Dicas para montar um ambiente multifuncional

Em tempos em que tudo acontece de forma rápida, as pessoas tendem a desempenhar muitas funções ao mesmo tempo. Assim, a busca pela produtividade, organização e eficiência tem se tornado rotina na vida das pessoas. Os ambientes que permitem múltiplos usos possibilitam e facilitam essa multifuncionalidade pessoal.

Os ambientes devem ser harmoniosos em todas as suas composições e, para alcançar esta harmonia, o primeiro passo é entender quais as suas necessidades. Conhecer seus próprios gostos, hábitos e sua rotina ajuda na hora de elencar quais ambientes (ou funções) são prioritários. A escolha dos objetos, para compor seu espaço é, sem dúvida, parte essencial desse processo. Mas além de definir quais são e onde estão esses objetos, é importante definir onde eles não estão – os espaços.

Para fazer a composição do seu espaço de forma criativa e simples, é essencial medi-lo para saber quanto dele está disponível (leve em consideração portas e janelas), e assim escolher os móveis e objetos mais adequados. Outra dica é aproveitar áreas consideradas perdidas (embaixo da escada, por exemplo) e procurar delegar mais de um papel aos móveis – use a flexibilidade dos móveis multifuncionais para conciliar suas necessidades e desejos à realidade do seu espaço.

Criar ambientes integrados, onde mais de uma função é delegada à um ambiente simultaneamente, sem divisórias concretas como portas e paredes, é uma forma inteligente de otimizar o espaço disponível. Para isso, é imprescindível levar em consideração os espaços de trânsito e respiro. Esses ambientes não devem ter barreiras visuais, mas deve-se permitir a identificação imediata de onde ele começa e onde termina – você pode utilizar tapetes e paletas de cores para fazer essa diferenciação. Prateleiras vazadas, aparadores ou balcões que delimitam o espaço sem separar o campo visual é uma carta na manga para dar a sensação de amplitude.

Veja também:  Hometeka Visita: Gema + MTrancoso

Organização é palavra de ordem para que um ambiente com multi propostas cumpra a sua função. Prateleiras, organizadores e móveis com gavetas, nichos e compartimentos são peças essenciais para compor a decoração. Lembre-se de sempre aliar praticidade e estética, ficar feliz com o visual é importante!

Seja para combinar lazer e trabalho ou apenas para tornar seu ambiente mais versátil e funcional, ter em mente o tipo de ambiente que você quer e fazê-lo funcionar de acordo com o que você precisa é o caminho mais eficiente para dar mais vida aos seus espaços!

multifuncionais_banner-promo