OSB: Tudo que você precisa saber sobre o material

Conheça as vantagens, aplicações e mais sobre a madeira

capa_osb

Você provavelmente já viu algum móvel ou objeto de decoração com OSB por aí – e, talvez, mesmo sem saber que ele se chamava assim, gostaria de utilizá-lo na sua casa também. Quer descobrir mais sobre o material? Confira sobre na matéria a seguir ;)

 

 

Já conhecemos o OSB de um projeto muito especial: o material foi utilizado na construção da Casa Chassi, projeto vencedor da 4ª edição do antigo Prêmio bim.bon (agora Prêmio Hometeka) de Arquitetura.

casa chassiExame
Casa Chassi

Durante a exposição do projeto, recebíamos dúvidas como: pode usar no banheiro mesmo? E na bancada da cozinha? É resistente ao fogo?

Então, decidimos elaborar este guia para responder a essas e outras perguntas. Continue acompanhando e aprenda tudo sobre o OSB agora:

Obs.: Este post contou com a ajuda dos arquitetos Bernardo Horta e Pedro Haruf, que planejaram a Casa Chassi, Maurício Lage, responsável pelo projeto executivo, e Leandro Araújo, CEO da Hometeka.

Afinal, o que significa “OSB”?

OSBWikipédia
Madeira OSB

OSB é a sigla para Oriented Strand Board (Painel de Tiras de Madeira Orientada, em tradução livre).

Como o nome explica, o OSB é uma placa composta por tiras de madeira de reflorestamento organizadas na mesma direção. É um produto resistente, estável e versátil, que pode ser aplicado de diversas maneiras. Vamos te contar algumas daqui a pouco.

Existe mais de um tipo de OSB?

 

Basicamente, o OSB é um painel de madeira que, assim como outros derivados (compensado, madeirite e MDF, por exemplo), possui variações de espessura e densidade, como é possível enxergar na tabela a seguir:

ESPESSURA (mm) DIMENSÃO (m) PESO POR PAINEL (kg) APLICAÇÃO
9,5 1,2 x 2,4
1,2 x 3
17,5
21,9
Paredes e telhados com perfis espaçados a, no máximo, 40 cm
11,1 1,2 x 2,4
1,2 x 3
20,4
25,6
Paredes e telhados com perfis espaçados a, no máximo, 60 cm
15,1 1,2 x 2,4 27,8 Paredes com perfis espaçados a, no máximo, 60 cm. Telhados a, no máximo, 80 cm. Pisos e lajes secas a, no máximo, 40 cm
18,3 1,2 x 2,4 33,7 Pisos e lajes com perfis espaçados a, no máximo, 60 cm

Tabela via LP Brasil

É a partir da densidade que você vai saber qual é o melhor uso para a sua placa OSB. Também não tenha vergonha de perguntar na marcenaria ou durante qualquer processo de construção seca qual a placa ideal para o seu projeto.

Na Casa Chassi, foram utilizados os OSBs de 18 mm com encaixes macho-fêmea para o contra-piso e forro, além dos de 9 mm para as paredes e outros complementos.

E como ele é feito para ficar com esse aspecto?

teste

Para confeccionar o OSB, as tiras de madeira são dispostas em uma direção, prensadas em camadas perpendiculares entre si e coladas com resina sob alta temperatura e pressão. Assim, ele fica bastante rígido, estável e resistente a impactos físicos e à umidade – porém, o material não é à prova d’água.

O que gera o aspecto mais rugoso do OSB são as lascas da madeira – muitas vezes pedaços maiores ficam para fora após serem prensados. Isso não afeta a qualidade do produto, mas impede uma boa aderência de revestimentos laminados em sua superfície.

Veja também:  Studio Progne: a sintonia entre conforto e design

Com isso, o OSB só suporta vernizes e tintas. O material é muito utilizado no fechamento de estruturas de steel e wood frame. Revestimentos? Só com uma camada de massa corrida por cima ou utilizando grampos de fixação.

No Brasil, as placas comercializadas são produzidas em quatro camadas: duas externas, orientadas em uma direção, e duas internas cruzadas de forma perpendicular.

