Emobilia: Design industrial e sustentabilidade caminhando juntos.

principal

A Emobilia surgiu em Minas Gerais no ano de 2017, fruto da paixão do casal de engenheiros Andrea Chaves e Leonardo Mattos por design, memórias afetivas e sustentabilidade. Viram nas sobras de materiais de suas construções um potencial a ser explorado, tornando-as então em matéria prima para projetos de móveis e objetos.

As peças são inspiradas nas grandes caixas de aço que, recentemente, têm ganhado espaço na arquitetura e engenharia civil, os Contêineres, que dão o visual industrial descolado que todas as peças da marca apresentam. Segundo o pensamento do casal, o minério de ferro extraído de nossas minas se transforma, roda o mundo e retorna aos projetos da marca na forma de fragmentos de arquitetura sustentável.

 

Quer descobrir mais sobre Emobilia?  Venha conferir na matéria a seguir!

.

– Andrea Chaves e Leonardo Mattos, idealizadores da Emobilia.

.

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

O fundamento das peças da Emobilia é a sustentabilidade. Reutilizando e reciclando os resíduos de construções, dão nova vida a esses materiais e prolongam a vida deles, o que antes seria descartado é transformado em peças contemporâneas com um quê industrial. Além de trazer um design lindo, as peças contam histórias e transmitem filosofias.

Recortes de chapas de containers marítimos, aço de construção e outras peças e materiais de serralheria e marcenaria são recortadas e recebem tratamento mecânico. Depois de recuperadas e moldadas, recebem pintura e acabamentos manuais, o que torna cada peça única e especial.

Além das questões sobre sustentabilidade, a marca ainda preza e pensa sobre as questões sociais. Os poucos resíduos da produção são coletadas por cooperativas de catadores locais para reciclagem, fomentando, não só as cooperativas como a reciclagem também.

 

Alguns destaques da marca que compõem o acervo Hometeka são a Lareira Container, a Poltrona Cavaco e o Rack Container Gigahertz

A marca buscou inspiração no design das “grandes caixas de aço” para criar uma linha de móveis container na qual reutilizam os recortes das chapas dos containers marítimos, resíduos dos processos de customização dos containers pela construção civil, o resultado é a coleção Portos do Mundo, que homenageia através das cores e coordenadas geodésicas, os principais portos espalhados pelo mundo que movimentam containers. Casa móvel container pode ter a bandeira e as coordenadas de um lugar que está nas suas memórias.

Veja também:  USO Atelier: Experimentações Estéticas com Madeira Multilaminada

Ressignificado em forma de mobiliário, o Rack Hertz é produzido a partir de chapas de aço corten recortadas de containers marítimos que navegaram pelo planeta e foram descartados. Além da utilidade convencional, pode ser utilizado como mesa de apoio ou lateral ou para aquilo que sua criatividade alcançar! Ideal para trazer um toque industrial para sua casa, e ainda apostar na cor para dar uma nova vida ao ambiente.

 

 

-Rack Hertz.

 

Das lembranças da infância dos rastros da jaguatirica em aventuras pela Serra do Espinhaço surgiu a Poltrona Cavaco, com design contemporâneo unindo geometria e simplicidade. A poltrona enaltece o ferro e investiga as antigas técnicas e fazeres dos antigos ferreiros em equilíbrio com a dos novos construtores. Sua estrutura vazada e com linhas finas garante um visual leve e que não carrega muito o ambiente. Além do conforto evidente, a poltrona compõe perfeitamente sua sala de estar por ser uma peça sem muito peso visual.

– Conjunto Poltrona e banqueta Cavaco.

 

Se encantou com as peças? Clique e descubra mais sobre Emobilia ;) 

call-to-action_acesse-a-loja_fundo-branco

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon