Conteúdo em parceria com Brilia. Brilia faz parte do Hometeka Partners, um grupo muito especial de empresas, alinhadas com os valores da Hometeka que colaboram conosco para permitir a criação de conteúdos e eventos sobre arquitetura, design e decoração que ajudam milhares de pessoas em todo o país a ter mais qualidade de vida em seus espaços de morar e trabalhar.

Qualquer cor, a qualquer hora. A tecnologia LED permite mudar o tom dos ambientes com o simples toque de um controle remoto, oferecendo sustentabilidade e dinamismo aos mais variados projetos. Quartos, salas de aula, restaurantes, boates, piscinas, aviões… Vale tudo!

Inspire-se com a gama de possibilidades e confira as dicas de aplicação de efeito cromático que preparamos pra você.

imagens via Pinterest
imagens via Pinterest

Branco (ou luz fria)

Tom neutro, muito utilizado para dar a sensação de amplitude, atenção e limpeza aos ambientes. Bastante usado em escritórios e áreas de trabalho da casa como cozinha e lavanderia. É uma temperatura de cor que desperta e nos ajuda a manter o foco nas atividades.

Nas imagens acima, a iluminação branca aparece embutida, proporcionando uma sutil iluminação indireta.

Por considerarem a escala RGB, os LEDs conseguem produzir um branco mais puro e há opções no mercado entre tons frios e mais quentes.

kSGDC
à esquerda: Concrete House | Main Bedroom | M Square Lifestyle Design

Amarelo (ou luz quente)

A luz na temperatura de cor quente, aquela amarelinha, é uma luz que acolhe e relaxa. Muito utilizada para iluminar áreas de descanso como o quarto, e de convívio, como a sala de estar. Traz um ar aconchegante ao espaço, tendo efeito contrário a luz branca, que desperta e anima.

via Art History Images

Laranja

Cor dinâmica e viva. Segundo psicólogos, tons alaranjados produzem um efeito cromático que estimula a área do cerébro responsável pela comunicação. Logo, é indicada para espaços de convivência, como sala de jantar e visitas.

Matizes suaves, como pêssego, deixam o ambiente aconchegante, enquanto tonalidades mais intensas sugerem estabilidade.

A imagem mostra uma área reservada com iluminação especial em uma capela nos Estados Unidos.

via The President Wears Prada

Vermelho

Estimula as áreas de relacionamento afetivo e sucesso, mas deve ser usada com precaução, já que em excesso pode incitar a irritabilidade e nervosismo. Em domicílios, recomenda-se o uso em ambientes mais íntimos ou direcionado a itens de destaque.

A iluminação da escada deste shopping em Washington combinou tons variados de vermelho, magenta e coral para atingir o equilíbrio.

via StudioColorInc

Violeta

Essa é uma das cores com aplicações mais curiosas. Apesar de ser muito utilizada em dormitórios e projetos direcionados ao público feminino, a iluminação em tons de púrpura está presente na ambientação de aeronaves, devido as suas propriedades relaxantes.

O sossego e a calma também são associados a essa nuance. Em aplicações mais escuras, sugere mistério e dinamismo.

Veja também:  Guia prático: a ciência básica das cores para escolher o tapete certo para seu ambiente
Pionen Datacenter via Architecture Buildings

Azul

O azul tem sido ligado a emoções de plenitude e liberdade há muito tempo. Os usos podem variar muito de acordo com as matizes. Azul claro, por exemplo, é recomendado para ambientes calmos.

Alguns decoradores chegam a afirmar que a pintura ou aplicação de iluminação indireta em tons suaves pode tranquilizar crianças agitadas. Matizes mais escuras sugerem produtividade e poder. Na foto, a iluminação azul realça o maquinário de um centro de computação sueco.

via Aevtiel

Verde

Cor que remete automaticamente à natureza. Representa cura e esperança. Muito utilizada na iluminação de jardins e piscinas, por realçar os tons naturais.

Neste caso o LED é imprescindível, já que é resistente à água. Nos ambientes internos, o verde é usado em tons mais claros, geralmente em banheiros.

LightRails, instalação em LED de Bill FitzGibbons

Dicas

Lembre-se de adequar as condições de iluminação às sensações que deseja transparecer em cada ambiente, e confira se a luz aplicada combina com seus itens de decoração. Outra dica é evitar grandes contrastes e a monocromia total.

Em aplicações atrás de objetos e principalmente em itens que projetam luminosidade e imagens, procure por uma fonte menos intensa para evitar interferências e desconforto visual.

E, é claro, explore! As alternativas e combinações são infinitas e podem ser mudadas a qualquer hora. Descubra novas configurações ao ajustar o tom, intensidade e transição das luzes. Através de sua tecnologia LED, a Brilia oferece várias opções em iluminação que distribuem a luz uniformemente e resistem a grandes temperaturas.

As lâmpadas LED da Brilia, por exemplo, duram até 25 vezes mais que as lâmpadas comuns e contam com alto nível de reprodução de cor. A linha completa de lâmpadas Brilia é certificada pelo Inmetro, o que garante a qualidade e durabilidade dos produtos que ainda contam com garantia de 2 a 3 anos.

Veja mais exemplos na galeria acima. Navegue pelo catálogo de produtos da Brilia e mude seus espaços através da luz.

 

Conteúdo em parceria com Brilia
Brilia faz parte do Hometeka Partners, um grupo muito especial de empresas, alinhadas com os valores da Hometeka que colaboram conosco para permitir a criação de conteúdos e eventos sobre arquitetura, design e decoração que ajudam milhares de pessoas em todo o país a curtir melhor seus espaços de morar e trabalhar.
Brilia_MarcaPrincipal_Tagline
Sobre a Brilia
Pioneira no desenvolvimento e comercialização de lâmpadas, fitas e acessórios LED no Brasil, a Brilia acredita que “Luz Muda Tudo” e investe para oferecer soluções que coloquem cada vez mais o poder transformador da luz nas mãos das pessoas.