Um ponto interessante a destacar no processo de confecção do OSB é que ele garante um elevado rendimento da madeira utilizada como matéria -prima; cerca de 90% do tronco de uma árvore pode ser convertido em OSB. Esse é um dos vários pontos positivos do material, que vamos listar na próxima pergunta:

 

 

Quais as vantagens em utilizar o OSB?

 

via Architizer, Leibal

O OSB é bastante utilizado e recomendado nas construções, principalmente a seco, e em objetos de mobília e decoração. Com tantas vantagens de uso, fica fácil entender por quê:

  • O OSB é feito com madeira de reflorestamento, logo, apresenta um menor impacto ambiental;
  • É consistente e uniforme – não deixa espaços vazios onde é aplicado;
  • Seu processo de produção faz com que ele possua boa resistência físico-mecânica (não chega a ser tão resistente quanto a madeira maciça, mas tem melhor performance que madeirite, por exemplo) e, assim, longa durabilidade;
  • Menor preço em relação a outros derivados da madeira – enquanto uma chapa de 12 mm de OSB gira em torno de R$ 111, as de MDF e compensado de cerejeira variam a partir de R$ 157 (via Leo Madeiras);
  • Estética atrativa para muitas pessoas;
  • Bom isolamento termoacústico;
  • É resistente ao fogo – o produto tem um resultado satisfatório às exigências das normas estabelecidas pelo Comitê Brasileiro de Construção Civil da ABNT. Assim, todos os tipos do material superam a resistência mínima de 30 minutos. Existe ainda um tipo especial, o Firestop ECO, que possui um complemento retardante ao fogo;
  • Alta versatilidade.

Quais as aplicações do produto?

via Architizer, Freshome, Leibal, UOL Mulher, Dornob

Uma das vantagens inegáveis do OSB é a sua versatilidade. Dependendo de sua espessura e densidade, o material pode ser aplicado de diferentes formas na construção, como paredes, telhados, pisos e lajes e secas, além de tapumes e barracões de obra.

via Leibal, My Living Room Ideas, Blog da Arquitetura, Honey Lemon Pie

Já na decoração, o OSB pode ser visto em diferentes produtos, como luminárias, mesas, cadeiras, aparadores, bancadas, pallets, cômodas e outros itens de mobiliário.

 

 

Ficou mais fácil entender sobre o OSB e saber como aplicá-lo na sua casa? Se restou alguma dúvida, compartilhe com a gente nos comentários ou envie um e-mail para ola@hometeka.com.br que teremos o prazer em responder :)

Texto escrito a partir de informações disponíveis nos sites Global Wood e LP Brasil

Ana Júlia Caires

Naju está em constante movimento e busca equilíbrio nas palavras.| anajulia@hometeka.com.br

Comentários

  1. Leandro

    06/04/2016

    Massa! parabéns pela matéria Ana Júlia

    1. Ana Júlia Caires

      07/04/2016

      Obrigada, Leandro! :)

  2. sergio sanderson

    11/06/2016

    OSB é um ótimo material de construção. Para usá-lo como alvenaria é possível chapiscar e rebocar o OSB ?

    Sergio

  3. Amando José Sá Valadares

    19/08/2016

    Excelente trabalho e esclarecimento. Apenas uma dúvida : Como é feita o acabamento nos tampos de mesas ou outros móveis, para que fiquem lisos e em condições de uso, sem ficarem espetando mãos e braços ? A única alternativa seria a resina epóxi ? Porque massa corrida acrílica esconde a madeira…..gostaria muito de saber isso.
    Obrigado pelas orientações e parabéns pelo trabalho.
    Amando José – Palmas – Tocantins.

  4. Marlene

    20/10/2016

    Quero orçamento para 100.m2 sou sjcampos e pesiso cinza meu tem 12982655006

  5. Eliseu de Oliveira

    02/11/2016

    Olá….parabens pelos trabalhos ,gosto de criar estou fazendo um balcão para colocar um fogão cooktop fiz em madeira rustica e laterais e tampão em OSB ficou muito bom,pretendo fazer uma mesa passa prato também em OSB…e respondendo a um comentario sobre resina epoxi que reparei aí,também vou usar essa resina para deixar liso, o problema é a dificuldade de conseguir essa resina.
    Postarei fotos adiante.

