Fuja da sujeira: saiba quais tipos de pisos sujam menos

qual piso suja menos?

capa_fuja

No momento de escolher um piso para um ambiente ou para todo um projeto, há alguns pontos que devem ser levados em consideração, entre eles o conforto, a temperatura, a localização (cômodos, ambientes externos e internos), o material e a coloração de cada piso.

Entretanto, há um fator que geralmente fica implícito na hora da compra, mas que, se esquecido, pode causar arrependimento pouco tempo depois: como o piso se relaciona com a sujeira.

Por motivos de praticidade e aparência, seja no planejamento, construção ou reforma de um cômodo ou casa, a escolha de pisos que sujam pouco ou tendem a disfarçar a sujeira é quase uma tendência de interiores.

Quer descobrir mais? Venha conferir na matéria a seguir ;)

Pisos claros x pisos escuros

teste

Nos pisos claros, a sujeira fica visível mais facilmente, enquanto nos escuros dá para disfarçar um pouco. Mas engana-se quem acha que, mesmo com pisos pretos, a sujeira não pode ser vista.

Principalmente em pisos pretos polidos e não-foscos, a sujeira pode ser observada, assim como marcas de pés e gorduras, e mesmo com sua cor escura ainda dará aquela impressão de que o ambiente não está bem limpo.

Pisos com tons de cinza ou bege são opções a se considerar, principalmente os que possuem veios e pigmentos, não dando tanto destaque à sujeira.

Mas se a melhor escolha é o claro ou o escuro, isso ainda depende de cada tipo de piso a ser usado.

Mármore e granito

teste

São impermeabilizadas e resistentes, e por serem pedras heterogêneas com diversas manchas naturais de outras cores, ajudam a disfarçar a maioria dos tipos de sujeira.

Na cozinha, recomenda-se o uso do granito, que é mais resistente e menos poroso que o mármore. É um ambiente propício a produzir mais sujeira, e o granito ajuda a disfarçar os farelos e a água respingada de uso cotidiano do local.

Além disso, a instalação desses pisos forma junta seca, com o rejunte fino. Assim, não há acúmulo de sujeira e os rejuntes claros não ficarão encardidos.

Porcelanato

teste

O porcelanato é um piso rígido e não absorve água ou impurezas por ter baixa porosidade.

Assim como o mármore e o granito, as juntas formadas pelo rejunte são finas, evitando o acúmulo de sujeira.

Veja também:  Bruta: minimalismo ornando madeira e ferro.

Dentro de suas variedades, há porcelanatos com efeitos que imitam madeira, fibra natural e pedras; esta última opção sendo benéfica para disfarçar a sujeira do ambiente.

Porcelanato polido

teste

Seu aspecto brilhoso surge junto a uma desvantagem – é um piso fácil de ser marcado pelos pés que passam por ele e aparenta a sujeira do chão. Entretanto, sua limpeza é prática e simples. Não é recomendado para cozinhas por ser o tipo de porcelanato mais sensível e delicado.

Porcelanato esmaltado

teste

É resistente e fácil de limpar. Fica menos visível à sujeira e não cria manchas com o tempo. Recomendado principalmente para ambientes que tendem a molhar, como banheiros e áreas de piscina.

 

 

Cerâmica

teste

Tanto o piso quanto as pastilhas de cerâmica disfarçam a sujeira, não mancham e são fáceis de limpar. Entretanto, o rejunte fica encardido com facilidade e sua resistência não é das melhores.

Granilite

teste

É muito usada em cozinhas e salas por não deixar a sujeira evidente e ser fácil de limpar. Se aparentar estar gasto, é um piso possível de restaurar. Você encontra desde opções discretas às mais coloridas.

Cimento queimado

teste

É uma opção muito apreciada para pisos por não possuir rejunte, por isso sujar menos, e ainda ser de fácil limpeza. Entretanto, seu uso em cozinhas deve ser bem pensado, pois respingos de gordura podem manchar o revestimento.

Madeira

teste

O uso da madeira vai depender principalmente da coloração. Quanto mais escura, mais difícil de aparentar a sujeira. Entretanto, se o tipo de madeira for brilhoso, facilita a aparição de sujeiras presentes no ambiente.

 

 

E aí, ficou mais fácil decidir qual piso utilizar na sua casa? Se ficou alguma dúvida, deixe aqui nos comentários!

Texto escrito a partir de informações disponíveis nos sites da Casa Show, Construindo um Castelinho, Hagah e Garante Arariboia

Imagens via Alloc, Ideias e Dicas, PortobelloArth Piso.

Lana Kantor

Padawan entre palavras, heavy user de referências de cultura pop, nem tão sutis tentativas de colocar um pouco de humor e gentileza no mundo. Em constante batalha contra o hábito de ver séries sem parar, começando a partir do próximo episódio. | lana@hometeka.com.br

Comentários

  1. Maiara

    14/01/2016

    Bom dia! Gostei muitas das dicas… Eu recomendo os pisos vinílicos principalmente pela praticidade.
    A empresa GOEDE está situada em Pomerode, Santa Catarina. Possui grande variedade de pisos vinílicos, molduras de poliestireno e também placas decorativas em 3d.
    A coleção de Pisos Vinílicos Goefloor, traduz os principais conceitos e tendências aos requisitos atuais em decoração, proporcionando ao ambiente uma linguagem visual limpa e harmoniosa, equilibrando funcionalidade e beleza.
    Para mais informações acesse nosso site:
    http://goede.com.br/pisos.htm

  2. Olga

    27/01/2016

    Eu gostaria de uma dica para piso de garagem, vou trocar o meu, pois está todo manchado uma vez que com a entrada de carro as marcas de pneu não saem mais.

