Calcular a quantidade de tinta para pintar um quarto pode ser uma tarefa fácil, mas que requer muita atenção. Essa quantidade depende de vários fatores, como o tamanho da área a ser pintada, o material da superfície, o tipo de tinta escolhida e o método de aplicação.
O primeiro passo é muitas vezes ignorado. Verificar a superfície a ser pintada e os materiais que a compõe fazem uma grande diferença na quantidade a ser comprada. Superfícies que acabaram de receber gesso, reboco ou massa niveladora absorvem melhor a tinta, alterando o rendimento final.
Luz nas Vielas – Coletivo Boa Mistura
Paredes que receberam a aplicação de um fixador/selante também tem um rendimento maior. Já as paredes com detalhes ou adornos recebem de 10% a 15% a mais de tinta do que áreas planas e lisas.
Lembre-se que a cor de fundo das paredes também influencia. Se a parede já estiver pintada de uma cor escura e o objetivo for clareá-la, mais demãos serão necessárias. Nesse caso, recomenda-se ainda que uma demão de tinta branca seja aplicada ou que a parede seja lixada antes de iniciar o processo com a nova cor.
Se o processo for o inverso, é necessário é aplicar mais demãos até que a cor pretendida seja alcançada de forma uniforme.
Rua cor de rosa – José Adrião Arquitectos
O segundo passo é realmente medir as paredes e começar os cálculos matemáticos. Com uma fita métrica ou uma trena, meça o perímetro da superfície. Multiplique então o comprimento da largura pelo da altura, assim teremos o m2 da parede.
Para contar com um percentual de sobra razoável, não subtraia as áreas referentes às portas e janelas. Se o espaço ocupado por elas for muito grande, subtraia então essas medidas.
A partir daí divida o valor final em metros2 pela proporção que é especificada na embalagem de tinta. Atente-se às informações de diluição e tempo de secagem entre as demãos.
Casa Hygge – Plain Projects + Pike Projects + Urbanink
Os sites dos principais fabricantes de tinta no país já oferecem ferramentas que facilitam o processo de calcular a quantidade do produto a ser usada. O sistema da Suvinil e da Coral, por exemplo, funciona de forma similar ao cálculo manual. O tamanho das paredes, assim como o de portas e janelas são pedidos.
Com essas dicas o desperdício fica muito menor e mesmo assim, a tinta que sobrar pode ser guarda na própria embalagem, se bem fechada. A tinta diluída, porém, deve ser descartada porque pode apodrecer.
Conheça também 25 ideias de projetos usando papel de parede – clique aqui para ver.