  6. Fátima

    27/02/2017

    Revesti algumas paredes da sala com placas de OSB que ficaram um show!!! Adoro a textura e beleza desse material. Nota: eu mesma as instalei e fiz os acabamentos com sancas de isopor. Sou adepta do faça você mesmo!

  7. José Paulo

    25/05/2017

    Esse material OSB é resistente a cupins? Agradeço.

  8. Helio

    05/06/2017

    Olá Pessoal alguém pode me informar, se fica bom como casa pre montada, não farei do tipo steel Frame simplesmente uma casa de campo, sera que resiste as intempéries, tenho outas construída a 30 anos e pinto a cada 3 anos e a empresa que quer me vender esta de OSB falou que tenho que pintar uma ver por ano e resiste 20 anos ??? Estou com duvidas

  9. ERICK

    10/10/2017

    Boa matéria, mas me questiono o quão a tendência da moda pode valorizar um material desse…afinal ele é considerado um material inferior…aí vem um arquiteto famoso e dita que ele é o acabamento do momento de repente estamos pagando caro por um material de quinta em nossas casas…isso vem acontecendo com os pallets…antigamente era fácil de ganhar pallets, hoje em dia com a popularização de móveis e afins feitos com eles, notou se uma “gourmetizacao” do pallets…o inferior está se tornando caro

  10. Carlos

    17/11/2017

    Olá fabrico tijolos ecológicos e as prensas para os mesmos .acho que juntar esses dois produtos deve dar umas cassas bem interessantes . Fico a disposição de quem quiser conversar a respeito . Parcerias etc obrigado a todos . Carlos Vimaqprensas 12 997706035

  11. Josi

    21/01/2018

    Olá, podemos conversar e trocar uma ideia?? Tb estou querendo usar este material!! Meu email é terres.bio@gmail.com

  12. Viviane Torquato

    28/02/2018

    O forro da minha casa é de OSB, super recomendo! Meu avô constrói casas de madeira há 40 anos e aderiu ao OSB com bons resultados e ótimo custo beneficio.

  13. Ludmila

    01/03/2018

    Excelente Post! Esclareceu muitas dúvidas.

  14. Fabio Moraes da Rocha

    23/04/2018

    Carlos, Boa tarde, vi seu post e estou planejando fazer uma construção em Santo Antonio do Pinhal-SP e queria mais informações de seu produto

  15. Alexs

    23/04/2018

    Alguem sabe me dizer qual a durabilidade do produto na edificação?

  16. jorge

    24/05/2018

    Amando veja esse acabamento pode ser a sua solução. https://www.arteseideias.com.br/lojaferramentas/index.php?route=product/product&product_id=279

  17. bolsonarodopt

    25/06/2018

    é muito durável #foratemer

  18. regina maria

    31/08/2018

    Verdade que é tóxico????

  19. Rafael Brandatetter

    24/10/2018

    Vou construir um chalé e ia usar o compensado naval tanto nas paredes como no assoalho, mas o osb é bem mais barato. Posso fazer as paredes do chalé com osb então? Qual o melhor produto pra passar por fora. Tinta, polistem? Agradeço se alguem responder. No banheiro eu to afim de duplar com pvc expandico. raulzito.rafael@gmail.com ou no face RaulzitoSoldas. Quem souber me responder no quanto antes pois ja iniciei a fazer o chale.

  20. Theo

    21/01/2019

    “…possui variações de espessura e densidade, como é possível enxergar na tabela a seguir:” Conserta aí! A densidade é constante: 640kg/m³. O que varia são as espessuras e dimensões, não a densidade. Abraços.

  21. Bruno Silva

    18/02/2019

    Valeu! Ótima matéria já salvei como favoritos rsrsr Sempre me atraiu a estética do OSB. Vou incluir em meu próximo projeto esse material tão versátil. Mas me diga uma coisa: e cupins?? Seria o caso de impermeabilizar as peças com algum agente cupinicida?

  22. Fábio Sardinha (@fabio_sardinha)

    01/03/2019

    Obrigado, sanou minhas dúvidas, vou montar a bancada do meu Home Office em OSB

  23. LISSA LYNN THOMPSON

    18/03/2019

    OI Rafael, Também estou querendo construir um chale com osb. Vc já fez o seu? ficou satisfeito? poderia me dar alguma dica?

