Nós, da Hometeka, acompanhamos de perto os projetos e inspirações de vários escritórios de arquitetura e interiores que conquistaram nossos corações. Acreditamos que cada detalhe na criação de um novo projeto é marcado pelas paixões, histórias de vida e metas de seus criadores. É com a vontade de conhecer e compartilhar essas trajetórias que surgiu a idéia de publicar um pouquinho sobre cada um desses criativos que admiramos e seus projetos.

guay
As arquitetas da Guay, Ju e Nat

O primeiro escritório apresentado é a Guay! Sua história vem de alguns anos atrás, quando as arquitetas Natália Campos e Julia Varon se conheceram no primeiro dia de aula do curso de pós-graduação em Barcelona, na Espanha. Depois de voltar ao Brasil, mesmo com cada uma em sua vida profissional, decidiram apostar em um projeto que lhes trouxesse novos desafios e, principalmente, o prazer de fazer o que mais gostam. A Guay se destaca por ser uma plataforma online em que as arquitetas planejam transformar sonhos em realidade e trazem todas as soluções para os ambientes contemporâneos. O escritório possibilita uma nova maneira de transformar os ambientes, mais simples e acessível, com soluções que modificam o dia-a-dia de seu morador, tornando os espaços únicos e especiais. O incrível é que todo o processo é feito online, com uma metodologia especial criada pelas sócias: através de questionários, manuais, fotos e vídeos elas conseguem conhecer muito bem o cliente e o seu espaço, e entregar um projeto completo que inclui indicação de onde comprar todos os mobiliário e decoração, além de um passo-a-passo de execução.

Acreditamos que os espaços podem transformar momentos, melhorar vidas, tornar convivências mais agradáveis, e que devem estampar a personalidade das pessoas que usufruem dele. A casa deve refletir o morador, então é preciso criar o elo de relação entre a arquitetura e quem a habita.” – Cometam.

E é exatamente o reflexo do morador que é possível destacar nesse projeto lindo de um loft no Rio de Janeiro, em que o desafio foi criar um espaço jovem, colorido e bem prático, com objetos de design que se adequam e se destacam.

projeto-guay-02

Ele queria que o espaço fosse todo integrado, porém que o quarto tivesse um pouco mais de privacidade, por isso aproveitamos o desnível para criar um painel que divide os ambientes, serve de apoio para a TV e cabeceira da cama.” diz Natália.

As escolhas nos detalhes também fazem com que o projeto ganhe unidade: a mesma madeira é usada para integrar os ambientes da sala e da cozinha, com o detalhe do painel e das prateleiras. A madeira serve de fundo para as cores mais fortes como o da Poltrona A317 verde do Alê Alvarenga, o aparador Buffet Novita azul-escuro e a escrivaninha amarela Ringo ambos da Mobília Moderna.

projeto-guay-03

A iluminação foi um ponto importante do projeto, as arquitetas optaram por peças de concreto para combinar com o clima de loft. Cada ambiente tem seu detalhe, até na prateleira da sala tem um toque iluminado pela Tomada com a Luminária Encanto. No quarto escolheram a Luminária Concreto da Tomada, enquanto na sala, as luminárias Pendente Concreto e Resina e Pendente Greg da Marble compõe com as cadeiras Flip da Mobília Moderna, os bancos En Dehors em madeira do Studio Vida Design e a mesa Orto da Mube que reforçam o clima da casa. A escolha das cadeiras deixa o espaço mais leve e menos “quadrado”, assim as arquitetas acrescentaram dois bancos Tangram da Mube que ficam de apoio junto aos prateleiras, aproveitando o espaço resiliente.

A parede da janela foi revestida em tijolinhos brancos para dar um detalhe aconchegante, realçando a composição do conjunto de posters Pump I, II, III da Iludi junto ao poster Rider da Decohouse. A composição ganha um plus a luminária Desloque também da marca Tomada.

Para o ambiente da sala de televisão, as arquitetas escolheram o sofá A417 do Alê Alvarenga em cinza para combinar com a Poltrona A317 do mesmo designer. A mesinha Paleta da Mube, a mesa de apoio Encaixa Sofá da Modifica junto as almofadas em tricot e crochet da Señorita Galante dão uma cara acolhedora e prática. O toque final foi a escolha dos tapetes Mahina e Vermelho da Urda.

projeto-guay-05

Um projeto super jovem e integrado realçado pela curadoria de peças Hometeka feita pelas arquitetas. ¡Qué guay!

Veja também:  Coworking por Pollyana Nunes