A telha termoacústica é uma nova opção para o seu projeto. Também chamada de telha sanduíche, a cobertura reúne propriedades que isolam a temperatura e o som.

O material se popularizou recentemente no mercado e conquista cada vez mais espaço pela praticidade de instalação. Entenda a composição do material e conheça obras que utilizaram as telhas termoacústicas como solução a seguir.

Para saber mais sobre cada projeto, basta clicar no título.

Shearers Quarters | John Wardle Architects

Compostas de duas chapas metálicas (aço galvanizado ou galvalume), as telhas termoacústicas contêm um isolante em seu interior, geralmente feito de EPS ou PUR, no esquema telha metálica + isolante + telha metálica. É desta composição que vem o nome ‘sanduíche’, que pode ser visualizada abaixo:

A espessura padrão do isolante é de 30 mm, mas pode variar conforme a necessidade, principalmente em função do grau de isolamento térmico. Por esta propriedade, as telhas podem ser apontadas como econômicas, já que garantem o controle térmico dos ambientes e promovem menores gastos com ar-condicionado e medidas que consomem energia.

ZBL House | Paritzki & Liani Architects

Outras funções assumidas pelas telhas termoacústicas são de divisória e vedação, principalmente em obras que empregam o steel frame e o dry-wall como método construtivo. Elas podem vedar fachadas e criar paredes com facilidade, já que são feitas sob medida.

Isso permite que o encaixe e a colagem sejam perfeitos, dadas as quantidades corretas de elementos de fixação, que podem ser fitas, ganchos e parafusos autoperfurantes. Em locais de acabamento difícil, mais poliuretano de vedação.

 

As faces das telhas podem receber pintura eletrostática, dispensam forro e podem ser aplicadas em projetos de pequena a grande escala. O material também é ideal para regiões úmidas, como informa o portal AEC Web. Isso acontece porque o controle térmico evita com que as coberturas fiquem muito aquecidas pelo sol, evitando a condensação da água e o consequente gotejamento no projeto.

Veja também:  Pinturas artesanais dão vida nova a vasos de barro

Edifício Box | Andrade Morettin 

Mais uma vantagem desse tipo de telha é que o isolante injetado entre as chapas praticamente não absorve água e é autoextinguível. Ele também se insere na categoria – R-1 (NBR 7358) – das apólices de seguro, que não aumenta os cálculos.

Casa 333 | Carlos Alberto Maciel

Muitos projetos da categoria Casa 10×10 do Prêmio bim.bon arquitetura brasileira 2014 utilizaram as telhas termoacústicas como materiais de cobertura e vedação. Veja alguns projetos que se destacaram pela especificação deste material:

imagens Bluescope Steel, Divulgação

com informações de AEC Web