O OSB e o compensado de madeira são tipos diferentes de produtos de madeira industrializada. Apesar de serem parecidos, os materiais são feitos de forma distinta, apresentando funções diferentes também.

Na hora de escolher qual material usar, é imprescindível saber quais vantagens e características cada um possui para não deixar dúvidas na hora de avaliar custo x benefício.

OSB

A placa OSB recebe esse nome da sigla em inglês Oriented Strand Board, que significa Painel de Tiras de Madeira Orientadas. Como o nome explica, o OSB é basicamente uma placa composta por tiras de madeira dispostas na mesma direção.

As pequenas tiras de madeira são unidas com resinas e prensadas sob alta temperatura, o que confere resistência mecânica, rigidez e estabilidade ao produto.

É por isso que as placas de OSB podem ser placas estruturais, usualmente utilizadas no revestimento estrutural do esqueleto metálico de edifícios.

O procedimento industrial garante um elevado rendimento das matérias-primas. Cerca de 90% do tronco de uma árvore pode ser convertido em OSB. As placas também são totalmente recicláveis, tornando o produto uma alternativa mais sustentável.

Compensado

Já a compensado de madeira pode ser feito através de dois processos. O compensado laminado é feito com lâminas de madeira com espessura de 4 a 20mm. As lâminas são também prensadas em alta pressão garantindo boa resistência mecânica.

O compensado sarrafeado é composto por uma camada de sarrafos de madeira e outras duas lâminas, que seguem em direção oposta à outra camada.

O compensado pode ter qualidade interna inferior ao OSB pela possibilidade de existência de nós e vazios. É por isso que o material é mais utilizado para a fabricação de mobiliário, revestimentos de tetos e paredes e para formas de concreto.

Veja também:  GO GIRLS: 10% OFF em produtos feitos por mulheres

As fotos dos projetos são de construções já postadas na Hometeka, a primeira é o Student Flat e a segunda é um Loft na Ucrânia.

fotos Divulgação