Os blocos de vidro já foram considerados feios pelos profissionais da arquitetura e decoração. Nos últimos tempos esses objetos deram a volta por cima recebendo aplicações bonitas e criativas.

A utilização não acontece só pela beleza, mas sim pelos outros benefícios que o material traz para o ambiente. A transparência permite a entrada de luz sem a perda de privacidade. Ambientes naturalmente claros ajudam na economia de energia e com o bloco de vidro, quem está do outro lado só vê silhuetas.

A tecnologia dos fabricantes permite até que eles sejam aplicados com juntas imperceptíveis, que tenham a transparência em níveis calculados e que estejam disponíveis em muitas cores da moda.

Os modelos nacionais são bem diversos e geralmente mais baratos. Os formatos ondulado, listrado e diagonal podem variar também em formas especiais para cantos e bordas. Confira os modelos disponíveis no bim.bon e compare preços. 

O ambiente mais comum de aplicação são os banheiros. Aqui a utilização não segue regras: paredes próximas a banheiras e até mesmo em boxes são feito inteiramente com blocos. Outra vantagem de usá-los no banheiro é que são resistentes a umidade.

O tamanho do material é padrão: 19 x 19 cm e nos blocos tradicionais a junta é de 1 cm. Por isso, quando aplicados em vãos, as medidas devem ser múltiplas de 20. Saiba que antes do encaixe dos blocos é preciso regularizar as bordas que vão receber o material.

O assentamento dos blocos requer a utilização específica de ferramentas e acessórios, assim como da argamassa para seu assentamento e rejuntamento. A utilização de material inadequado provoca fissuras nas juntas e desprendimento do rejunte com o bloco.

É aconselhável utilizar barras de aço no assentamento dos blocos para travamento do painel. Insira barras de 5mm de diâmetro nas juntas verticais e horizontais.

Veja também:  Studio Progne: a sintonia entre conforto e design

No fim, remova os excessos de argamassa com um frisador ou com a própria mão, utilizando uma luva de borracha.

Confira também o nosso guia completo do revestimento para banheiros – clique aqui para ver. 

 

fotos Divulgação