Telhados verdes são uma ótima forma de amenizar a temperatura – e os ruídos – do seu projeto. Isso acontece porque a cobertura vegetal forma um microclima, que purifica o ambiente ao filtrar a água e reter o gás carbônico.

A estrutura de um telhado ecológico é relativamente simples. Consiste na utilização de solo ou de substrato, camadas de segurança e impermeabilização, e vegetação na parte superior de residências, escritórios ou comércios. Como o peso da cobertura verde é quase insignificante para uma laje devidamente instalada, o processo costuma ser fácil e a manutenção é similar a de um jardim – aprenda a cuidar do seu nesse post.

O mais importante é impermeabilizar a laje com lona ou manta asfáltica e substituir telhas cerâmicas por placas de compensado, para nivelar a área e servir como base para o seu telhado sustentável.

Outro detalhe importante é a inclinação, que deve ser no máximo de 2%. Depois você precisará utilizar uma manta de bidin sobre a camada impermeabilizada, que passará a filtrar a água e prevenir que grãos de areia, terra ou mesmo as raízes se soltem.

Sobre esta nova manta, é preciso sobrepor uma camada de argila, que ajuda a escoar a água e evita que as raízes dos vegetais apodreçam. Sobre a argila, mais um nível de bidin.

Agora vem a terra, preferencialmente adubada, que deve atingir uma altura de até 10 cm. E, finalmente, você pode plantar as espécies que deseja. A recomendação é de que o plantio seja de espécies gramíneas, rasteiras ou suculentas, que não precisam de tanta manutenção.

De qualquer forma, verifique como se dará acesso ao seu jardim e observe as condições meteorológicas do local e não se esqueça de consultar um engenheiro, arquiteto ou profissional especializado antes de fazer uma mudança drástica.

Veja também:  Com Pallet: decoração estilosa e sustentável

Outra opção são os módulos, brises e sistemas que deixam a construção de um telhado verde bem mais fácil. Veja algum deles na seção de Jardim & Lazer e lembre-se que a sua contribuição ao planeta e ao conforto do seu projeto pode ser ainda maior quando aliada a placas de energia solar e outros mecanismos de reutilização da água.

Aproveite para conferir mais projetos verdes aqui.