A marcenaria e as ferramentas que compõem esse universo sempre fizeram parte da vida da designer e arquiteta Luciana Castro. Isso porque o trabalho de transformar a madeira é um antigo hobby do seu pai. E desde criança ela o acompanhou nas aventuras de criação e construção de objetos.

Madeiras descartadas coletadas por Luciana Castro
Madeiras que foram descartadas sendo preparadas para receber novo uso | Foto: Divulgação

Apaixonada por DIY (Do It Yourself, em português, Faça você mesmo), Luciana também encontrou na marcenaria uma forma de exercitar sua criatividade. De imediato, as madeiras reaproveitadas de paletes foram uma alternativa rápida e econômica para unir a marcenaria e o conceito de DIY. Mas, Luciana se apaixonou por esse universo e decidiu ir um pouco além. Como arquiteta, passou a materializar as ideias para os projetos que desenvolvia criando peças de mobiliário e objetos utilitários com a madeira. E foi daí que veio a ideia de criar a Com Pallet e uma linha de produtos para comercializar.

Luciana no seu ateliê | Foto: Divulgação
Luciana no seu ateliê | Foto: Divulgação

Luciana comenta, que apesar de parecer simples o descarte da madeira envolve uma política muito séria. Por isso, além de paletes, são usados outros tipos de madeira descartadas na produção das peças. “Conseguir todo material em bom estado não é uma tarefa fácil. Depois de coletadas, é preciso verificar se as madeiras não estão frágeis e se não acumulam fungos ou cupins. Ao final da seleção, as peças são lixadas e tratadas“.

Sobre o processo de criação, Luciana comenta que é bastante empírico. “As primeiras peças foram surgindo em um processo bem fluido, com o desmanche dos paletes e sobras de madeira. Nosso ateliê é local de experimentação e buscamos ressignificar os materiais simples”.

Veja também:  Ventina Design: banquinhos infantis para decorar, brincar e colorir

Localizado em Belo Horizonte, o ateliê concentra as partes de criação, estoque e uma pequena parte da produção, que se complementa com a colaboração de marceneiros. Eles cuidam dos projetos maiores e que exigem máquinas e processo semi-industrial.

O resultado das criações da Com Pallet são peças que resgatam a simplicidade da madeira e que assim como o material de que são feitas contam, cada uma, sua história com seus cheiros, veios e texturas. Conheça e leve para casa!

Se você quiser conhecer mais sobre o trabalho de designers independentes, assine nosso boletim.