Os pisos drenantes têm se tornado uma eficaz alternativa em sustentabilidade para projetos que tenham área externa. Além de deixar o ambiente bonito, os pisos drenantes têm a importante função de escoar a água para o solo.

Essa função em si já apresenta algumas vantagens ambientais. Uma vez que esses revestimentos absorvem a água da chuva e a retornam para o solo, acabam colaborando com o ciclo da água na natureza e evitam possíveis enchentes.

Esses pavimentos conseguem manter a água em sua base-reservatório por um tempo, reduzindo a velocidade com que ela escoa para as galerias subterrâneas. É por isso que não faz sentido aplicá-los diretamente sobre o concreto ou outro piso com baixa permeabilidade.

O material pode ser fabricado com os mais diversos componentes: cimento, pedras, fibras coco, aditivos e plastificantes. A matéria-prima reaproveitada é outro fator que ajuda na minimização dos impactos ambientais no processo de produção.

Os pisos drenantes são ideais para beiras de piscinas, calçadas e outros espaços que estejam em contato com água. Pela sua textura áspera, eles também tem qualidade antiderrapante, o que aumenta a segurança de calçadas e dos em tornos de piscinas.

Para assentamento das peças recomenda-se o nivelamento ou a compactação do terreno. O solo deve ser coberto com uma camada de brita grossa, outra de brita fina e uma de banco de areia que vai diretamente sob a placa.

A colocação do material deve ser feita de forma que as peças fiquem travadas. Recomenda-se também o plantio de grama nas áreas vazadas, assim como acontece no piso intertravado.

Os fabricantes do material têm investido bastante em tecnologia e colocado no mercado modelos de diversas cores e dimensões. Paginações criativas também são possíveis com esse tipo de piso. Alterne as placas do material com fileiras de pedras e materiais semelhantes.

Veja também:  #separadasmasjuntas

Para limpar esse tipo de piso basta utilizar sabão neutro e vassoura, finalizando com jato de água. Nunca use produtos que possuem impermeabilizantes como base.

Dependendo do tamanho da placa, os pisos drenantes têm um preço que varia entre R$45 e R$175 o m2. Você pode usar o bim.bon para comparar modelos e preços além de poder colocar o produto no seu projeto. Clique aqui e veja como funciona.

 

fotos Divulgação