Ingrid Peixoto Design: design contemporâneo e respeito à matéria-prima

capa_ingrid-peixoto2

Ingrid Peixoto Design é um estúdio mineiro que toma como partido a geração de objetos que sejam funcionais, e que possam, ao mesmo tempo, despertar a emoção do observador, e sua respectiva admiração. Privilegiando, como regra, o uso de matérias-primas locais, tradicionalmente ligadas à sua cultura.

Quer descobrir mais? Venha conferir na matéria a seguir! Apresentamos histórias inspiradoras por trás dos estúdios de design, quem são seus criadores e também seus processos de concepção ;)

–  A designer Ingrid Peixoto

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Num claro diálogo com a tradicional cultura mineira de escultura em pedra sabão, a designer Ingrid Peixoto traz um novo olhar, mais contemporâneo, a produção de vasos, que tomam esta como materialidade. Todo o processo de manufatura é acompanhando de perto por ela, valorizando fortemente a relação com os pequenos produtores locais.

O seu processo gera elementos puros, com formas elementares, que emolduram e evidenciam os materiais utilizados, principalmente o latão, o vidro, e a estrela, a pedra sabão esculpida. Transitando entre um design minimalista, industrial e tradicionalista, seus vasos agregam valor estético à qualquer espaço e projeto.

Entre suas peças, que compões o acervo da Hometeka, está a Coleção Sólidos: os Vasos Quadrado, Triângulo e Curva. Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca ;)

 

O Vaso Cone, partindo da mescla de três materialidades distintas, gera um novo objeto que dialoga com suas partes fundantes: a base com a solidez da pedra sabão; o coroamento requintado do latão; e, o corpo superior que traz consigo a leveza do vidro. Este último, cria um vazio que faz com que as folhagens e florações de seus arranjos possam brilhar e expressar as múltiplas possibilidades desse suporte translúcido.

Veja também:  KMM Design: versatilidade e praticidade em móveis atemporais

 

teste

– Arranjo com dois Vasos Cone

 

 

O Vaso Cilindro bebe do uso dos mesmo materiais do anterior, porém aqui, utilizados de maneira distinta: a pedra sabão fica mais diminuta, abrindo espaço para o protagonismo do vidro que ao mesmo tempo que limita o mineral, o emoldura tal qual uma redoma de proteção, e libera a parte superior para as florações, que podem tanto se limitar pelo corpo transparente, quanto extrapolá-lo e emergir.

 

teste

– Arranjo com três Vasos Cilindro

 

 

A tríade da Coleção Sólidos, composta pelo Vaso Curva, Vaso Quadrado e Vaso Triângulo, fora pensada como peças que possam compor arranjos conjuntos, ou sozinhos, e que dialoguem entre si pela robustez de suas formas simples, puras e maciças. Aqui a pedra ganha total força, sendo vista em sua riqueza de texturas e variações cromáticas. As folhas de latão acentuam a espessura da peça e sua tridimensionalidade, refletindo belamente as plantas utilizadas nos arranjos.

 

teste

– A Coleção Sólidos: Vaso Curva, Vaso Quadrado e Vaso Triângulo

 

 

Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças da Ingrid Peixoto Design:


call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Guido C.

geminiano. estudante de arquitetura. apaixonado por projeto, patrimônio, design e história da arte. leitor assíduo de realismo fantástico. viciado em café e em cinema | guido@hometeka.com.br

Deixe um comentário