desenvolvidos e criados, procuram estudar e aperfeiçoar cada processo.

 

– A Luminária Casulo

 

Consciência sustentável 

A escolha das madeiras usadas na oficina é composta de uma gama madeiras tropicais brasileiras sempre com o documento de origem florestal, para que se tenha um produto com máxima consideração pela natureza. A consciência sustentável, presente na oficina, também é vista na maneira de fazer sob os princípios do movimento slowdesign. Esses princípios se refletem nas criações que são produzidas artesanalmente em pequenas tiragens.

O design de linhas simples sem excessos dão um caráter atemporal e sublime às peças, que se adaptam a diferentes estilos de design de interiores. Além disso, as peças de alta durabilidade apresentam acabamento natural e resistente, formado por um combinado de óleos e ceras naturais. Esse composto destaca a beleza da madeira natural e oferece um alto grau de proteção sem agredir o meio ambiente.

 

– O Trio de Pratos Matiz

Os Objetos

Delineados a mão, os produtos da oficina doNÓ apresentam sempre uma utilidade para o dia a dia. A madeira é a matéria-prima principal e recebe composições com corino, resina e fios revestidos com linha de algodão.

No ambiente da cozinha é possível trazer a doNÓ pelo Trio de Pratos Matiz, que podem ser usados como pratos ou recipientes decorativos. Outra peça interessante para a cozinha é o Bowl Duplo Coquin, composto por dois bowls multifacetados, que quando unidos viram um, envoltos em uma alça de corino. A combinação sofisticada da madeira nobre Cedro Rosa em uma peça artesanal orgânica compõe com diversos estilos de cozinhas. Quando fechado, o Coquin mostra seu charme e quando aberto expõe a beleza da madeira em seu formato, uma homenagem à nossa floresta tropical. Suas utilizações vão de manter o alimento aquecido, serem dois recipientes para servir aperitivos, tornarem-se um porta chá, transformarem-se em bowls de saladas… Ainda nos comes e bebes, há duas peças para os amantes de cerveja: o Pack de bebidas e o abridor Toco.

Veja também:  Estúdio Moos: O brilho dos metais nas luminárias
– O Bowl Duplo Coquin

 

 

Para os ambientes de estar, vemos o porta objetos Ninho com um aspecto ancestral, a combinação de tecnologia e madeira com o amplificador Talo e luminárias – em destaque a delicadeza e criatividade da luminária Caju. A pequena luminária surge a partir do Caju, originário do litoral nordestino do país. Maciça e torneada à mão, a luminária é feita da madeira nobre, alaranjada e aromática Peroba Rosa, com a aparência exótica, pele fina e traços suaves, assim como o caju. Perfeita para adornar diversos estilos de ambientes, pode ficar em sua base de resina ou suspensa no teto. Suas adaptações variam de estar sobre a mesa, rack, mesa de cabeceira, ou outros móveis, com o foco de luz para o ambiente ou contra a parede.

 

– A Luminária Caju

 

 

 

Ficou curioso? Clique e confira mais detalhes das peças da Oficina doNÓ ;) 

.

.
call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Comentários

  1. JORGE FERNANDES

    18/06/2021

    Não consigo contato telefônico /ZAP

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon