Por serem funcionais e decorativas, as prateleiras e estantes podem – e devem – ser utilizadas em qualquer tipo de ambiente. Além de grandes aliadas da organização, elas também ajudam a personalizar a decoração de espaços, abrigando livros, fotos, utensílios domésticos e até objetos de arte.

Confira as dicas da Hometeka para escolher o melhor tipo de prateleira ou estante para o seu espaço e inspire-se com as imagens da galeria acima.

imagem via Pinterest
imagem via Pinterest

Cozinha

Utilize prateleiras para armazenar condimentos, vasilhas e até eletrodomésticos. Como alimentos e louças são mais pesados, é importante investir em uma prateleira mais reforçada, especialmente as com mão francesa – estrutura triangular que serve de base e fixa a prateleira à parede.

imagem via Crown Point
imagem via Crown Point

Prateleiras coloridas dão um ar mais divertido e ajudam a compor a decoração da cozinha.

imagem via House from Internet
imagem via House from Internet

Banheiro

Nos banheiros, o mais adequado é investir em prateleiras um pouco mais estreitas, devido ao tamanho reduzido do espaço. As de vidro são bastante delicadas, deixam o ambiente mais clean e servem de apoio para perfumes, velas aromáticas, maquiagens e itens pequenos de higiene, deixando a pia ou bancada livre.

imagem via Designfx
imagem via Designfx

As estantes também são importantes nos banheiros. Podem servir para guardar toalhas, papel higiênico e outros objetos de uso pessoal. As de madeira são tradicionais, elegantes e resistentes, basta escolher o tipo certo e seguir os cuidados de tratamento e manutenção – o bim.bon mostra como aqui.

imagem via Spectrum
imagem via Spectrum

Quartos

Nos quartos, as prateleiras são interessantes para expor desde fotografias até coleções de objetos. Aposte em modelos diferentes, que reflitam sua personalidade e tenham espaço suficiente para que você exponha tudo aquilo que gosta e é importante para você.

imagem via Marcel Steiner
imagem via Marcel Steiner

Quanto às estantes, prefira as com mais divisórias – assim é possível guardar separadamente livros, discos, caixas e até brinquedos no caso dos quartos infantis.

Veja também:  Upcycling e decoração: pallets, caixotes e shapes de skate

Dê preferência às prateleiras ou estantes feitas de madeira e com suporte, que podem suportar itens mais pesados sem ceder ou quebrar.

imagem via Pinterest
imagem via Pinterest

Sala

A sala de estar é o ambiente com mais possibilidades de uso para as estantes e prateleiras. Livros, objetos de arte, fotos, vasos e porcelanas antigas podem fazer parte da decoração ao mesmo tempo sem que o ambiente fique poluído. Estantes que vão até o teto são indicadas, pois dão impressão de amplitude ao cômodo. Também é importante escolher um material mais forte – como a madeira – devido ao peso dos objetos.

imagem via Home Koe
imagem via Kijashi

Nichos e espaços irregulares também deixam o ambiente mais destacado e será um prazer receber familiares e amigos no espaço. No entanto, os nichos são geralmente feitos em MDF – por isso, é necessário tomar cuidado com o peso dos objetos colocados para que não aconteçam acidentes.

imagem via WikiHow
imagem via WikiHow

Faça você mesmo

Se você prefere ir além para personalizar e economizar, a sugestão é investir nos pallets e caixotes de madeira – além de baratos e facilmente encontrados, existe uma infinidade de combinações e usos diferentes para transformá-los em uma estante ou prateleira. Aprenda aqui a montar o seu e inspire-se com ideias de decoração com pallets, caixotes e carreteis.