Oficina Barnello: produção familiar e slow design

capa-blog

A Oficina Barnello é formada por uma equipe restrita e familiar de designers, com o objetivo de produzir peças com um conceito artesanal de fabricação, na lógica do slow design. Trabalhando principalmente com ferro e madeira de Lei, produzem mobiliários funcionais com um toque industrial.

Ficou curioso? Venha conferir na matéria a seguir!

 

 

– A família Barnello

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Com o atelîê localizado em Mogi Guaçu, São Paulo, a Oficina Barnello está na Hometeka desde 2016, e é a própria família Barnello que compõe a equipe. Resultado da produção familiar, suas peças vêm carregadas de história. Com muito diálogo e experimentação, alcançam uma verdadeira autenticidade artesanal que só é possível a partir da intimidade e da confiança.

A abordagem da oficina, então, é o slow design. A defesa da desaceleração e a negação da produção em massa. Aqui o processo é tão importante quanto o fim, dando individualidade e atenção a cada peça, a cada narrativa. Parte integral dessa perspectiva sobre a manufatura é valorizando a produção local e sustentável, aplicada pela Família Barnello no reaproveitamento do material, assim como a diminuição do impacto em todas as etapas do processo.

Voltando às raízes das técnicas manuais, criam, principalmente com ferro e madeira de Lei, móveis atemporais e versáteis, além de resistentes e duráveis. Desfiam-se constantemente a estarem sempre se renovando, propondo novas soluções.

Com uma grande variedade de mobiliário, na Hometeka você encontra Bancos, Banquetas, Mesas, Racks, Camas, Estantes, Floreiras e Luminárias. Entre suas peças, destaque para duas linhas que compõem nosso acervo: Linha Focus, e Linha Tetris. Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca ;)

 

Veja também:  NS Studio: Design de produto por Natasha Schlobach

Minimalista e funcional. É assim que podemos descrever a linha Tetris, cujos ângulos retos são usados para criar uma série de móveis delicados e multifuncionais. As Estantes Modulares Tetris foram criadas para proporcionar mobilidade, versatilidade e possibilidades infinitas na sua decoração. Os módulos têm quadrantes exatamente iguais, permitindo a colocação das peças em qualquer posição, assim como a flexibilidade na utilização de seus acessórios. Em um claro diálogo, as outras peças da linha, como a Floreira Pilar e a Luminária Braço Tetris, mantêm o mesmo jogo de linhas de força e o aspecto industrial característico da Barnelo. As possibilidades de acabamento multiplicam as já diversas opções de composição.

 

 

Já a linha Focus segue outro caminho, criando móveis de linhas fortes, com estruturas que fogem ao condicional e abuso da angularidade. O industrial, estética inspirado nas divisórias de fábrica, e o rústico combinam-se criando elementos modernos para o seu espaço. Destaque para o jogo geométrico, onde padrões de linhas dão individualidade e charme para as peças. Ao mesmo tempo, a textura e a cor da madeira são brilhantemente exploradas. Móveis vibrantes!

 

 


Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças da Oficina Barnello:

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Deixe um comentário