Os dias frios chegaram com tudo e, com eles, a vontade de ficar em casa, debaixo dos cobertores com uma boa xícara de chocolate quente ou de chá! E nada melhor do que ter um cantinho acolhedor e aconchegante para se aquecer ao chegar em casa. Uma das formas de criar esses espaços é acertar na escolha dos materiais na hora da decoração. Pensando nisso, separamos algumas dicas de materiais e de como utilizá-los para dar aquela “aquecida” no seu ambiente. 

61554327_386380751972941_8039038536441148664_n

Madeira

Dentre todos os materiais, a madeira é um dos mais aconchegantes e é unanimidade quando o assunto é “materiais quentes”. Seja na escolha do revestimento, mobiliário ou objetos de decoração, sua presença torna o ambiente visualmente aquecido. Se a ideia é reformular o ambiente, aposte nos revestimentos em madeira, seja no piso ou na parede. Caso queira apenas dar um toque especial no seu decor, aposte em pequenas mesas de apoio, luminárias ou objetos de decoração.

Tecidos Quentinhos

Com certeza, adicionar tecidos na sua decoração é a maneira mais simples de tornar o ambiente aconchegante e confortável. A suavidade e texturas de diferentes tecidos cria um efeito em camadas que é acolhedor. Então, use e abuse de tecidos diferentes na transformação de seu ambiente!

2b330aa7037e0e422beedac68c914bdb

Basta colocar mantas sobre poltronas ou sofás para mudar totalmente a sala e dar aquela sensação de calor visual, além de aquecerem, de fato, na hora de assistir a sua série preferida. Outra dica é encher o sofá de almofadas ou, simplesmente, trocar as capas para tecidos mais felpudos e quentinhos, como pelos sintéticos, veludo ou lã natural. Cores quentes e tons terrosos também ajudam.

Peças em crochê são uma ótima pedida. Além de lindas, adicionam textura ao ambiente e trazem um sentimento acolhedor para o espaço. E falando em texturas, não esqueça dos tapetes! Eles são peças chave para aquecer o espaço e podem ser utilizados em todos os ambientes. São ótimos isolantes térmicos, protegem os pés do chão frio e você ainda pode utilizá-los para dar mais personalidade ao espaço.

Couro

Veja também:  Objetos e Móveis Multifuncionais

Apesar de não ser tão acolhedor ao toque como a lã ou o veludo, ele tem um efeito aconchegante quando utilizado em tons fechados e terrosos, como o caramelo, o marrom e até mesmo o preto. Forma uma composição harmoniosa, elegante e calorosa quando combinado com elementos em madeira e outros tecidos em tons mais claros.

Metais acobreados

Não deixe que a frieza ao toque do metal te impeça de adicionar esses elementos na sua decoração. Muito pelo contrário, além de dar um charme especial para o espaço, seu brilho quente, que pode transitar em tons do laranja ao rosa dourado, traz uma atmosfera agradável e calorosa. Ele forma ótimas combinações com os outros materiais que aquecem o ambiente, mas tome cuidado, o exagero de elementos em cobre pode acabar cansando a vista, o ideal é adicionar um ou dois pontos com essa cor para garantir a harmonia geral do ambiente.

Adicionar os materiais que aquecem no seu decor é uma maneira simples e prática de transformar o seu cantinho em um refúgio para os dias frios. Mas lembre-se: o mais importante para deixar um ambiente aquecido é criar um espaço convidativo onde todos se sintam acolhidos e relaxados. Para isso, a dica é montar um espaço com uma composição harmoniosa e com personalidade, onde os elementos façam sentido, ou seja, um cantinho aconchegante onde você se sinta confortável!