Madeira que Gira: Valorização da matéria-prima pela tornearia

avis-capa2

Madeira Que Gira é a oficina de tornearia do designer Thomaz Brasil. As peças são produzidas manualmente usando madeira recuperada, reaproveitada ou reciclada, o que confere aos objetos um caráter único. As formas singelas e contemporâneas unem-se aos veios, cores e texturas do material. Tudo gira em função da madeira, ela é o destaque.

Achou interessante? Venha conhecer mais na matéria a seguir!

 

– O designer Thomaz Brasil

 

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

 

A Madeira que Gira originou-se através da formação, referências e trocas do designer, Thomaz Brasil. Formado em Design de Produto, o criador da oficina começou seus estudos e experimentações da técnica de tornearia no Reino Unido.

Na época, teve contato com diversos woodturners e filiou-se à SAW – Surrey Association of Woodturners (Reino Unido), participando de seus eventos, exposições e concursos. Posteriormente, Thomaz expôs suas criações em diversos eventos no Brasil e tem peças em exposição permanente no Museu do Artesanato em Petrópolis – RJ, cidade onde reside a oficina.

Inspiradas no design alemão e escandinavo, suas criações de linhas simples e contemporâneas aliadas à formas não convencionais refletem a experimentação e conhecimento do designer.

 

 

– Imagens da produção

 

Escolhendo a madeira como a protagonista indiscutível, a oficina tem como intuito valorizar esta matéria-prima. As texturas e padrões encontrados pelo designer em seu processo criativo são enaltecidas através de sua experiência e técnica artesanal.

A tornearia possibilita a utilização de diversas madeiras. Logo, o designer optou por usar, em sua maioria, troncos, vigas e caibros coletados ou que foram fruto de podas, obras ou outras situações. Este reuso sustentável do material, ou upcycling, traz aos objetos características únicas.

Entre suas peças, que compõem o acervo da Hometeka, estão: o Objeto Decorativo em Madeira Maciça Avis Naopi, o Castiçal em Madeira Maciça Peroba Rosa Hemi, o Objeto Decorativo em Madeira Maciça Avis Baigo. Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca ;)

Veja também:  Marcelo Bilac: Cultura e tradição brasileira materializadas em mobiliário

 

Inspiradas pela grande variedade de pássaros da fauna brasileira, a Coleção Avis apresenta figuras em formas e madeiras diversas. A sexta integrante da coleção, Naopi é a versão tropicalizada da figura Frapiá. Nesta série exclusiva, as peças são produzidas com madeira oriunda de um piano francês centenário.

teste

– Objeto Decorativo em Madeira Maciça Peroba do Campo Avis Naopi

 

Produzidas exclusivamente em madeira maciça, as tigelas Quadra mantêm as bordas brutas e as marcas de corte. Nesta peça é possível ver indícios e resgatar a memória dos usos anteriores do material. As superfícies destacam o contraste de textura e cores entre a madeira envelhecida desgastada e a madeira trabalhada com acabamento encerado.

teste

– Tigela Decorativa em Madeira Maciça Peroba Rosa Quadra

 

Os castiçais Hemi são torneados manualmente em madeira maciça. As linhas simples e o contraste das superfícies reta e curva dão o destaque à madeira, revelando sua personalidade em todo o objeto e mantém as cores e veios da madeira, tem acabamento encerado e os castiçais são feitos para uso com velas tipo rechaud, com recipientes metálicos.

 

teste

– Castiçal em Madeira Maciça Peroba Rosa Hemi

 

Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças da Madeira que Gira:

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Daniel Costa

Daniel é arquiteto mineiro que reside em São Paulo. Aspirante a blogueiro, você poderá encontrá-lo no techno, na ciclovia ou no boteco mais próximo. daniel@hometeka.com.br

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)

Logos Hometeka e Ribon