  24. Cristina Theodorellos

    28/05/2019

    Preciso saber se caso a OSB tenha sido submetida a água(chuva) e ficado um pouco escurecida após seca, é provável que eu tenha perdido as placas?

  25. Vanessa

    03/06/2019

    Eu comprei chapa de OSB para fazer prateleiras na cozinha, sala e mesa de estudo. Mas elas estão sem tratamento nenhum. Gostaria de saber se é necessário passar verniz, selador, impermeabilizante? Até porque solta lascas e como fiz mesa de estudo, parece que precisa de algo.

  26. joao cesar

    05/07/2019

    viviane, pergunte ao seu avô, qual a resistencia do osb para paredes externas, sujeitas a chuva e sol, se precisa de alguma proteção ou se não é viavel o uso externo.

  27. André Campos

    16/11/2019

    Muito legal. Estou pensando em montar um chalé A Frame com OSB interno. O que acha?

  28. Nomura

    21/11/2019

    dê uma olhada nesse site http://www.cubicset.com

  29. flavia

    26/11/2019

    Todos sao. Todos utilizam formaldeído na composicao. Mas carpetes e tapetes sinteticos tb, além de mtas outras coisas como plásticos q utilizamos em nosso dia a dia.

  30. Cau thang Cap

    03/02/2020

    Dependendo de sua espessura e densidade, o material pode ser aplicado de diferentes formas na construção, como paredes, telhados, pisos e lajes e secas, além de tapumes e barracões de obra.

  31. Luana Moura Rocha de Morais

    06/02/2020

    é possivel fazer coisas curvas com o OSB?

  32. Edson Homem

    04/06/2020

    Olá, sou o edson do RS, sobre curvar o osb, é meio complicado, pq quando vc tentar fazer isso ele pode comçar a lascar. Aqui na minha casa fiz um canto alemão com uma chapa de 1.8mm de espessura, e para o encosto do banco em “L” fazer uma pequena inclinação, tive que fazer um frizo na parte de trás dos encostos para poder dar o efeito que eu queria. A mesa fiz o tampo de OSB, no pé usei a base de metal de uma máquinq de costura antiga. Pode ser que com uma chapa mais fina do que a que usei(1.8mm) possa ser curvada com mais facilidade.

  33. Eleonor Second

    17/07/2020

    Uma vez peguei um hotel, chegando lá era 100% de OSB internamente, resultado que cancelei na hora e fiquei sem hotel, e já eram 18 horas. Pode parecer bonitinho na foto mas é terrível pessoalmente. Jamais usem para decoração.

  34. Márcio Dias

    25/08/2020

    Estou pensando em revestir uma das paredes da sala e fazer o painel da TV com esse material, minha dúvida é qual tipo de OSB usar, vi que tem 3 tipos no mercado, Tapume, Home Base e Uso Geral, outra coisa, posso dar uma demão de tinta (rala) para amenizar a cor da madeira?
    Obrigado

  35. Gabriel Romera

    15/09/2020

    Pegue o de uso geral (Multi Uso), pois ele, além de ter uma resistência bem interessante, não deixa a desejar no preço, que é mais elevado que o tapume, porém mais bem acabado e, tão bom quanto o Home Base, mas com um preço bem inferior.

  36. Tatiana Nascimento

    22/10/2020

    Qual espessura pra fazer piso
    E como faço, alguém pode me ajudar?

  37. edson

    22/10/2020

    lixar e resina para madeira

  38. LeoProjetistaMP

    05/11/2020

    9,5mm já é o suficiente! Pode ser colado ou usinado para um encaixar no outro…aplicação parecida com o laminado.

  39. Sofia Monjardino

    01/03/2021

    Boa tarde,

    Como posso colocar chão de madeira em tábuas (soalho de Riga) em cima da base em OSB? (a estrutura é metálica e em seguida leva OSB)
    obrigada

  40. Thomas

    02/03/2021

    Existe só um tipo? Ou existe vários tipos, por exemplo com acabamento impermeabilizante, etc…?

  41. Cassio

    14/04/2021

    Qual é o melhor modulo par ser usado em uma construção com fechamentos com placas de OSB para o menor sesperdício?

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon