Na hora de pintar ou colocar um novo papel de parede, é importante que sua parede esteja nivelada para que o serviço seja bem acabado e o resultado seja o melhor possível.

Aqui você vai encontrar materiais, instruções e dicas para garantir uma superfície nivelada e livre de imperfeições ou defeitos. Afinal, uma boa base de massa corrida garante o acabamento e a beleza das suas paredes.

1. Escolha o tipo de massa corrida ideal

Há dois tipos de massa corrida disponíveis no mercado – acrílica e PVA. A acrílica é recomendada para áreas externas apesar das dificuldades em lixá-la, pois é mais resistente à água.

No caso de ambientes internos, aposte na massa PVA, que nivela superfícies de alvenaria e concreto, mas resiste pouco a umidade.

Você pode comparar preços de massa corrida e montar um orçamento com estimativas de mão de obra no bim.bon. Clique para descobrir.

2.  Prepare a parede

Ambas as massas são utilizadas para corrigir trincas, bolhas, desníveis e demais imperfeições. Mas a aplicação da massa corrida não repara infiltrações ou descamações. Nesse caso, você deve procurar um produto impermeabilizante. É importante também que chapisco e reboco já tenham sido aplicados e lixados na parede.

3. Aplicação

Você irá precisar de:

  • Espátula ou desempenadeira de aço
  • Lixa de parede (nº150 ou 180)
  • Escova ou espanador de pó

Com os materiais em mãos, basta colocar um pouco de massa corrida na desempenadeira ou na espátula, espalhando o produto de maneira uniforme, em camadas finas. Assim você deverá cobrir defeitos, furos e rachaduras, constantemente retirando o excesso de massa e verificando se a parede está ficando lisa e sem ondulações.

Ao toque, em 40 minutos a parede estará seca. Verifique se a superfície está lisa e corrigida, senão, parta para o próximo passo.

Veja também:  Hometeka para time WeWork

4. Demãos

Se houver a necessidade, as demãos da massa corrida devem ser de 2 a 3, com intervalos de 3 horas entre cada uma. Depois de seis a oito horas a parede estará seca e basta lixar.

5. Limpeza

O último passo consiste em limpar a superfície com escova ou espanador de pó.

O site da Coral indica o rendimento da Massa Corrida:

Galão 6,0Kg aplicação fina até 12m² por demão / aplicação grossa até 6m² por demão

Lata 30,0Kg aplicação fina até 60m² por demão / aplicação grossa até 30m² por demão

Quarto 1,5Kg aplicação fina até 3m² por demão / aplicação grossa até 1,5m² por demão

Depois de nivelada, sua parede está pronta para receber pintura ou aplicação de papel de parede. Confira os guias e posts de inspiração que o bim.bon preparou para você: Calcule a quantidade de tinta a ser utilizada e 25 ideias de projetos usando papel de parede.

Ficou mais fácil entender como nivelar suas paredes com massa corrida? Conte pra gente o que você achou e guia e tire suas dúvidas nos comentários:

 

fotos Divulgação