Como calcular a quantidade de tinta a ser utilizada

Saiba a quantidade de pintura a utilizar quando for pintar as paredes de casa.

1

Calcular a quantidade de tinta para pintar um quarto pode ser uma tarefa fácil, mas que requer muita atenção. Essa quantidade depende de vários fatores, como o tamanho da área a ser pintada, o material da superfície, o tipo de tinta escolhida e o método de aplicação.

O primeiro passo é muitas vezes ignorado. Verificar a superfície a ser pintada e os materiais que a compõe fazem uma grande diferença na quantidade a ser comprada. Superfícies que acabaram de receber gesso, reboco ou massa niveladora absorvem melhor a tinta, alterando o rendimento final.

Luz nas Vielas – Coletivo Boa Mistura

Paredes que receberam a aplicação de um fixador/selante também tem um rendimento maior. Já as paredes com detalhes ou adornos recebem de 10% a 15% a mais de tinta do que áreas planas e lisas.

Lembre-se que a cor de fundo das paredes também influencia. Se a parede já estiver pintada de uma cor escura e o objetivo for clareá-la, mais demãos serão necessárias. Nesse caso, recomenda-se ainda que uma demão de tinta branca seja aplicada ou que a parede seja lixada antes de iniciar o processo com a nova cor.

Se o processo for o inverso, é necessário é aplicar mais demãos até que a cor pretendida seja alcançada de forma uniforme.

Rua cor de rosa – José Adrião Arquitectos 

O segundo passo é realmente medir as paredes e começar os cálculos matemáticos. Com uma fita métrica ou uma trena, meça o perímetro da superfície. Multiplique então o comprimento da largura pelo da altura, assim teremos o m2 da parede.

Para contar com um percentual de sobra razoável, não subtraia as áreas referentes às portas e janelas. Se o espaço ocupado por elas for muito grande, subtraia então essas medidas.

Veja também:  Francisco Oliveira: poesia da cultura material e imaterial

A partir daí divida o valor final em metros2 pela proporção que é especificada na embalagem de tinta. Atente-se às informações de diluição e tempo de secagem entre as demãos.

Casa Hygge – Plain Projects + Pike Projects + Urbanink

Os sites dos principais fabricantes de tinta no país já oferecem ferramentas que facilitam o processo de calcular a quantidade do produto a ser usada. O sistema da Suvinil e da Coral, por exemplo, funciona de forma similar ao cálculo manual. O tamanho das paredes, assim como o de portas e janelas são pedidos.

Com essas dicas o desperdício fica muito menor e mesmo assim, a tinta que sobrar pode ser guarda na própria embalagem, se bem fechada. A tinta diluída, porém, deve ser descartada porque pode apodrecer.

Conheça também 25 ideias de projetos usando papel de parede – clique aqui para ver.

Lana Kantor

Padawan entre palavras, heavy user de referências de cultura pop, nem tão sutis tentativas de colocar um pouco de humor e gentileza no mundo. Em constante batalha contra o hábito de ver séries sem parar, começando a partir do próximo episódio. | lana@hometeka.com.br

Deixe um comentário

Assine nossa news e ajude quem precisa. De graça.

Ao se cadastrar, você escolhe entre doar, sem custo, 1 dia de capacitação para 
famílias produzirem alimentos ou 1 dia de alfabetização em Pernambuco.

Mudou de ideia? Cancele facilmente (Mas, a gente aposta que você vai adorar)

Logos Hometeka e Ribon