Porta pivotante: vantagens, desvantagens e cuidados necessários

1

Utilizadas há cerca de 20 anos no Brasil, as portas pivotantes adicionam estética e elegância a qualquer projeto. Ideais para serem utilizadas na entrada de casas e apartamentos, parte da porta é projetada para fora, o que permite a escolha de modelos maiores e com design mais arrojado.

Nesse sistema, a folha da porta gira em torno de um eixo vertical – o pivô – ao invés de utilizar as dobradiças tradicionais. Os pinos de fixação são colocados em cima e embaixo no portal, garantindo maior leveza e flexibilidade à porta. Confira a seguir as principais vantagens, desvantagens e cuidados que você teve ter quando decide instalar uma porta pivotante na sua residência:

Vantagens

Uma das grandes vantagens das portas pivotantes é a economia de espaço. Como uma parte da folha acaba ficando para fora do ambiente quando a porta é aberta, o sistema é ideal para lugares pequenos ou onde há mobília perto da entrada – as portas tradicionais podem bater nos móveis e danificá-los.

Além disso, as ferragens não ficam aparentes, uma vez que o sistema do pivô é embutido no portal e fixado na parte inferior e superior da porta.

As portas pivotantes também são de instalação fácil quando comparadas às portas convencionais. Como há apenas dois pivôs de sustentação, as chances da porta não se encaixar corretamente quando é fechada é menor – nas portas de abrir, tudo depende da instalação correta e bem posicionada das dobradiças. Geralmente, o mais indicado é encomendar uma porta pivotante sob medida – quanto mais alta, maior será a sensação de amplitude dada ao espaço.

Os modelos em madeira e aço são ideais para usar na entrada de residências, por serem mais fortes, resistentes e seguros. Já as portas de vidro podem ser instaladas no interior da casa como divisória de ambientes – como cozinhas e varandas.

Veja também:  Studio Paulo Kobylka: Repensando pré-existências

Desvantagens

Apesar das vantagens, as portas pivotantes são mais frágeis – por isso, é importante que a porta tenha uma estrutura rígida para não garantir segurança e não gerar empenamento no futuro. Além disso, a vedação é inferior quando comparada à das portas de abrir – o que pode aumentar a quantidade de poeira e insetos dentro de casa, de acordo com a área onde você more.

Cuidados

Antes de projetar a sua porta pivotante, tenha em mente que a porta de entrada de casa deve ter, no mínimo, 0,80m de largura e 2,10m de altura. Os pivôs devem estar a uma distância do batente para que sobrem pelo menos 0,90m para a abertura, pois cerca de 10cm serão usados para a rotação do eixo e ‘perdidos’ quando a porta é aberta.

Além da porta, também é importante investir em um sistema de fechaduras resistente e seguro – as fechaduras reforçam a estrutura da porta e garantem que a sua casa permaneça protegida.

 

imagens via Anyway Doors, Homedit

Nadine Alves

Nadine é mineira e fotógrafa. Apaixonada por filmes de terror, animais fofos e pelos anos 80.| nadine@hometeka.com.br

Comentários

  1. malfatti

    18/06/2016

    Quer saber? Respeito quem goste da porta pivotante, mas eu, particularmente, acho de tremendo mau gosto e pouco prática.

  2. Newton C Braga

    14/05/2017

    É perigosa. Uma mão descuidada, principalmente de crianças, na abertura estreita da porta pode significar dedos decepados ou mão esmagada qdo a porta for fechada.

  3. JOSE CARLOS Oliveira

    17/03/2019

    Não recomendo como porta de entrada, em ambiente sem cobertura externa, além de insetos, poeira e água de chuva entram com facilidade por baixo desta porta.

  4. francisco luis mendes jacintho

    04/05/2019

    eu fui num armazem e vi este estilo de porta gostei e irei colocar uma mais gostaria de saber se uma porta de mogmo da para colocar os pinos. a porta ja comprei falta so as dobradicas sera que esta porta ira se encaixar nos pinos que sao 2. me de uma dica.

  5. marcelo tavares santos

    22/12/2019

    A porta tem um bonito design, porem falta a questão da segurança ao usuário.

  6. Fabricio

    30/09/2020

    Os roletes precisam ser sempre bem regulados, pois se não a porta abre com qualquer vento, tendo de ficar sempre chaveada. Já tive, acho bonita, mas pouco eficiente.

Deixe um comentário