    1. Nadine Alves

      01/04/2016

      Oi, Olga!

      Respondemos à sua dúvida aqui: http://bit.ly/HometekaResponde

      Obrigada e esperamos ter te ajudado :)

  3. Anitta

    01/02/2016

    Posso colocar um porcelanto antiderrapante com aparencia de madeira na sala? ele é para uso externo, mas a vendedora falou q pode usar dentro tb..

    1. Nadine Alves

      06/05/2016

      Olá, Anitta!

      Respondemos sua pergunta com a ajuda de profissionais da área no Hometeka Responde. Acesse aqui para conferir: http://bit.ly/HomeResp

      Um abraço,

      Nadine Alves

  4. Rosilda Silva

    05/02/2016

    Olá gostaria de idéias para piso de cozinha tinha pensado num cinza claro mais na parede tenho dúvida sobre qual cor usar poderia me ajudar socorroooooo

    1. Nadine Alves

      01/04/2016

      Oi, Rosilda!

      Respondemos à sua dúvida aqui: http://bit.ly/HometekaResponde

      Obrigada e esperamos ter te ajudado :)

  5. Marinilda

    25/04/2016

    Bom dia, gostaria muito de sua ajuda queria trocar o piso da minha cozinha no entanto estou com muita dúvida, queria colocar um amadeirado, porem o revestimento e branco com detalhe vermelho sera que da certo a minha ideia. Muito obrigado.

    1. Nadine Alves

      06/05/2016

      Olá, Marinilda!

      Respondemos sua pergunta com a ajuda de profissionais da área no Hometeka Responde. Acesse aqui para conferir: http://bit.ly/HomeResp

      Um abraço,

      Nadine Alves

  6. Beatriz Alves Rosa do Prado

    29/04/2016

    Oi gostaria de fazer uma pergunta: É o seguinte, em uma recém reforma que fizemos na casa de minha finada sogra , não teve como, tivemos que fazer a garagem onde era mesmo e junto no mesmo lugar a área de serviço e a área de churrasco. Então são 3 situações distintas, qual piso devo utilizar!?

  7. Jorge

    01/05/2016

    Gostaria de saber se posso bota o mesmo piso na cozinha e sala de porcelanato

  8. Adelma Moraes de Souza

    26/02/2018

    bom -dia, vou reformar minha cozinha e gostaria de saber qual o piso ideal para cozinha,obrigada!!

  9. Adelma Moraes de Souza

    26/02/2018

    Bom-dia! Estou fazendo uma reforma na cozinha e gostaria de saber qual piso ideal, que não apareça muita sujeira e fácil para limpar, obrigada. Adelma

  10. Elizabete

    11/08/2018

    Por gentileza, gostaria de saber se a ceramica acetinada é a melhor opção para área externa? Se é facil de limpar e não fica lisa quando molhada.

  11. Solange Mellega

    22/08/2018

    Boa noite Estou na fase final de construção e gostaria de saber que piso posso colocar em minha cozinha que vai ter uma churrasqueira junto. Nao gosto de piso opaco por isso a duvida quanto a limpeza de gordura Grata

  12. Maria

    23/11/2018

    O laminato é muito bom. Eu tinha ardósia em casa, deixava os ambientes escuros demais e com minha gata que é branca só se via pêlo pra lá e pra cá! Ach uma boa opção também. Comprei na Leroy Merlin, onde achei o preço mais barato. Nessa época de fim de ano eles fazem muitas promoções, aqui está o folheto da loja caso alguém queira checar os preços! https://www.portafolhetos.com.br/leroy-merlin/

  13. Geraldo Magela Costa

    10/03/2019

    boa tarde, gostaria q vcs me desse uma diica de piso . pois estou construindo, e nao quero piso poroso acho que acumula muita sujeira. E p uma construcao de padrao de nivel medio alto. muito obrigada

  14. Janete

    01/05/2019

    Estou reformando minha casa, os quartos eram de taco e as salas de piso frio, já li sobre laminado para os quartos mas como tenho animais e crianças me desanimei.. Podem me orientar um piso que seja legal pra colocar na casa inteira? Obrigada

  15. Sabrina

    16/05/2019

    Coloca vinílico!

  16. Ângela Maria Bromenchenkel

    30/09/2019

    O granito da minha bancada da pia escureceu por causa da água, fica nojento e já vou muda-lo, apesar de só ter 6 anos. Quero colocar granito novamente como o resto da bancada, mas o que fazer para a água não manchá-lo, existe algum impermeabilizante?

  17. Alaine

    05/11/2019

    Boa tarde estou terminando minha casa , preciso escolher o melhor piso para area externa … se puder me dar uma dica (( area externa e garagem )))

  18. Paulo Lessa

    17/07/2020

    Ola , coloca o Ultracompact Diamond Stone , pela propaganda é a melhor pedra que existe.

  19. Os segredos da limpeza de pisos – Duoclean

    14/08/2020

    […] não saia por aí aplicando qualquer tipo de produto! E para um trabalho de manutenção, uma limpeza mais leve, siga as dicas […]

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon