Conservar móveis, revestimentos e o piso é uma grande preocupação de quem decide iniciar uma reforma em casa. Respingos de tinta, massa corrida, arranhados… Sem proteção, o piso pode sofrer diversos danos que, muitas vezes, podem ser irreparáveis.

Por isso, a Hometeka separou dicas para te ajudar a proteger seu piso da maneira ideal na hora de renovar o seu espaço.

Para reformas maiores, as tradicionais peças de papelão ou plásticos bolha não deixam de ser uma opção viável – o que acontece é que, nesses casos, alguns cantinhos ainda podem ficar desprotegidos sem que você perceba. Se optar por esse tipo de proteção, certifique-se de que todos os cantos do chão estejam devidamente cobertos.

A lona, embora seja uma opção barata e até muito usada, não é a proteção mais recomendável para o seu piso. Isso porque trata-se de uma superfície lisa, pouco porosa – assim, a tinta que cai na lona não é absorvida e a reforma fica bagunçada e suja. Além disso, não são muito resistentes: até solas de sapato podem provocar furos na superfície da lona.

Para reformas menores, como mudar a cor de uma única parede, o bom e velho jornal ainda pode ser utilizado – mas com a mesma preocupação do papelão: lembre-se de cobrir bem todos os pontos do piso que correm risco de serem danificados.

Pregue-os com fita crepe e, de preferência, corte os adesivos em pedaços pequenos. Longas tiras de fita podem rasgar-se com muita facilidade.

Mas no mercado, já existem produtos específicos e com tecnologias interessantes para esse tipo de situação – a manta autoadesiva Promapiso é um deles.

São peças com cola adesiva própria para pisos brilhantes, como porcelanato, granito, pisos laminados, mármore e outros de alto brilho. A aplicação é extremamente simples e você mesmo pode fazê-la. São feitas de material bem resistentes e totalmente recicláveis com um ótimo custo benefício.

Veja também:  Materiais que Aquecem

Uma solução mais genérica que atende a todos os tipos de piso é o Salva Piso – uma proteção especialmente desenvolvida para suprir as deficiências bem conhecidas do papelão e do plástico bolha convencional.

O produto associa papel Kraft a um plástico bolha 5 vezes mais resistente do que o convencional – assim, o material é mais durável e permite que a reforma siga até o final sem que seja necessário trocar a proteção do piso periodicamente. O rolo de 30m² do Salva Piso sai por R$120 reais. Saiba mais informações no site/revenda.

 

imagens via Life Hacker, Catch Light Painting, Family Handman, O Azulejista, Jlspaint