Um ótima maneira de mudar a decoração de casa é começar pelas prateleiras e estantes. Simples e necessários, estes complementos são funcionais e ajudam a organizar qualquer ambiente. No entanto, quem planeja investir nas prateleiras muitas vezes se vê sem dinheiro para contratar mão de obra e ainda pagar pela mobília.

Pensando nisso, o bim.bon reuniu modelos de prateleiras e estantes que você mesmo pode montar. Independente do tamanho da prateleira pretendida ou da sua habilidade, é possível fazer a sua própria em casa, sem utilizar muitos materiais ou fazer muita sujeira.

Antes de montar a sua prateleira ou estante de madeira, é importante preparar a madeira antes com algum tipo de verniz, assim o material fica protegido de cupins e outras pragas.

As estantes de pallets são fáceis de montar e ainda reutilizam materiais que seriam jogados fora. Basta juntar pallets de tamanhos variados, retirar as ripas de madeira e fixá-los com pregos mais compridos e finos da maneira que desejar.

A aparência da estante será rústica e neutra, combinando com qualquer tipo de decoração e podendo abrigar desde livros até porta-retratos e objetos de arte.

Estante com escadas

Para fazer uma estante como essa, você só vai precisar de lixa, tábuas de madeira, cantoneiras – aqueles suportes em forma de “L” utilizados para apoio -, parafusos e uma escada. Lixe bem as tábuas e a escada para que não fique nenhuma farpa. Por último, posicione as tábuas sobre os degraus, encaixe os suportes por baixo e fixe com um parafuso, assim as prateleiras ficam fixas e não perdem o equilíbrio com objetos mais pesados.

Nesse modelo, é possível fixar as tábuas na escada utilizando cola de madeira. Depois, basta pintar as tábuas e a escada com tinta própria para madeira – usar cores diferentes para as tábuas e a escada dá um resultado final bastante criativo e diferente.

Veja também:  Materiais que Aquecem

Já esse outro modelo de prateleira é bem simples: basta separar tábuas do tamanho que se deseja, e utilizar alças ou tiras de couro como suporte – uma ideia é aproveitar cintos que você não usa mais. Para fixar na parede, o ideal é utilizar parafusos e uma furadeira. Mas cuidado: por utilizar um material menos resistente para suporte, é importante não colocar objetos muito pesados na prateleira, pois o cinto pode arrebentar e o seu trabalho ir por água abaixo.

Prateleira flutuante

As prateleiras flutuantes deixam qualquer ambiente com cara moderna e elegante. Para fazer a sua, é necessário fixar as cantoneiras na parede com buchas e parafusos e depois colar a contracapa de um livro nelas – você pode utilizar adesivo dupla face ou cola.

Caso você prefira, também existem no mercado suportes com grampo na parte inferior, assim você não precisa sacrificar o seu livro para fazer a prateleira.

Para outros modelos de prateleiras invisíveis, existem suportes específicos que são pregados na parede e encaixados no interior da peça de madeira.
imagens via A Beautiful Mess, Casa de ValentinaIndulgy, Before it’s News, A Pair & a Spare, Pequenos Mimos e Casinha Arrumada