Quer incluir uma banheira relaxante no seu projeto? Inspire-se com as fotos da galeria e acompanhe o post para conhecer os modelos, condições de instalação, preços e orçamentos.

Modelos e Formatos

A primeira questão a ser pensada é: o seu ambiente tem espaço para uma banheira? Seja ela tecnológica ou provençal, o banheiro precisa medir no mínimo 1,90 m x 2,10 m.

Avalie a peça antes de tomar uma decisão final. Opções de canto podem ser instaladas em quinas, com formatos ovais ou triangulares e ocupam menos espaço. Produtos redondos são mais amplos e decorativos.

No entanto, o modelo de banheira mais comum do mercado é o retangular, de embutir. A peça exige gastos com mão de obra e material de construção, pois precisa de uma base de alvenaria para ser instalada.

Os chamados “freestanding” ou de apoio dispensam essa base, mas são mais caros. Nesse caso, o processo é mais simples. A banheira pode ser instalada diretamente em pontos de entrada e saída de água.

A arquiteta Maristela Broilo informou ao site Casa IG que “O ideal é estudar a planta do banheiro para ter certeza sobre a melhor forma. Às vezes uma banheira redonda de grande porte pode ser favorável, pois o deck acompanha”.

Instalação

Apesar do lugar comum das banheiras serem as salas de banho, você pode instalá-las em qualquer ambiente, basta fornecer pontos de água, energia (padrão de 220v) e assegurar que o espaço seja bem ventilado e não acumule umidade.

Caso você pretenda reformar, lembre-se que uma banheira com água pesa na estrutura das edificações. É importante consultar arquitetos, engenheiros e até mesmo os vizinhos, já que a saída de esgoto pode implicar em intervenções no teto do apartamento inferior.

Veja também:  Hometeka para time WeWork

Produtos com televisores, hidromassagem e outros extras exigem disjuntores, fios e rede elétrica independente. O motor por si só precisa ser acomodado em espaço acessível para a realização de manutenção.

Ao seguir as instruções do fabricante e contratar mão de obra especializada, seu projeto terá uma banheira livre de problemas.

Preços

Associadas a ambientes luxosos, as banheiras simples podem ser encontradas a partir de R$ 975,00 + Instalação, que segundo a SINAPI, custa R$ 334,40.

O que você achou das dicas? Aproveite para conhecer também o Guia Completo de Revestimentos para Banheiro.

com informações de Casa IG, Casa Claudia, Casa de Valentina, Como instalar, FazFácil