Existe uma grande variedade em soluções de iluminação que oferecem diferentes benefícios para cada projeto. Mas qual é a melhor pra você? Entenda as vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de lâmpadas para o seu projeto e para o meio ambiente.

Lâmpadas Incandescentes

São as mais comuns. Produzem luz amarelada a partir do calor que percorre um filamento de tungstênio. Apesar de serem mais baratas na hora da compra, esse tipo de lâmpada ilumina pouco e consome muita energia. Além disso, são sensíveis à umidade e o acende e apaga do dia-a-dia pode diminuir seu tempo de uso, que já é bem escasso: cerca de 1.200 horas.

As lâmpadas halógenas são uma pequena evolução das incandescentes por dissiparem menos calor em sua superfície revestida por refletores. A luz é um pouco menos amarelada e há uma maior disponibilidade de tamanhos.

Lâmpadas Fluorescentes

São as famosas lâmpadas frias. Produzem a luz a partir de gases inertes e mercúrio, presos no tubo de vidro, que conferem essa cor branca. Em relação às lâmpadas incandescentes, podem ser consideradas muito vantajosas, já que produzem mais luz com menor gasto, cerca de 75% de economia. As lâmpadas fluorescentes são reconhecidas como uma alternativa de iluminação ecológica, mas seus componentes são tóxicos, logo, seu descarte deve ser feito com cuidado.

Tecnologia LED

Disponível em vários tamanhos e cores, produz a luz através de diodos, e é aplicada em televisões, faróis de carro e até em iluminação pública. Sua resistência à água torna esse tipo de iluminação ideal para jardins e piscinas, e a qualidade luminosa é aproveitada em galerias e em muitas instalações artísticas. Em lâmpadas domésticas sua economia é incomparável, são apenas 6 a 8 watts em até 50 mil horas de uso, o que diminui o gasto de energia e garante mínimo impacto ambiental.

Veja também:  Mães empreendedoras: inspire-se com estas quatro histórias

Ainda tem dúvidas? Veja a tabela comparativa entre os três tipos de lâmpadas:

A tecnologia é mais vantajosa por reduzir consumo, representar economia financeira e menor impacto ambiental. Esse método de iluminação é avançado e recente no Brasil, mas você já pode contar com esses produtos: a Gaya alia design, tecnologia e sustentabilidade em itens inovadores para a casa, escritório, e muitos outros ambientes.

Confira a linha LED para spots, lâmpadas e luminárias de mesa:

Veja mais no catálogo completo da Gaya.