Pisos anti-derrapantes são aqueles que possuem uma superfície mais áspera ou rugosa, e portanto, que oferecem mais resistência ao escorregamento. O deslizamento é resultado da ausência do atrito entre piso e sapato (ou pé descalço), na hora do caminhar. Para garantir a segurança o coeficiente mínimo de atrito recomendado pelos fabricantes de pisos cerâmicos é de 0,4 em áreas internas. Para áreas externas deve-se ter pisos com maior índice de atrito.

Os pisos anti-derrapantes tem múltipla funcionalidade. Podem ser aplicados em áreas externas expostas a chuva, como calçadas, escadas e entradas de prédios, terraços, playgrounds e afins, e também são indispensáveis em áreas próximas a piscinas ou no interior de saunas, já que os riscos são os mesmos. O material também é recomendado para lares habitados por crianças ou idosos, grupos mais propensos a quedas que podem gerar fraturas graves. Além destas, destaca-se também a importância dos piso anti-derrapantes em banheiros. O piso liso quando molhado é causador de inúmeros acidentes nesse ambiente.

De diversos modelos, padrões, formato e cores, já há no mercado opções de pisos anti-derrapantes em cerâmica, cimentícios, emborrachados, granitos flameados e outros materiais diversos. Há também opção de utilizar carpetes e emborrachados para o fim.

Há modelos de piso anti-derrapantes que possuem coloração amadeirada mas que possuem em sua composição propriedades de borracha, o que impede possíveis escorregões e quedas.

Este material é mais indicado para cômodos internos como, por exemplo, cozinha, sala, quartos e escadas. O fato de ele ter uma tonalidade discreta facilita a decoração com os outros artigos da residência.

Existem também no mercado produtos que podem ser aplicados sobre pisos cerâmicos, porcelanatos, mármores, granitos polidos e cimentícios, entre outros, que trazem esse benefício.

Veja também:  Hometeka para time WeWork

Trata-se de um reagente químico, que segundo os fabricantes, ao entrar em contato com o piso cria uma camada de microventosas, imperceptíveis visualmente, que minimizam os escorregões.

Geralmente esses produtos têm secagem rápida e a não alteram a aparência do piso existente, exceto no caso de pisos altamente polidos, que perdem um pouco do brilho.

A durabilidade da aplicação é variável de acordo com o uso e a manutenção. Pode ser de 5 a 10 anos. Para o bom desempenho do produto, o piso deve ser lavado frequentemente com detergente neutro ou específico. O custo médio é de R$ 26,00/m².

Há também a opção de usar adesivos antiderrapantes, que podem ser colados por cima do piso em questão, e assim garantirão segurança ao local. O único cuidado com estes modelos é que devem ser trocados periodicamente, já que acabam se desgastando com o uso ao longo do tempo.

imagens Divulgação

Clique aqui e conheça os prós e contras de 8 tipos de piso e descubra onde aplicá-los.