Com o crescimento da tendência de viver em ambientes cada vez menores – entenda mais sobre ela aqui – as soluções para decorar e otimizar espaços pequenos têm ganhado espaço no universo da decoração.

Os armários são um dos maiores inimigos do aproveitamento da área da casa – a abertura de portas ocupa espaço, são em geral móveis largos e que preenchem uma parcela grande do ambiente em que são colocados.

Por isso, o bim.bon reuniu neste guia tudo o que você precisa saber para planejar o seu armário e otimizar o espaço da sua casa.

Benefícios da mobília planejada

Os móveis planejados, se elaborados da maneira correta, são extremamente funcionais na medida em que são feitos para atender especificamente às suas necessidades.

Justamente por isso é que o custo benefício desses móveis também costumam valer muito a pena – afinal de contas, você paga um preço por algo que vai ficar exatamente onde você deseja e oferecendo toda a estrutura necessária para sua rotina.

No caso dos armários, a principal vantagem é a possibilidade de personalização do interior do móvel: o tamanho do espaço disponível para cada utilidade do armário, número de gavetas e quantas repartições serão necessárias.

Além disso, você pode escolher até o material do qual será feito o móvel – sendo assim, fica mais fácil dar uma unidade visual à sua decoração, além de ajudar a padronizar as cores e texturas da sua casa.

Levante dados sobre seu espaço

O primeiro passo para que seu armário planejado aproveite todo o espaço disponível e saia exatamente da maneira como você quer é levantar os dados e as dimensões do espaço em que você pretende instalá-lo.

É importante saber qual é a área realmente disponível, porque algumas grandes marcas de móveis planejados fabricam a mobília com módulos já prontos, o que nem sempre dá para adaptar completamente para seu ambiente.

Nesse caso, é importante ter as dimensões em mãos para que, com a orientação de um bom profissional, o melhor aproveitamento do espaço seja feito. Mas algumas empresas já fabricam móveis totalmente adaptados para seu ambiente.

Negocie

É muito comum que clientes acionem lojas de planejamento de mobília para decorar vários ambientes e, com a demanda um pouco maior de serviços, o poder de barganha aumenta.

Se a sua ideia é elaborar só um armário, a grande maioria das marcas possibilita que a compra seja parcelada. Portanto, pesquise a fundo o custo de cada uma das empresas para escolher o melhor custo benefício para o seu orçamento. O recomendável é consultar pelo menos três orçamentos diferentes para ter uma boa ideia do valor de mercado desse tipo de serviço.

Como comprar

Antes de consultar uma empresa para fazer o seu orçamento, você precisa ter em mãos os desenhos dos armários que você deseja – existem empresas especializadas nisso, como a Forma Decor e Design ou a Casa Design.

Veja também:  Guia Prático: Ambiente Multifuncional

O segundo ponto importante na hora da compra é analisar quais os materiais disponibilizados ou escolhidos pela empresa para executar seu projeto – dimensões, materiais e ferragens podem resultar em preços bem destoantes do valor comum de mercado. Portas de vidro, por exemplo, saem bem mais caras do que portas de MDF ou laminado – fique atento aos detalhes para escolher.

Dessa forma, para ter orçamentos passíveis de serem comparados, procure orçar os armários com os mesmos materiais em todas as empresas consultadas – assim fica mais fácil saber qual apresenta o melhor custo benefício de fato. Favorita e Todeschini são duas grandes marcas de referência nesse setor.

Estética e funcionalidade

Armários planejados asseguram funcionalidade em qualquer ambiente – quartos, salas, banheiros e cozinha. Já que são projetados para atender às necessidades de cada ambiente, o espaço fica bem prático.

Além disso, armários feitos sob medida garantem um visual moderno e contribuem para a estética da casa. Ainda possibilitam uma padronização da decoração que torna o ambiente visualmente agradável.

Nem todo armário planejado é embutido

Todo armário embutido é planejado, mas o inverso não funciona. Quando as laterais do móvel estão inseridos na parede, significa que o armário é embutido – essa é sem dúvidas uma das melhores soluções para aproveitamento de espaço em um apartamento.

No entanto, na maioria das vezes, é necessário quebrar a parede para encaixar o móvel. Nem sempre isso é possível, já que retirar pedaços da fundação da casa pode comprometer a estrutura como um todo. Por isso, os armários planejados podem também ser projetados para ficarem expostos na casa.

Armário planejado x closet

Embora seja um armário planejado, o closet é uma solução bem diferente, já que demanda muito espaço para sua elaboração.

É literalmente um pequeno cômodo dedicado apenas a armazenar roupas, bolsas, sapatos e acessórios em geral. Sua parte interna possui muitas divisórias e geralmente está associado ao quarto. Aqui, a gente te conta tudo o que você precisa saber sobre closets.

Os armários planejados são muitas soluções em um único objeto: otimização de espaço, funcionalidade, beleza e modernidade para dentro da sua casa e com um custo benefício atrativo e acessível.