Francisco Oliveira explora projetos autorais alinhados à memória e cultura local, experimentando com diferentes formas e materiais no desenho de móveis e luminárias. Acredita que o design emocional pode trazer significados aos objetos e influenciar a relação do usuário com os produtos.
Ficou curioso? Venha conferir na matéria a seguir!

– Arquiteto e Designer Francisco Oliveira
Francisco Oliveira é Arquiteto e Urbanista (UIT) e pós-graduado em Design de Móveis (UEMG). Nascido em Belo Horizonte, Minas Gerais, viveu em várias cidades no interior de Minas ao longo de sua vida antes de retornar para a capital mineira, onde atualmente fica seu ateliê.
O designer conta que o que o levou para a arquitetura e principalmente para o design de móveis foi conhecer a Cadeira Paulistano do Paulo Mendes da Rocha. Conhecer essa peça revelou sua paixão por cadeiras, e, para ele indissociável, a arquitetura . Em 2017 começa a produzir móveis, inspirado principalmente pelo mobiliário modernista.
Francisco vem de uma família onde trabalhos manuais e artísticos são enraizados na cultura, assim sempre conviveu dentro do universo da produção artesanal, o que afeta diretamente a sua abordagem. Ele acessa suas memórias para definir a direção e os temas que aborda no desenvolvimento dos projetos de design, resgatando os lugares da sua infância, as brincadeiras, as pessoas e a vida no interior.
Com uma produção 100% artesanal, busca sempre experimentar e explorar pluralidade e brasilidade, o que justifica a variedade material de seus projetos. É um processo investigativo, onde sempre há um primeiro cruzamento de uma ideia preliminar com uma técnica associada ao material, entrando em contato com fornecedores para se aprofundar. Essa troca de saberes é incorporada na experiência do projetar.
Naturalmente curioso, acredita que o design nasce da solução de um problema e, quando se depara com um desafio, sempre começa pela pesquisa, fazendo cruzamentos para ampliar o processo criativo. Procura explorar outras formas de buscar inspiração, treinando o olhar para o ordinário.

– Francisco Oliveira e Cabideiro Cerrado
“A minha fonte de inspiração é a cultura material e imaterial do Brasil. Busco olhar para esse grande repertório e transformar em referências no meu processo criativo.”
Entre suas peças, que compõem o acervo da Hometeka, estão: o Cabideiro Cerrado, a Luminária Pipa, a Poltrona Adélia. Role para baixo e conheça um pouco mais sobre a marca ;)
Peça favorita do designer, o Cabideiro Cerrado é uma peça versátil e indicada para ambientes internos. Inspirado no Bioma do cerrado, caracterizado pela vegetação baixa e retorcida com frutos robustos, o Cabideiro é uma desconstrução formal dessa vegetação.

– Cabideiro Luminária em Aço Cerrado
A Luminária Pipa é uma peça lúdica e atemporal inspirada nas esculturas de Amílcar de Castro, artista plástico e designer gráfico mineiro. Com design simples, pode ser usada em qualquer ambiente, dispensando instalações complexas para uma luz indireta.

– Luminária Metálica de Parede Pipa
Os poemas de Adélia Prado são carregados de elementos do cotidiano, de uma vida sem pressa, cheia de sentimentos. A Poltrona Adélia é uma pausa. Ou melhor, um pêndulo, entre passado e futuro. Um olhar feminino para o cotidiano carregado de significados. Olhar que atravessa o tempo, a escrita, e termina na linha. Linha que dá contorno, que forma a trama. E nessa trama de memórias cheias de significados, se encontra o afeto.

– Poltrona em Aço e Corda Náutica Adélia
Curtiu? Clique e confira mais detalhes das peças da Francisco Oliveira: