knót Artesanal: Contemporaneidade através da marcenaria tradicional

knot-copa-blog

Knót (ki-no-ti) é o encontro de design, beleza e simplicidade esculpidos de forma artesanal em madeira maciça. Usando técnicas da marcenaria artesanal, criam objetos cuja poesia dos detalhes é sempre acompanhada por conforto e funcionalidade.

Ficou curioso? Venha conferir na matéria a seguir!

 

– A arquiteta Renata Gutierrez e o woodworker James Rowland

 

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

 

A knót Artesanal formou-se pelo encontro entre a arquiteta brasileira Renata Gutierrez (nó) e o woodworker britânico James Rowland (knot), dois apaixonados pela forma, vida e textura da madeira. Knót vem da união de knot (nó em inglês) e nó, simbolizando a convergência de duas pessoas de diferentes origens, referências e ideias em um único propósito.

Sua proposta vem através de linhas simples, materiais de qualidade e acabamentos naturais. Todas as peças são feitas à mão usando técnicas da marcenaria tradicional para criar peças contemporâneas atemporais. Encontrar algo novo naquilo que já existe.

Ao retornar a produção manual, ao básico, e às raízes do próprio material, a marca consegue encontrar novos caminhos, não aparentes a princípio. Trabalhando com a madeira é possível explorar cada espécie, suas características e limitações, criando assim peças que não precisam só ver vistas, mas também sentidas. Objetos que anseiam serem explorados, onde a mudança de perspectiva revela novos detalhes.

A investigação em prol da singularidade e da funcionalidade, onde as partes reagem entre si enquanto busca-se equilíbrio, acaba resultando em móveis marcantes que exalam a história por trás do design.

 

 

 

– Imagens da produção

 

Todo esse processo acontece em Paraty, cidade que escolheram para se inspirar, viver e trabalhar. A oficina e o charmoso atelier ficam no centro histórico com vista para o mar. Estando cercados por alguns dos melhores designs da natureza, é impossível que parte disso não transpareça em suas próprias peças.

A produção da knót Artesanal foi premiado diversas vezes no A’Design Award, e foi duas vezes finalistas Prêmio Salão Design.

Entre suas peças, que compõem o acervo da Hometeka, estão: a Poltrona Canela o Armário Galgo , o Mesa de Centro Riva. Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca ;)

Veja também:  Conheça a Seleção Linha Essencial para sua Sala de Jantar!

 

Inspirado pelo cão Galgo, essa peça elegante e original foi criada como licença poética. Tanto como escultura quanto mobília, é sem dúvida, destaque em qualquer ambiente. Minimalista com encaixes feitos manualmente e detalhes em cobre, como os puxadores e as pernas finíssimas, o Armário Galgo é uma peça que pode ser apreciada de todos os ângulos. A parte traseira recebe seu próprio design com barras finas de cobre, criando uma transparência.

teste

– Armário em Madeira Maciça Freijó e Cobre Galgo

 

A Poltrona Canela foi projetada para ser uma poltrona confortável e elegante, combinando uma estrutura de madeira com detalhes de cobre no encosto e usando técnicas de marcenaria tradicional para construir uma peça delicada e forte ao mesmo tempo. Feita para compor um espaço de leitura ou mesmo de sala de estar, Canela foi desenhada para ser vista de todos os ângulos, especialmente por trás onde a composição com o cobre pode ser apreciada. Silver no A’Design Award 2018.

 

teste

– Poltrona em Madeira Maciça Sucupira Canela

 

Minimalista e repleto de sutilezas, a Mesa de centro Riva é uma combinação de habilidade e criatividade. Completamente moderna, embora contenha características orgânicas vistas tanto na sua forma quanto na disposição do cobre na prateleira inferior, é a composição de formas limpas e naturais. A curva do tampo merece uma atenção especial, oscila entre positiva e negativa, realçando a sensação de leveza.

 

teste

– Mesa de Centro em Madeira Maciça Freijó Riva

 

Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças da knót Artesanal:

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)

Logos Hometeka e Ribon