O revestimento de um banheiro muito fala sobre a personalidade do cômodo. Hoje existem inúmeras opções de materiais para aplicar em áreas molhadas como banheiros e lavabos.

No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes de escolher qual produto usar. Alguns critérios como resistência à água, durabilidade e propriedade antiderrapante podem ajudar a tomar uma decisão mais segura.

Confira a seguir os tipos de revestimento e as especificidade de cada um:

Porcelanatos

Tipo de revestimento que está em alta. Tem o preço um pouco elevado em relação aos cerâmicos pela maior resistência à abrasão e grande durabilidade.

Os pisos rústicos são menos escorregadios se comparados com a versão polida. Por terem baixa impermeabilidade requerem pouca manutenção.

Cerâmicos

Os revestimentos cerâmicos tem a vantagem de serem uma das opções mais baratas do mercado. A versatilidade do material também chama atenção. É possível encontrar inúmeros modelos com cores, padrões e acabamentos que dão um toque de personalidade no banheiro.

Eles também são resistentes a fungos e apesar de serem quebráveis, apresentam alta durabilidade. De fácil instalação, o revestimento cerâmico pode ser aplicado em pisos e paredes.

Dependendo do acabamento, esse tipo de material pode ser escorregadio. Nessa situação se recomenda a aplicação de uma resina protetora que tem função antiderrapante.

Mármores e granitos

São mais caros que as opções anteriores por possuírem ainda maior dureza e resistência à abrasão.

Apresentam possibilidade de tratamento e são materiais de fácil manutenção. São utilizados de forma versátil: em pisos, bancadas e paredes.

Ladrilho hidráulico

Se destacam pelo toque retrô que dão à decoração. Feitos de forma artesanal, tem o preço um pouco elevado e a aplicação necessita de mão de obra especializada.

Veja também:  Guia prático: a ciência básica das cores para escolher o tapete certo para seu ambiente

Recomenda-se o uso de impermeabilizantes para que o desenhos não fiquem prejudicados com o passar do tempo.

Pastilhas

São famosas por permitirem a personalização de banheiros e lavabos. As de porcelana são mais indicadas para áreas molhadas por serem mais antiderrapantes.

A aplicação que deve ser feita por um profissional especializado pode ser abranger em pisos e paredes.

Vinil

Dão um toque moderno à decoração, porém, não podem entrar em contato direto com a água. Podem ser aplicados em pisos e paredes, exceto na área do box.

Além de ser uma opção barata, o piso de vinil apresenta outras vantagens como a maciez, o conforto térmico e acústico.

 

via AECweb