As cores influenciam o humor, refletem nossa personalidade e são a assinatura que garante identidade e originalidade a um projeto de interiores. Mas, sair do óbvio não é trivial, concorda? Misturas inesperadas como amarelo e turquesa, por exemplo, funcionam muito bem nos editoriais de arquitetura. Mas como acertar com precisão o tom dentro de casa? Uma escolha equivocada de cores pode diminuir o tamanho do seu espaço, provocar cansaço visual ao longo do tempo e engessar o projeto para futuras adições de novas peças.
Aprenda a ciência básica das cores e inspire-se com as nossas sugestões de tapetes mais adequados para cada ambiente.

Círculo Cromático
O ponto de partida para entender o mecanismo das cores é o círculo cromático. Representado pela primeira vez em 1666 por Isaac Newton, o mecanismo é uma representação das cores percebidas pelo olho humano.
Cores primárias:
azul ciano |
vermelho |
amarelo |
Cores secundárias:
violeta |
laranja |
verde |
Cores terciárias:
amarelo esverdeado |
amarelo alaranjado |
azul arroxeado |
azul esverdeado |
vermelho arroxeado |
vermelho alaranjado |
Harmonia
Na hora de escolher uma combinação de cores para decorar, é preciso ter em mente os diferentes tipos de harmonização que as cores podem estabelecer entre si.







Tamanho do espaço
Parece óbvio, mas na hora de escolher a cor do tapete para sala ou quarto, o primeiro passo é avaliar a área útil total do ambiente. Cores mais vibrantes, como o vermelho e o laranja, não devem ser utilizados em ambientes pequenos, pois dão a sensação de um lugar ainda menor. A dica nesses casos é optar por tons mais neutros e deixar o colorido nos objetos menores da decoração, já que o tapete representa normalmente uma área significativa da percepção visual do espaço.
Amarelo e azul
O amarelo é um tom brilhante, leve e quente. O azul é menos chamativo aos olhos e está associado à ordem e tranquilidade. A combinação dessas duas cores primárias cria uma decoração equilibrada, em que o ambiente não fica visualmente muito quente ou muito frio. Assim, uma combinação pop, mas equilibrada pode ser um tapete em tons de azul com uma parede em tons amarelados.

A variação entre laranja e azul também combina e gera o mesmo efeito de harmonia.
Violeta
Assim como o azul, o violeta é um tom que funciona muito bem com ele mesmo. É possível decorar com paredes e objetos em diferentes tons de violeta sem deixar o ambiente monótono ou fechado demais. No exemplo abaixo o tapete Kilim Agra Super Lã da Hometeka tem o violeta diluído na trama com tons mais neutros. Ele é feito com lã 100% natural da Nova Zelândia e por causa da qualidade da matéria-prima tem um toque muito suave, ideal para estar ao lado da cama e começar o dia pisando em uma textura delicada.

Cinza e amarelo
Por ser próximo do branco e do preto, o cinza acaba se tornando uma cor neutra e coringa quando há dúvidas na hora de combinar. O amarelo, tom mais aberto e claro, fica com o papel de deixar o ambiente atrativo e compensa o ar mais reservado conferido pelo cinza.

3 cores
Utilizando o conceito da harmonia de 60°, é possível decorar um ambiente inteiro utilizando azul, marrom e laranja. Apesar de serem bastante distintas, essas cores funcionam bem juntas porque estimulam a visão de maneiras diferentes. Compense entre tonalidades mais claras e escuras e a decoração fica elegante e diferente.

Apesar de parecidas, essas cores se destacam quando usadas juntas na decoração. Por serem análogas no disco cromático, elas não se contrastam, mas se complementam e geram sensação de harmonia, tranquilidade e delicadeza no espaço em que são aplicadas.
Curtiu as dicas?
Então não perca porque a linha de tapetes Hometeka está com uma combinação imperdível: Frete Grátis + Promoção + Envio Imediato. Conheça aqui.