Entenda a diferença entre o vidro cristal, temperado e laminado

Confira diferenças entre os tipos de vidro e saiba quando utilizar cada um

ntenda a diferença entre o vidro cristal, temperado e laminado

Devido à sua versatilidade, o vidro conquistou um importante espaço na arquitetura; versatilidade essa proporcionada pelo vários tipos existentes do material.

Os tipos de vidro possuem propriedades químicas específicas e são produzidos de maneiras diferentes, o que faz com que cada material tenha sua própria funcionalidade. Na construção civil, é comum ver os vidros do tipo cristal, temperado e laminado serem utilizados. Assim, preparamos um guia para você entender qual a diferença entre os três tipos do material e saber quando usá-los. Confira agora – e para saber mais sobre os projetos que ilustram o post, é só clicar na foto:

Vidro cristal

Pälaon Research and Experience Center
Pälaon Research and Experience Center

Entre os três, é o tipo de vidro que oferece menor resistência mecânica. O vidro cristal pode ser considerado o tipo mais comum do material e é muito usado na fabricação de janelas e espelhos.

Recebe esse nome por ser utilizado em utensílios domésticos como lustres, copos, potes e taças mais refinadas. Quando quebra, deixa pedaços cortantes e pontiagudos. Confira alguns itens de decoração em vidro que podem deixar sua casa mais charmosa e elegante com o material:

Vidro temperado

Mirrored Homes
Mirrored Homes

O nome desse tipo de vidro vem do processo da “têmpera”, no qual o material passa por temperaturas altíssimas e depois por um rápido processo de resfriamento.

É devido a esse processo que o vidro temperado possui maior resistência e é usualmente empregado na construção civil. Também chamado de “vidro de segurança”, não pode ser cortado depois do resfriamento, o que demanda que o produto seja feito já nas dimensões exatas em que será utilizado.

Aplicado comumente em portas e boxes de banheiro, quando quebrado, o vidro temperado se estilhaça em pedaços bem pequenos e não cortantes; essa é outra vantagem do material.

Veja também:  Señorita Galante: Explorando a versatilidade do tricot e do crochet.

Vidro laminado

Tree in the house
Tree in the house

Esse tipo de material recebe esse nome porque é fabricado com mais de uma lâmina de vidro. No processo de fabricação, as chapas de vidro, temperadas ou não, são intercaladas com o PVB, uma espécie de filme plástico. A partir daí, o vidro e o PVB são prensados de forma que fiquem fortemente ligados.

Em caso de quebra, o vidro laminado não se estilhaça, pois os fragmentos ficam presos ao filme plástico. Por causa disso, também é considerado um vidro de segurança e geralmente é o tipo mais caro dos três. Confira opções de diversas espessuras do material disponíveis em nossa loja:

Ficou mais fácil saber a diferença entre o vidro cristal, temperado e laminado? Agora, basta escolher o que melhor se aplica à sua construção e mãos à obra! :)

Hometeka

loja online, blog e plugin para SketchUp | feito com ♥ em Belo Horizonte | ola@hometeka.com.br

Comentários

  1. Antonio Carlos

    31/03/2016

    Posso utilizar o vidro temperado, em cobertura, utilizando película para “absorver” o calor. A película me daria a segurança quando a eventual estilhaçamento? Necessitarei de aprox. 40 m2 de vidro temperado 8mm (cristal), favor fornecedor orçamento. Grato

    1. Nadine Alves

      06/05/2016

      Olá, Antônio Carlos!

      Respondemos sua pergunta com a ajuda de profissionais da área no Hometeka Responde. Acesse aqui para conferir: http://bit.ly/HomeResp

      Um abraço,

      Nadine Alves

  2. Jean Rodrigues

    27/09/2016

    Ótima explicação! Estou entre colocar janelas de 4 ou 6mm mas de vidro cristal. Estou querendo entender qual a vantagem entre as medidas. É Mais seguro o de 6mm?

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)



Logos Hometeka e Ribon