Na série Hometeka Visita a nossa equipe e a fotógrafa Bruna Bento vão até os nossos designers, para mostrar quem está por trás das peças. Dessa vez, visitamos as marcas Gema e a MTrancoso. Contaremos para vocês um pouco da história das marcas, o processo criativo e como elas se conectam! Ficou curioso? Confira a matéria seguir! = )

A Gema é um escritório de arquitetura mineiro, com forte atuação em São Paulo. Fundado em 2002, o escritório tem três sócias, Nara Grossi, Priscila Almeida e Joseana Costa, contemporâneas da Escola de Arquitetura da UFMG (EA-UFMG). A Gema iniciou a sua trajetória com a elaboração de projetos residenciais, comerciais e culturais, mas sempre existiu o desejo das sócias de desenvolverem, em paralelo à elaboração de projetos, uma linha de mobiliário. 

As especifidades dos projetos arquitetônicos desenvolvidos pela Gema, eventualmente, demandava que as arquitetas elaborassem o desenho dos mobiliários de seus projetos. O desafio inicial era conciliar o tempo e as demandas projetuais do escritório, com a criação de uma linha de mobiliário que pudesse ser comercializada. A linha de mobiliário da Gema começou a sair do projeto e tomar forma quando a arquiteta Giuliana Mora assumiu esse desafio. Iniciou a sua atuação na Gema em 2015, e desde então, se dedica a esse projeto em parceria com todo o time do escritório.

As inspirações para a criação das peças surgiram das necessidades projetuais e do cotidiano das arquitetas, ou seja, elas criaram produtos que não encontravam no mercado para ter em suas casas ou para incluir em seus projetos arquitetônicos. A característica marcante do design da Gema são peças multifuncionais e com combinações de materiais e cores. São peças simples, versáteis e feitas com matérias-primas brasileiras.

A Marcenaria Trancoso, fundada em 2002, tem como inspiração o distrito de Trancoso, pequeno povoado de Porto Seguro, no sul da Bahia. O fundador da marca, Roberto Maya, tem a proposta de incorporar a linguagem e as técnicas manuais do povo local, ao design contemporâneo de suas peças. Com residência em Trancoso há mais de 30 anos, o criador da marca é mais um dos forasteiros que adotou a cidade, ou biribando, termo usado pelos nativos de Trancoso para referirem-se aos forasteiros.

Veja também:  Materiais que Aquecem

A proposta da marca é produzir peças inspiradas na natureza e apresentar ao mundo o estilo de Trancoso. O material usado pela MTrancoso é sempre orgânico, onde o design respeita e valoriza as características naturais da matéria prima, como por exemplo, as fibras, contrastes e fissuras da madeira.

Além da matéria-prima local, o design da MTrancoso faz uso da marchetaria, técnica aprimorada pelos nativos de Trancoso, que se trata da arte do encaixe, ou técnica de ornamentar superfícies planas de móveis através da incrustação de materiais como a madeira e metais, onde a madeira é o principal suporte.

Agora que você já sabe da história dessas marcas, contaremos como o design delas se encontra. Lembra que contamos sobre a arquiteta Nara Grossi, uma das fundadoras da Gema? Ela, por diversas vezes, costumava especificar as peças da Marcenaria Trancoso em seus projetos arquitetônicos, assim, além do contato profissional e de encontros casuais do cotidiano, Nara Grossi e Roberto Maya tornaram-se um casal. Atualmente, as marcas Gema e MTrancoso já projetam peças de mobiliário em conjunto.

 

Confira algumas peças da Gema:

 

Confira algumas peças da MTrancoso:

Curtiu a história? Acesse as loja da Gema e da MTrancoso e se encante com os produtos.
Curtiu as fotos? Acesse o Instagram da fotógrafa e descubra o trabalho dela @bentobruna

Até a próxima visita!