A regra-base da organização da cozinha ou até mesmo da construção de uma é pensar em como ocorre ou ocorrerá seu uso diariamente.

Assim, a cozinha deve ser um todo funcional, seja desde o planejamento de cada móvel ou armário até a disposição de cada talher e utensílio nas gavetas e prateleiras.

Continue lendo para conhecer mais dicas de como melhor organizar a cozinha e trazer total funcionalidade a ela.

Setorização

A lógica é simples e funciona como uma prateleira de supermercado: em armários que possuem mais de um nível, os utensílios utilizados cotidianamente devem permanecer na altura de alcance às mãos, de forma que seja prático retirar algo dali. Isso serve para pratos, copos e xícaras, por exemplo.

Já louças mais refinadas e taças devem permanecer mais ao alto, já que serão utilizadas em ocasiões especiais e, de certa forma, fica longe do alcance de crianças, animais e outros que possam trazer risco aos objetos.

Refratários, panelas e utensílios infantis podem ser localizados em níveis mais baixos. No caso de objetos para crianças, as próprias teriam capacidade de encontrar e alcançá-los.

Localização

Para otimizar a funcionalidade – que é o principal objetivo a ser alcançado aqui -, a localização dos utensílios deve estar próxima aos locais onde serão utilizados.

Talheres geralmente são colocados na primeira gaveta do armário embutido, o que é prático, e podem também estar próximos à mesa de jantar. Assim, facilita no momento de servir a refeição.

Jogos americanos e toalhas de mesa podem estar próximos à própria, novamente, porém em gavetas inferiores à gaveta dos talheres.

Já próximo ao fogão devem se localizar os utensílios de uso no preparo da comida. Assim, podem ser pendurados na parede, guardados em recipientes ou mesmo em gavetas perto do fogão e estarão sempre à mão.

Panelas geralmente se encontram no armário ou gavetões debaixo da pia. Inclusive, a segunda opção é mais recomendada pela facilidade de retirar e guardar panelas e suas tampas, enquanto em armários deve-se ir até o fundo para procurá-las. Outra opção para gavetões é guardar eletroportáteis e outros objetos de maior volume.

Uma solução para gavetas próximas ou embaixo da pia é criar um espaço que a sirva. Neste espaço seriam colocados os utensílios utilizados para sua limpeza, como pano, produtos de limpeza, detergente, bucha, rodo e também panos de prato.

Há algum armário aberto e sempre visível na sua cozinha? Coloque ali objetos bonitos e de aspecto decorativo, como livros de culinária, copos e taças coloridos, garrafas decoradas, entre outros.

Veja também:  NS Studio: Design de produto por Natasha Schlobach

Organizando os utensílios e alimentos

Panelas e refratários podem parecer um problema para quem deseja ter uma cozinha sempre organizada. Mas há algumas fórmulas simples para que fique do melhor jeito possível.

As panelas, estando em gavetões ou armários, podem ser empilhadas colocando a menor por cima da maior. Já as tampas possuem duas soluções: serem enfileiradas lado a lado e seguradas por um separador ou estarem tampando suas panelas, mas viradas para baixo, o que ainda possibilita que as panelas possam ser colocadas umas em cima das outras.

Já utensílios de plástico não devem ser estocados fechados. Podem seguir a lógica das panelas, com um refratário dentro do outro, e as tampas serem dispostas juntas.

Em gavetas é importante haver separadores para os talheres e outros utensílios. Em armários ou prateleiras, cestinhas podem ajudar na função ao agrupar elementos como temperos e condimentos a partir da frequência de seus usos.

Agora vamos falar sobre a organização de alimentos, seja na dispensa ou em um armário próprio para eles. A dica é: organize a partir de critérios.

Se há mais de um produto do mesmo, o com a menor validade deve ficar à frente, pronto para ser usado quando necessário.

Os produtos podem ainda ser colocados em cestos para contenção e delimitação de espaço e prateleiras fixas ou móveis podem ser inseridas para otimizar o espaço ao criar um nível a mais.

Além disso, preze pela visibilidade. Embalagens de maiores tamanhos devem estar no fundo, enquanto os menores na frente.

Alimentos com embalagens já abertas devem ser colocados em potes bem vedados com uma etiqueta onde deve estar escrita a validade do produto.

Finalmente, é importante lembrar que sua cozinha nem sempre estará 100% organizada e tudo no lugar onde deve estar. Mas isso não é algo ruim: as cozinhas possuem vida e movimento, e isso é necessário. Os cuidados de organização devem então ser básicos e diários para quem quer manter o local limpo e sempre bonito.

informações via casa.com.br

imagens via NRC, delikatissen, amoMaceió, Citrus Spice, casa.com.br, mãe bacana, casa Decor & Reciclados, Casa com Bossa, Casa e Jardim, As cidades delGadas, gnt, meu móvel de madeira, mix lar